SpaceX faz história e realiza a primeira chamada de vídeo entre smartphones na rede Starlink
A utilização de serviços de satélite para ajudar os utilizadores dos smartphones é cada vez mais comum. Por agora continua limitada a mensagens de texto, mas em breve irá ter mais funcionalidades e serviços adicionais. A provar o seu desenvolvimento, a SpaceX revelou a primeira chamada de vídeo feita entre smartphones na rede Starlink.
SpaceX faz a primeira chamada de vídeo
Apesar de existirem já serviços de comunicação via satélite, a SpaceX não quer perder o seu espaço de crescimento. É através da rede da Starlink que quer oferecer esse serviço, mas com alterações importantes, que o irá destacar da concorrência direta.
A empresa de Elon Musk quer ir muito mais longe que as mensagens de texto e oferecer serviços adicionais, como chamadas de voz e de vídeo. Tem apontado para iniciar a disponibilização deste serviço ainda este ano e os testes têm decorrido de forma muito satisfatória, estando cada vez mais próxima da solução final.
Como prova de todos os seus desenvolvimentos, a SpaceX revelou agora um vídeo no X onde mostra algo que temos como simples, mas que é uma pequena revolução. Mostra uma chamada de vídeo no X entre dois utilizadores, sendo que um deles usa a rede da Starlink.
First video call on @X completed through @Starlink Direct to Cell satellites from unmodified mobile phones!
— SpaceX (@SpaceX) May 21, 2024
We’re excited to go live with @TMobile later this year pic.twitter.com/v4nA5B75EX
Smartphones sem alterações na rede Starlink
Ainda mais importante está um pormenor: o smartphone ligado à rede da Starlink não sofreu nenhuma modificação. Isso mostra que no futuro este serviço poderá ser usado por qualquer utilizador em qualquer lugar do planeta onde o serviço de acesso à Internet de Elon Musk esteja disponível.
Importa recordar que há apenas dois meses, a SpaceX enviou uma carta à FCC revelando que o serviço estava “a responder ou a exceder os objetivos dos testes”. Embora a chamada telefónica usando o Direct to Cell não seja totalmente perfeita, fica claro que o serviço funcionou bem durante este teste.
A SpaceX espera lançar o seu serviço Direct to Cell da Starlink ainda este ano, este deverá ficar limitado a mensagens de texto entre equipamentos. Durante 2025 a empresa de Elon Musk espera melhorar o serviço e assim alargar a sua oferta, sempre em equipamentos sem qualquer alteração.
E nenhum smartphone era da Apple.
Ainda lembro me aqui dum tal de Zé Fonseca que dizia que “Tens limitações tecnicas, não podes aplicar economia de escala a uma rede satelite.” e o que vemos todos os meses é de fato exatamente o contrário, a oferta de serviços, escala e cobertura crescem e os preços baixam em função da adoção. Já uso Starlink há 1 ano e nunca mais voltarei a uma operadora tradicional.
Já existe uma alternativa, caso o sistema de comunicações habitual venha a ser desligado.
Existir alternativas é sempre positivo. Não esquecendo que esta solução não é de todo infalível e que pode igualmente ser “desligada”
“serviço de acesso à Internet de Elon Musk esteja disponível.”
É tão normal dizer isso, como fazer uma chamada utilizando a rede vodafone e dizer algo como ” uma chamada utilizando a vodafone de Margherita Della Valle”
Ser CEO e membro activo da fundação de um grupo ou solução, não torna a pessoa detentora única de uma tecnologia ou invenção. Todos sabem isso, mas continua-se a glorificar a pessoa …
Parceria com a #dentnet @dentcoin seria o próximo passo para telecomunicações do futuro #eSIM