PplWare Mobile

Sistema de Ficheiros: Windows (NTFS), Linux (ext4) e macOS (APFS)

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Nuno V says:

    “Nas limitações destaque para a falta de encriptação integrada”
    Como assim? Desde a introdução do kernel 4.1 em 2015 que o ext4 suporta encriptação integrada.

    • Pedro Pinto says:

      Sim, tens razão. Mas o ext4 suporta encriptação integrada através do recurso “Ext4 Encryption”, introduzido no kernel Linux 4.1. No entanto, ao contrário do NTFS (com BitLocker) ou do APFS (com encriptação nativa), a encriptação no ext4 não é ativada por omissão e depende de configurações adicionais com ferramentas como fscrypt.

      • Nuno V says:

        Tanto o NTFS como o APFS fazem uso de livrarias para gerir a encriptação. Como mencionaste, no ext4 é usado o fscrypt, bem como mencionaste, no ntfs é usado o bitlocker,…

        É verdade que a vasta maioria das distros não usam a encriptação nativa do ext4, preferindo usar antes LUKS que funciona bastante melhor com LVMs. No entanto, o bitlocker apenas foi ativado por defeito no Windows na versão 24H2. Tal como no caso do ext4, isto não significa que a encriptação nativa do NTFS não existisse anterior a esta.

  2. Nuno says:

    E qual o SO que suporta mais sistemas de ficheiros nativamente? digam lá…. vou dar duas pistas, é o mesmo sistema que suporta o maior número de arquitecturas e é gratuito…. qual será?? coragem….!!!

  3. Alejandro says:

    E nos dispositivos móveis? O IOs usa também o Apfs, bem como o Android que tem como base o Linux, usa o sistema Ext4? Ou ambos utilizam sistemas de ficheiros completamente diferentes dos abordados no artigo?

  4. Tozzini says:

    Para existir interoperalidade entre o Windows e o IPhone (por exemplo, uma PenDrive) utiliza-se o exFAT ou utiliza-se APFS e faz-se a conversão para outro tipo de ficheiros no Windows? Neste último caso, como? Existem outras opções?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.