PplWare Mobile

Simulador do IUC para 2024! Saiba quanto vai pagar…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Zé Fonseca A. says:

    Lol.. fiz uma simulação para todos os carros que já tive na vida e pago menos hoje do que pagaria se mantivesse mantido qualquer um dos outros carros…

  2. Joaquim says:

    Medina, passas a vida a jogar com as palavras! Tu e o Assis estais riscados de vez da minha lista! Nunca mais confio em ti!

  3. PoPeY says:

    Estive a fazer as contas para o meu velhinho honda ej9 1.4is e… Aquele aumento de 25€ é na realidade 100€?!!?

    • F M says:

      Posso estar enganado mas acho que há um aumento máximo de 25€ face ao ano de 2023. O valor apresentado na simulação penso que seja aquilo para que vai aumentar ao longo dos anos pois o aumento do IUC vai ser gradual

    • freakonaleash says:

      Pelo que percebi para o ano o máximo de diferença a pagar é 25€, depois de 2024 presumo que IUC suba paulatinamente nos anos seguintes até chegar ao valor de IUC que o simulador apresenta. Há por aí pandeiretas que hão de chegar a pagar de IUC mais que o valor comercial das mesmas. PS a roubar os pobres à descarada não é costume, normalmente encobrem!

      • Rui Oliveira says:

        Pois e vai se conformar?

        • Pensador says:

          Apesar de eu não concordar nada com muitas das medidas, é uma democracia e povo tem gostado deste governo. A revolta não é nas ruas, é nas urnas. Se a maioria gosta disto, os outros tem que comer e calar que já chega de ouvir tanta choradeira. Quem não gosta de democracia que vá para outros países onde não existe.

          • NegacionistaPorqueDáJeito says:

            Completamente de acondo com o “Pensador”, o povinho tuga nas próximas eleições que levante o cu da cadeira e vá votar.

        • freakonaleash says:

          Não voto PS.

          • Grunho says:

            Não adianta, a subida do IUC também tem a aprovação de toda a direita reacionária. Vem de encontro aos interesses do lobby automóvel, que eles protegem. Com a diferença que queriam que o IUC aumentasse ainda mais e os subsídios ao abate fossem ainda maiores, de maneira a que os traficantes de automóveis facturem ainda mais. E a isso de a cena atingir mais os pobres até acham piada. “É preciso saber procurar o dinheiro onde ele está, ou seja, nos pobres. Eles não têm muito, mas em compensação são muitíssimos”.

        • David Guerreiro says:

          Emigre. Façam como muitos portugueses fizeram, e pire-se daqui para fora. Os espertos já foram todos embora.

    • Someone says:

      Pelo que percebi o aumento máximo é de 25€.
      Por exemplo, eu este ano paguei 32€ de IUC…pelo que em 2024 pagarei 32€+25€.

      Corrijam-me se estiver enganado…mas acho que é assim…

      • PAULO PEDROSO says:

        em 2024 32+25
        em 2025 32+25+25
        em 2026 32+25+25+25
        em 2027 32+25+25+25+25

        e continua até bater no tecto maximo isto se as regras do jogo nao mudarem em 2027

        • Aves says:

          Cuidado aí com o teto. Todos os matriculados antes de 01/07/2007 vão ter aumento do IUC, até atingir o valor do IUC dos matriculados depois, com o limite de 25€ por ano, mas:
          – os carrinhos, que emitem pouco CO2, têm aumentos de 25€ durante dois ou três anos
          – os carrões, com elevadas emissões de CO2 é que vão ter aumentos de 25€, durante 7 ou mais anos.

          • Anung says:

            Só até 2026.

          • Aves says:

            Artigo 164, nº 1 da Proposta de lei do OE 2024:
            “A coleta relativa às categoria A [ligeiros de passageiros] e E (…) não pode aumentar mais de 25 (euro) por veículo”.
            Se a diferença for de 250€ são 10 anos.

          • Aves says:

            Faltou a palavra anualmente:
            “1 – A coleta do IUC, relativa aos veículos das categorias A e E, decorrente das alterações
            efetuadas pela presente lei, não pode aumentar, anualmente, mais de 25 (euro) por
            veículo.”

        • David Guerreiro says:

          Pelo que dizem o aumento de 25€ só é garantido em 2024. A partir de 2025 o valor pode ser outro, o governo não garantiu que as etapas serão de 25€ em 25€.

    • Rodrigo says:

      25€ em 2024, 50€, em 2025, 75€ em 2026, 100€ em 2027

      Sobe sempre + 25€ por ano até chegares ao valor que tens que pagar, acho que é assim.

      • Ifm says:

        Calmaaa que o tecto máximo vai subindo também…

        Vai subir igualmente a inflação, por exemplo se a inflação for de 5% todos os anos.
        E o teu tecto máximo era de 100€ em 2005 será 105
        2006 será 110 e uns cent
        Etc
        Etc

        Para IUC que tem o tecto máximo de 400 é fazer as contas o tecto máximo daqui a 6 anos será bem maior.

        • Aves says:

          O que está no projeto de lei do OE é que, para os carros matriculados antes de 01/07/2007, sobe 25€ por ano, até atingir o valor do IUC dos carros matriculados a partir de 01/07/2007. Por caso, em relação ao carro que tenho, estive a ver quando pagam o mesmo IUC que eu – em 2030, daqui a 7 anos. Nada tem a ver com a inflação.
          Até 2030, vou pagar mais IUC que eles. E o que já paguei a mais de IUC até agora, é superior ao IA que pagaram em relação ao ISV que eu paguei.

          • David Guerreiro says:

            O Orçamento de Estado só é válido durante 2024. O OE de 2025 pode já não ter aumento de 25€ mas outro valor qualquer.

          • Aves says:

            Uma lei do orçamento tem disposições que só vigoram nesse ano (a taxa de IRS é de x% para o escalão de … rendimento de … a) e que é suposto serem alteradas no orçamento seguinte.
            E tem disposições gerais, para esse ano e seguinte. É o caso do nº 1 do art. 164:
            “A coleta do IUC, relativa aos veículos das categorias A e E, decorrente das alterações efetuadas pela presente lei, não pode aumentar, ANUALMENTE, MAIS DE 25 (euro) por
            veículo.” Não é suposto que esta disposição seja alterada nos anos seguintes. Mas a AR pode alterá-la? Pode, como pode alterar qualquer outra lei – só que neste caso isso não faria sentido nenhum.

          • Ifm says:

            Aves o que foi dito é.

            O aumento de IUC vai ser proporcional a inflação, para todos os veículos independentemente do ano.

            Logo o tecto máximo vai aumentar todos os anos em função da inflação.
            Isto é aplicado transversalmente se é de 1986 ou de 2023, se é carro, moto ou outro veículo que esteja sujeito ao imposto de IUC.

            Não vamos tentar atirar areia para os olhos de ninguém isso foi bem explicado com a afirmação de:

            “O aumento de IUC vai ser proporcional a inflação, para todos os veículos independentemente do ano.”

            Agora cada um interpreta como quiser…

  4. Anung says:

    Pensavam que os descontos nas autoestradas e scuts eram de borla?
    Só quero saber quem vai pagar o excedente de IA que os carros antes de 2007 pagaram.

    • Rui Oliveira says:

      Por favor não se limitem a fazer comentários, porque assim eles até se divertem á nossa custa

    • Aves says:

      Faz as contas:
      1) IA dos matriculados antes de 01/07/2007 – ISV dos matriculados depois de 01/07/2007, ou seja o excedente de IA
      2) IUC pago até 2023 pelos carros matriculados a partir de 01/07/2007 – IUC pago até 2023 pelos carros matriculados antes de 01/07/2007.
      Para se poder comparar, deve ser o mesmo carro, um matriculado no primeiro semestre de 2027 e outro no segundo. E 2) é maior que 1) – ou seja, o que os carros matriculados pagaram a mais de IA (IA – ISV) já está mais que compensado pelo iUC que pagaram a menos (muito menos) até 2023.

  5. Jaime Silva says:

    O simulador está correto?
    Então se a subida não pode ser mais que 25€ em 2024, os valores apresentados não fazem sentido. A chegar a estes valores é só daqui a alguns anos.

    • David Guerreiro says:

      É isso mesmo. Este ano só aumenta 25€, depois vai aumentando anualmente até atingir o valor final. Para subidas maiores, vai demorar mais anos a atingir. Mas penso que esses saltos de 25€ não vão ser sempre assim, acredito que depois esse salto também aumente.

      • Aves says:

        Vão ser sempre 25€ por ano, segundo o que consta da lei do OE para 2024 (admitindo que o projeto é aprovado, o que tudo leva a crer que sim). Noutros orçamentos poderão mexer nesta regra mas faz pouco sentido.

        • David Guerreiro says:

          Faz pouco sentido? Vindo do governo que temos, que muda de ideias e legislação como quem muda de cuecas, não seria nada de admirar que no OE 2025 o valor já não fosse 25€, mas sim outro superior.

        • André says:

          Quem é que garante que vão ser “só”. 25€. Com estes aldraboes tudo é possível. E com pessoas como o “aves” eles fazem tudo o que lhes apetece. Não acordem não. Fiquem em casa no dia das eleições ou votem nos mesmos (PS/PSD) e vão ver o que serão os próximos anos

  6. O casebre feudal says:

    Parece-me bem que o façam, não vejo a admiração, há que impulsionar as vendas de vários menos poluentes. 2007 estamos a falar de carros com >16 anos, logo muito poluentes.

    Estes regime acontece em praticamente todos os países da Europa.

    Agora o que este governo não fala é do elefante no quarto: COMO querem que os portugueses troquem de carro, SE OS carros em Portugal são dos mais CAROS da Europa e os portugueses dos que MENOS ganham da Europa?!

    Mas isso não é reclamar no pplware, é fazer um abaixo assinado!!! Mas não faz mal, o PS não quer saber disso…

    • Anung says:

      Exato, as pessoas andam de charuto fumarento porque gostam, Lol.
      No resto da europa o sala´rio minimo não é de 760 euros e os carros custam um balúrdio carregados de impostos.

      Porque não dão 15000 euros (ou retiram todos os impostos) na retoma carro velho por um novo? Isso sim é incentivar a compra.

    • freakonaleash says:

      E o povo não quer correr com o PS, portanto…habituem-se!

      • Zanoni says:

        O PS já está não querer correr com o duo Costa&Medina mas pelo menos tentar fazê-los arrepiar caminho no que diz respeito ao IUC deste grupo de veículos. O PS sabe que os proprietários destes veículos compõem a grande base dos que votam nele, mas também sabe que estes, descontentes rapidamente se  mudam para o Chega e para outros partidos. Esta gente (Aves… de rapina) guiam-se pelo voto e não pela pobreza ou pela fome.

    • B@rão Vermelho says:

      Eu compreendo e concordo o que tu dizes, mas o que não falta é carros novos a circular em Portugal,
      O tuga para a exibição aos outros prefere comer enlatados do que andar de carro velho ou transporte publico.
      Os juros dos empréstimos a habitação estavam baixos, achas que alguém amortizou o empréstimo?
      Claro que não foram foi comprar carros, em quantos os tugas não se aperceberem que comprar carro é mandar €€€ pela janela fora vão sempre a andar a comprar carros novos.
      Tenho um carro modesto e de 2 lugares para a utilização que necessito é o ideal, mas este aumento de imposto acho que é demais, não sei onde é que estas classes politicas e referiu-me a todas não há melhores nem piores há é aqueles que conseguem enganar mais vezes os tugas, os tugas têm carros com 20 é porque gostão, vamos dar incentivos a compra de VE , acho muito bem, mas quantos dos tugas com carros com 20 anos pode e tem condições para ter um VE?
      Vai carrega-lo a onde, à casa do Medina?

      • Rui Oliveira says:

        Concordo plenamente, mas não pode ficar somente pelo comentário. Esta gente tem que desaparecer da auto-governacâo estão a destruir este país. Infelizmente digo, prefiro o chega com os riscos que acarreta do que estes farsolas.

        • jaquim says:

          Chega pra com esses vigaristas, populistas, dizem e prometem o que ouvem nas tabernas. Se infelizmente alguma vez chegarem ao poder, vão fazer o oposto, isto se não brigarem todos se alguma vez isso acontecer. Os eleitos nas autárquicas já bateram quase todos com a porta, querem é o tacho

    • Nuno Nunes says:

      Tu tens carros novo que poluem mais que os carros antigos tipo porches, ferraris e lamborginis e companhia limitada

      • David Guerreiro says:

        E pensas que esses carros pagam pouco de IUC? São carros com muita cilindrada e se emitirem muito CO2, também pagam uma talhada. Mas a diferença é que quem tem dinheiro para os comprar não está propriamente preocupado com o IUC.

  7. Utilizador1 says:

    Quem deu a maioria absoluta, não se pode queixar agora!

  8. AJ says:

    Por as minha contas vai ser mais que “só + 2€ p/mês”. Tenho um de 2019 que vai continuar a pagar 108,32€.
    O que vendi em 2019 que era de 1998 paga este ano 60,64€ e o ano que vem passa para 156,82€.

    • Hugo Nabais says:

      Para o ano só pode subir 25€, pelo que para o ano será 85,64€ e não 156,82€

    • Fábio says:

      AJ
      Se este ano , pagas te 60.64 € , para o próximo ano(2024), irás pagar +/-85.64 €. O aumento máximo , por ano será de 25 €. Até atingir o valor que aparece na simulação. O aumento será gradual , poderá levar 3 anos até ficares a pagar o valor que estará na simulação.

    • TSSRK says:

      A questão não é ser só 2€, só 25€, a questão é estarem de estar a pagar para os meninos que passam no algarve terem um desconto.

      Para não falar no dinheiro que se queima com bancos falidos e empresas que dão prejuízo por ingerência e tachos e que o estados vai sempre dar mais umas dezenas de milhões…

  9. Rodrigo says:

    Ai deram a maioria absoluta ao Costa?
    Agora aguentem, é 2€ aqui, 10€ ali…

    • Júlio Martins says:

      infelizmente quem deu a maioria ao kamarada kosta continua a receber mensalmente várias centenas de euros sem ter de sair da cama de madrugada para ir trabalhar

  10. Hugo Nabais says:

    Este aumento com valores ridículos e exagerados, há casos que aumenta 400%, que vai incidir na classe pobre deste país devia de ser um abre olhos para as pessoas.
    Continuam nas sondagens a dar maior voto ao PS, depois não se queixem!

    • Rui Oliveira says:

      É verdade, temos que lutar, custa deixar a posição cómoda de não fazer nada além de comentar, mas será que não é muito pior o dano que estão a provocar nos portugueses ao longo de todos estes anos? Até quando vamos ser um povo de brandos costumes? Só falta pagar imposto por respirar ar aceitável. 60% do nosso trabalho é para estes indivíduos, será que isto é muito diferente dos tempos medievais?

    • Filipe says:

      As sondagens valem o que valem. Nas urnas é o que realmente conta, não pode é haver 50% de abstenção, que foi isso que deu a maioria ao Costa. O pessoal dos subsídios, os trafulhas do sistema, os boys e as girls so sistema vão sempre votar PS.

  11. Rui Oliveira says:

    Por favor, temos que derrubar este governo antes que nos asfixie totalmente a nós.
    Não existem argumentos para dar cabo de quem menos tem, agora está a dizer que como és pobre não podes ter carro porque não o podes pagar. Deixemos de ser covardes, senão vão acabar connosco. Lutar por um Portugal livre de corruptos e ladrões. Este país poderá vir a ser grande novamente, mas para isso este tipo de gente tem que ser julgada e afastada da governação.

    • B@rão Vermelho says:

      Achas mesmo que outro partido qualquer não vai aumentar impostos?
      Asserio achas mesmo
      É que com estes sempre mantivemos as reformas do velhotes sem cortes com todos os subsídios.
      Ou já se esqueceram do Coelho que prometeu que havia uma linha vermelha que não podia ser ultrapassada que era as reformas e subsídios e depois foi quase das primeiras medidas?
      É tudo igual, só muda a cor do balde e das moscas à volta
      Vamos ver qual é o imposto que vão inventar para os VE pagarem, se repararem os VE acabam com dois impostos, IUC e ISV, acham mesmo que eles vão deixar de arrecadar estes impostos?
      E não, não vai ser um exclusivo de Portugal vai ser a nível mundial, o melhor é começarem já a fazerem um mealheiro para ir juntando uns trocos para pagar os imposto.
      Já agora relembro que foi o Coelho a colocar IUC nos motociclos até 125 CC.

      • Hugo Ribeiro says:

        É esta maneira de pensar tão portuguesa que faz com o que o partido que levou o país a três bancarrotas, e com a quarta bem encaminhada, tenha maiorias absolutas.

      • PML says:

        Sim, foi o Coelho que colocou IUC até aos 125, mas ficaram isento até aos 350cc até agora o Costa se ter lembrado que esta poderia ser mais uma fonte de receita.

    • Miguel says:

      Fdx não vejo a hora… aí e na Madeira

      • Kush says:

        Tb sou da madeira, e o elétrico e o ideal para a ilha, não tens muito por onde ir

        • Miguel says:

          Compreendo, mas é uma questão de gosto tb.
          Não é o que procuro por agora, nem me serve.
          Ando sempre de mota, prefiro um carro velhinho japonês e bem mantido do que uma bateria a perder vida parada na garagem

        • hsuK says:

          Não deves fazer muitas subidas então, é que basta viveres numa zona alta que a bateria vai logo ao ar facilmente.

          • Kush says:

            Já a 3 anos que comprei um Zoe, nao tem medo de subidas , 7 por cento de degradação das baterias. Carrego em casa, para a ilha e top. E tem imensos zoes aqui. Como digo, o elétrico faz todo o sentido para quem vive numa ilha

          • Miguel says:

            hsuK isso não faz sentido, os eléctricos não gostam é de velocidade.
            Eles têm tanto torque que subir não é problema… ainda por cima quem sobe desce.
            O problema mesmo é auto estradas.

    • Aves says:

      Já estás a fazer a distribuição das espingardas de pressão de ar? Ou é só um concurso de arrotos? 😉

  12. Kush says:

    Não pago nada!

  13. Abel says:

    Alguém sabe se a ultimatecell tem impacto no valor pago do IUC?
    Segundo informação deles a redução do CO2 chega a ser superior a 80%, com base nisto o valor do IUC deveria ser reduzido consideravelmente.

    • Miguel says:

      A ideia é pagar para equilibrar as perdas peloas electricos que não pagam, por isso acho que isso não terá urgência.

      • Abel says:

        Se esta questão foi tida em conta com a proibição de circulação de veículos em algumas zonas de Lisboa ZER (Zonas de Emissões Reduzidas) devido ao CO2 e é permitida e circulação a veículos que tenham a ultimate cell instalada e autorizados pela Câmara Municipal de Lisboa, neste caso devia também da mesma forma ser previsto a redução de IUC com base na redução do CO2 para estes mesmos veículos.

    • David Guerreiro says:

      Isso teria que eventualmente ser averbado numa inspeção tipo B, e o valor das emissões do veículo em questão teria de ser alterado. Duvido muito que isso seja possível.

  14. PML says:

    Curioso que o IUC nas motas vai aumentar bastante e ninguém fala disso. Alguns casos isentos deixam de o ser e é incorporada uma taxa ambiental.
    Não deixa de ser interessante que paga-se mais numa mota com mais de 750cc do que num carro de gama média/alta ou um SUV. Depois digam que é por causa do âmbiente…

    • Miguel says:

      As motas são as salvação a curto prazo das cidades, deviam merecer algum respeito..
      No entanto quem não anda de mota, pensa que elas são o diabo…

      Quem anda sabe:
      – poluem menos
      – têm menos impacto ambiental no fabrico e transporte e até no final de vida
      – reduzem o congestionamento nas estradas e cidades
      – libertam estacionamentos para carros nas cidades
      – mantêm os postos de trabalho relacionados com a manutenção

      Mas no final de contas que não anda de mota tem os seguintes pensamentos:
      – são uns barulhentos
      – são uns animais na estrada, não respeitam as regras
      – estão sempre a colocar a sua vida e a dos outros em risco
      – não têm cuidados com os seus veículos a nível de manutenção
      – estacionam em qualquer lado e atrapalham

      • freakonaleash says:

        Não tenho mota, também não tenho kit de unhas ou espírito para uma. Mas já pensei como quem anda de mota. Agora penso diferente:
        – há insurrectos de mota tal como há insurrectos de carro
        – quanto mais motas a substituir carros melhor, o trânsito flui mais facilmente,
        Já sobre os ciclistas que andam por desporto na via pública tenho uma opinião bem negativa.

        • Miguel says:

          Concordo a 100%, mota não é para todos, é um risco que estamos ou não dispostos a correr e às vezes depende até da situação de vida.
          Penso também que todos os motociclistas reconhecem que existem brutamontes entre nós, tal como existe nos carros.
          Apenas espero que os apanhem e deem algum respeito a quem as usa bem.

      • B@rão Vermelho says:

        Eu sempre que tenho de ir a Lisboa, vou sempre de mota, a exceção é se for fim de semana ai até posso ir de carro, mas por norma sempre de mota

        • Miguel says:

          Eu faço o mesmo na minha localidade e se vivesse em Lisboa é quase certo que faria o mesmo.
          Mais uma razão para não concordar com estes aumentos, tanto nas motas como nos veículos antigos…
          Eu tenho um como backup, e como tal tenho um japonês de 98, que não me gasta quase nada. Prefiro esta opção a um electrico, pois seria um desperdício deixar um carro novo parado na rua a perder vida de bateria sem andar.

      • David Guerreiro says:

        O primeiro ponto é mais do que óbvio. Há muito mais motas a fazer ruído excessivo do que automóveis. Boa parte delas fazem-no por alterações feitas pelos proprietários, mas o que interessa é que os ciclomotores e motociclos são os maiores responsáveis por ruído excessivo nas cidades.

        • Miguel says:

          Eu sou a favor da polícia andar equipada com medidor de decibeis.
          Como disse, “não culpem todos os padeiros pelo mau pão”

          • Luís says:

            Homologado e com inspeção

          • Miguel says:

            Luís inspeção não resolve o ruído, basta 1 parafuso para tirar/por o db killer.
            Tem de ser na estrada.

          • B@rão Vermelho says:

            Mas uma mota muito silenciosa também se torna perigosa
            Eu tenho uma Tracer 7, e não se ouve nada, acho que é silenciosa de mais, não quero andar a fazer barulho feito um louco até porque viajo de mota com a minha esposa e se o barulho for muito fica desconfortável para ela

        • PML says:

          Claro que há motocilcistas com escapes que fazem muito barulho, mas espalhar desingormação… Em Lisboa vá com um medidor de ruido por exemplo na 24 de julho ou 2 circular. Poderá verificar que o maior ruido é o devido ao rolamento dos veículos sobre o asfalto. Se não acredita, vá e teste.
          Já se tivesse dito que em locais de maior silência, as motas são aquelas que produzem maiores picos de ruído, até poderia concordar, agora as cidades…

          • Yamahia says:

            É evidente q o barulho é muitas x’s a defesa ou o alerta para q certos paspalhos enlatados nos ouçam/vejam.

          • David Guerreiro says:

            Meta lá uma Harley daquelas bem quitadas, em que mesmo paradas aquilo estala por todo o lado, e mal lhe dá um toque no acelerador é um estrondo imenso, aí numa rua e logo vai ver se é o barulho dos pneus dos carros ou a mota… E até aquelas aceleras 50cc fazem uma barulheira infernal.

          • Miguel says:

            David Guerreiro o que que eu disse?
            Tenho mota e sou a favor da policia andar equipada com medidor de decibeis.
            Inspecção não vale a pena.
            Mas estão a falar de coisas completamente à parte, o IUC nas motas é extremamente injusto

  15. ZéBrito says:

    E que tal ninguém pagar nenhum IUC? Imaginem o que era se portugal inteiro deixasse de pagar o IUC.
    Iamos todos presos?

    Pensem nisso.

    • Miguel says:

      Sei o que falas e compreendo…
      Mas já tenho a experiencia do “Se passar 15 min e a prof não chegar fugimos todos, ok?”

    • João Carlos says:

      Já falei nisso.. Mas 99% dos tugas são uns co&%$& de sabão

    • David Guerreiro says:

      Ninguém vai preso por não pagar IUC. Entra um processo de execução fiscal, em que a AT irá penhorar primeiro a partir de saldo bancário, depois a partir do salário, bens, etc. Poucos são aqueles que iriam conseguir escapar à penhora.

      • Fernando says:

        E verdade ninguem vai preso, mas cada mes que passa a divida começa aumentar cada vez mais com os juros e as despesas administrativas associadas e depois quando vai para penhora é um valor excessivo para pagar a AT. Com o aumento dos bens essenciais e combustiveis será muito dificil conseguir pagar com os ordenados miseraveis que temos.

    • Aves says:

      E o IRS? É que pago uma barbaridade de IRS! Diz-se que o IRS vai baixar, é verdade? E é muito superior ao aumento do IUC (para os matriculados antes de 01/07/2007, de 25€ por ano até atingir o valor do IUC pago pelos carros matriculados a partir de 01/07/2007)?
      É que não tenho nenhum carro matriculado antes de 01/07/2007, mas a baixa do IRS interessa-me.

      • Neto says:

        Só pensa em si, devia viver mais em comunidade.
        Só lhe interessa a baixa de IRS porque tem benefício disso. Boa tarde e pense nisso.

        • Aves says:

          Na verdade, o que estava a dizer é que a generalidade das pessoas que têm aumento do IUC tem uma redução no IRS bastante superior. Ou seja, que não há aumento da carga fiscal sobre os povrezinhos, ao contrário do que se vê em muitos comentários – de um aumento brutal da carga fiscal.

          • Miguel says:

            Isso não é verdade, e nos casos que seja deixará de ser verdade visto que a subida do IUC está planeada e irá subir 25€ cada ano.
            E atenção que estamos a falar apenas do IUC, mesmo nos carros novos terá aumentos de 20%.
            Bebidas açucaradas e alcoolicas aumenta 10%, o IVA 0 acaba, ISV aumenta, imposto nos combustíveis aumenta, entre outos impostos que nem sabemos quais são ainda

          • Aves says:

            No IUC, nos carros matriculados até 01/07/2007 há a alteração de que se tem estado a falar. Nos matriculados a partir dessa data, o que inclui os novos, não há qualquer alteração – o IUC em 2024 é igual ao de 2023. Não sei de onde foste tirar o aumento de 20%.
            O IVA zero é substituído por apoio no domínio alimentar e uma prestação social permanente para 1,5 milhões de pessoas mais necessitadas. É mais correto do que o IVA zero.
            Em certos impostos – em todos os orçamentos do Estado -tem havido um aumento igual à taxa de inflação. Bebidas açucaradas, tabaco, álcool devem ter tido o habitual aumento por razões de saúde pública.

      • David Guerreiro says:

        É tudo treta. O IRS vai baixar, mas depois vai pagar outros impostos que lhe vão comer ainda mais o dinheiro que supostamente poupa no IRS. Pensa que está a fazer “um bom negócio” mas na verdade sai enganado.

    • Warhammer says:

      Tinha que ser os impostos todos… E não só esse… É arranjar uma lacuna na lei que nos permita fazer isso… Toda a lei dá para contornar… Invocar o estado de necessidade e sobrevivência é um deles

  16. Tobias says:

    Em Franca os coletes amarelos partem a loica e obtem resultados.
    Tem custos mas e a unica forma.
    Ca os bananas amarelos fazem manisfestacoes o mais pacifico e codeirinho possivel
    com bandeirinhas e megafones.

    • B@rão Vermelho says:

      Aqui colam-se a aviões ou sentam-se no meio da estrada e dar razão ao governo
      Atualmente o ambiente serve para aumentar tudo expeto ordenados
      Com tantos aumentos de impostos em nome do ambiente, dá mais vontade de cagar no ambiente que salva-lo 🙂

      • Aves says:

        Bem visto! Ou ao menos, que houvesse preocupação com o ambiente só às 2.as, 4.as e 6.as! Dizem que há uma emergência climática, mas podem adiar as medidas só para depois da minha morte … ou dos meus netos, vá lá.
        Agora aumentarem-me o IUC para comprar outro carro menos poluente é que não! Além disso sou muito povrezinho! O que eu me rio dos que vão nas suas caixinhas de fósforo – quero lá saber se são menos poluentes.

        • Miguel says:

          És daqueles que acha que deixar um carro completamente funcional fora é a melhor forma de salvar o ambiente, o que me rio com estas inteligências 😀

          Por outro lado, vivemos num estado democrático, onde ninguém me deveria dizer o que comprar ou ter. Se veio para o mercado, passou certificações, comprei e usei na altura, porque razão agora decidem tirar o tapete.

          Agora anda mt gente apoiante de comunismo sem saber.

        • TiagoC says:

          O Estado deveria e devia dar o exemplo. O mesmo se aplica a autarquias e juntas de freguesia.
          Então para quê punir o cidadão comum?!

    • David Guerreiro says:

      Quais são os resultados obtidos? Que eu saiba o Macron não alterou a idade da reforma depois dos protestos. Passou de 62 para 64 anos, mesmo com os protestos dos coletes amarelos.

    • Aves says:

      Usa o voto, a arma do povo … e aceita, democraticamente, os resultados.

      • For King and Country says:

        Votar mascarado foi democrático em que parte da galáxia? Aqui…. Existiu mortos a votar e pessoas presentes e disseram que já tinha votado.. o Voto é uma ilusão de segurança e estabilidade.. A partir do ponto que o candidato a obter um certo poderio é chamado a França a beijar o anel do padrinho senão acaba como muitos já acabaram e a família deles… anel

        • Aves says:

          Erros haverá sempre. Erros com significado são outra coisa. E fraude é uma coisa muito diferente. Quando fui votar da primeiras vez (ou uma das primeiras vezes), como tenho um nome próprio muito comum e um apelido muito comum, cheguei à mesa de voto – e o meu nome já tinha sido descarregado 🙂
          Mas conhecia pessoalmente praticamente todos os membros da assembleia eleitoral – de partidos diferentes. Por isso, e porque eram de partidos diferentes os que fiscalizam os votos, nem me passa pela cabeça que tenha havido fraude – por lapso descarregaram alguém com o mesmo nome e apelido. Ficaram um bocado atarantados, nem sei bem que solução encontraram, mas deixaram-me votar. Provavelmente votei por um morto com o mesmo nome e apelido (sim, os cadernos eleitorais podem não estar atualizados e estarem lá mortos, o que afeta a percentagem da abstenção, mas não dos que votaram). Ao haver poucos erros isso não influencia os resultados – são precisos milhares de votos para eleger um deputado.
          Por isso, se vens dizer que há fraude nas eleições em Portugal – comigo vens de carrinho.
          Se queres sugerir que os candidatos dos partidos são escolhidos pela máfia, à francesa ou siciliana, aí nem te digo para ires de carrinho, vai à c*c* com dois pauzinhos.

        • Aves says:

          Lá se sumiu mais um comentário. Mas acredito que fosse por causa do filtro anti-spam, não faço questão disso.
          Só vejo uma possibilidade – ter dito que o comentário acima era um comentário da ca- ca-.

    • TiagoC says:

      Aqui em Portugal votam sempre nos mesmos e no dia a seguir às eleições só sabem criticar. Depois dá nisto…

  17. João Pereira says:

    2 euros por mês este ano, para o ano são 4 euros por mês e assim sucessivamente até chegar ao tecto máximo do aumento da viatura..

    Esta premissa dos 2 euros por dia realmente é boa, mas só no 1º ano.

    • David Guerreiro says:

      É conversa de vendedor de aspiradores de porta em porta. Também dizem que o aspirador só custa um café por dia, esquecem-se é de referir que é durante 20 anos. O Medina podia ir vender edredões para a feira e safava-se.

  18. Tone says:

    Não vou pagar nada… Já não tenho nada só meu nome, de seguida fecho a empresa e espalho todo por offshore…

  19. carlosvene says:

    tive que esconder o meu carrito de mao porque o governo pode-me ver e aplicar tambem o iuc aviso que quem tenha carrros deste tipo que tenham cuidado ja agora porque nao aplicam tambem o iuc aos carritos dos supermercados

  20. Zé Fonseca A. says:

    saiu uma noticia que Portugal é o 4º país do mundo onde é mais caro ter carro, isto tendo em conta os ordenados, valor dos carros e impostos, com esta medida devemos passar para 1º

  21. Infinity says:

    Deve ser para taxar o professor que vive na carrinha antiga a km de casa para dar aulas pois era menos uma renda

  22. Fernando says:

    já pensaram que governo esta aumentando o IUC com a desculpa dos carros anteriores a 2007 SEREM MAIS POLUENTES e por incrível que pareça o próprio Estado Português tem uma frota muito antiga e grande parte das viaturas são anteriores a 2007 e não paga IUC E NEM SEGURO. “Uma das verdades escondida deste governo”

  23. Luis says:

    A todos os iluminados comentadores deste post, se calhar era melhor saber qual a diferença entre igualdade e equidade. Eis o que dizem alguns artigos:
    https://www.portaldalideranca.pt/num-minuto/5522-igualdade-ou-equidade
    https://pedromota.blogs.sapo.pt/igualdade-marx-equidade-rawls-36020

    • gambuzino says:

      Ainda bem que falas disso, é só para informar que um Tesla não paga IUC …

      • Luis says:

        gambuzino, é só para te dizer que eu também estou contra esta treta de imposto. O post que fiz foi só para informar alguns iluminados que igualdade não é o mesmo que equidade.
        IGUALDADE: quando alguém vai dar um aumento de ordenado para todos e baseia-se numa percentagem rígida para esse aumento, mas é mau porque quanto mais alto é o ordenado maior é o aumento.

        EQUIDADE: é quando esse aumento nessa percentagem rígida, os ordenado mais pequenos recebem mais de aumento, e depois vai diminuindo a percentagem à medida que os ordenados são maiores.

        Isso para mim é que justiça social, não é como os partidos de esquerda e sindicatos apregoam aos 4 ventos.

  24. gambuzino says:

    Carrega PS.
    Continuem a ficar em casa em dia de eleições ou a votar em socialistas. Já tínhamos levado com a “pastilha” do Socrates, mesmo assim este povinho não aprende!!

  25. telio says:

    Esta na hora do Kosta ir embora
    Tudo mentiras
    Somos o país com a maior carga fiscal
    Só tontos é que ainda acreditam ne4stas patranhas

  26. Warlock says:

    ok so vendo as coisa por alguma logica, ignorando os nossos salarios baixos etc. Bom se os outros carros ja pagavam, nao vejo motivo para existir descriminacao positiva para os mais antigos. Segundo, os valores de iuc sao grandes em portugal etc. Sim sao…mas nao esquecer que nos importamos quase tudo, logo eles tem um impacto grande na nossa balanca comercial de forma negativa. Logo o iuc funciona tambem para baixar todo esse peso. E que o da sermos um paises mto pequeno que tem de importar quase tudo.

    • TiagoC says:

      Warlock isso não é desculpa para o IUC ser alto. Nenhum país com impostos altos atrai empresas e investidores. O Governo já deveria saber disso…

      • Warlock says:

        Epa se formos bem a analisar a nossa balanca comercial… quase tudo é um desculpa…. mas isso era uma discucao mto grande para aqui.

        • TiagoC says:

          O problema Warlock é que os portugueses estão fartos de impostos, e ainda por cima de aumentos nos respetivos impostos. Mas qd chegam as eleições, poucos fazem a diferença e o resultado é sempre o MESMO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.