Signal atualiza as suas chamadas de vídeo de grupo e destaca-se da concorrência
Com a pandemia criou-se o hábito de comunicar de forma direta com muitos dos serviços de mensagens. Estes permitem criar grupos e em pouco tempo é possível ter uma chamada de grupo, com um número bem definido de participantes.
Este é, sem qualquer dúvida, um dos limites para a utilização destes serviços, que tendem a não combinar a privacidade com as melhores funcionalidades. O Signal destaca-se agora e trouxe para as suas chamadas de grupo uma atualização de peso e que deixou a concorrência longe.
Cada vez mais chamadas de vídeo cifradas
Misturar a segurança das chamas cifradas com um volume grande de utilizadores é algo que a maioria dos serviços de mensagens não procura. O desafio técnico é grande e complica de forma exponencial ter muitos utilizadores ligados.
A quase totalidade dos serviços já tem estas chamadas de vídeo de grupo cifradas, mas o número de utilizadores é reduzido. O Signal deu agora um passo importante e conseguiu crescer esta sua oferta para um limite máximo de 40 utilizadores.
Signal now supports 40 person group calls. Building large end-to-end encrypted group calls required some new engineering. Learn how we did it here: https://t.co/i27rRqkI4l
— Signal (@signalapp) December 15, 2021
A segurança não consegue ser mantida com muitos
Tal com os restantes, e falamos do WhatsApp e do Telegram, este número não passa de um máximo de 8 utilizadores. Acima deste valor as coisas complicam-se e a segurança deixa de ser completamente garantida, o que quebra o seu propósito.
O Signal procurou então uma alternativa e acabou por abandonar o seu conhecido protocolo de segurança, que é parte do seu êxito. Acabou por criar uma abordagem chamada Selective Forwarding, em que os servidores enviam o vídeo e o áudio dos clientes sem o alterarem ou o lerem.
Signal consegue destacar-se da concorrência
Após meses de testes com esta nova fórmula, acabaram por perceber que esta abordagem permite crescer o número de clientes e assim ter uma escala maior. A confirmar isso vem esta novidade, que permite até um máximo de 40 utilizadores nas chamadas de vídeo cifradas.
Claro que a concorrência está longe de ter estes valores e certamente vão procurar crescer e oferecer, no mínimo, uma solução idêntica. O Signal mostra assim que está bem mais à frente do que a sua concorrência oferece.
Este artigo tem mais de um ano
Estava. Publicou… Tornou pública.
O grandes com grande poder económico, zapi e telegram vão já fazer o mesmo.
Obvio que no caso do zapi os dados vão continuar a ser observados para fins publicitários…mas sempre serão menos para parecerem bons moços.
É verdade, quem diria… uma aplicação de mensagens que até algum tempo atrás era descrita como pobre em serviços que oferecia, hoje começa por ser referencia em que as tais “grandes apps estabelecidas” é que andam atrás do prejuízo.
E outra, coisas que o whatsapp leva anos para implementar certos serviços, o Signal resolve em pouquinhas semanas.
E depois fica a pergunta; como uma empresa que vive de doações consegue ser das mais seguras em privacidade e ao mesmo tempo consegue estes feitos sem ter de recorrer à privacidade dos dados de quem lhes usa os serviços??
Mesmo que não tenham muita gente no signal, INSTALEM-NO.
para quem o tem encontrar-vos lá
+1
instalei, tenho lá 11 contactos… podia ser pior…
“em que os servidores enviam o vídeo e o áudio dos clientes sem o alterarem ou o lerem.”
Lá se foi a segurança e anonimato, por muito que possam enfeitar a coisa se tem que passar pelo servidor deles…
Segurança e privacidade? BRIAR