Shein, Wish, Aliexpress e Amazon com mais queixas em 2021
As queixas do comércio online continuam! A pandemia fez disparar o comércio online. No entanto, segundo dados recentes, com os últimos desconfinamentos, as vendas online têm baixado ligeiramente.
Por outro lado, de acordo com dados recentes, o número de queixas subiu 94%! O que se passa?
Queixas essencialmente na entrega das encomendas...
O Portal da Queixa identificou um crescimento de 94% do número de reclamações dirigidas a marketplaces internacionais. Shein, Wish, Aliexpress e Amazon são as entidades que reuniram mais queixas em 2021. Atrasos ou problemas com a entrega das encomendas são o principal motivo de reclamação dos consumidores portugueses.
Segundo dados revelados, entre os dias 01 janeiro e 31 de julho de 2021, o Portal da Queixa recebeu um total de 997 queixas dirigidas a marketplaces internacionais- De 01 de janeiro de 2020 até 31 de julho de 2020, foram registadas apenas 515 reclamações na maior rede social de consumidores de Portugal.
A análise revela que, este ano, os marketplaces internacionais com mais reclamações pelos consumidores portugueses são: Shein (417 queixas), Wish (190), Aliexpress (168) e Amazon (104), sendo que, estas quatro entidades reuniram 88% do total de reclamações registado no período em análise. Comparativamente com o ano anterior, as marcas Aliexpress, Amazon e MiniIntheBox foram as marcas que registaram o maior volume de crescimento: 137%; 136% e 200%, respetivamente.
O Portal da Queixa é visitado por mais de 3 milhões de consumidores por mês e recebe uma média mensal de 15.000 reclamações. Tem mais de 700.000 utilizadores registados e 9.000 marcas estão presentes na plataforma.
A maioria das pessoas procura a plataforma para comunicar diretamente com outros consumidores, marcas e entidades públicas, bem como, para compararem marcas com base no Índice de Satisfação. Mais de 90% dos visitantes do Portal da Queixa, não efetua uma reclamação, pesquisa informações sobre uma marca ou serviço antes de proceder à decisão da compra final.
Este artigo tem mais de um ano
O atraso ultimamente é provocado pelos CTT que não se conseguiram adaptar à nova realidade da alfândega. Essas plataformas já cobram o IVA, no entanto chega a Portugal e os CTT cobram-no outra vez. Reclamando dizem para pagar e depois reclamar para o artigo não ser devolvido. Em cima disto tudo demora mais 10 para entregar o artigo, isto se correr bem.
Isso porque os vendedores não indicam na embalagem o número de processo IOSS, que são 12 caracteres alfanuméricos. É com isso que a AT verifica que o IVA foi pago ou não.
Aconteceu me exatamente isso, paguei o IVA duas vezes..
O portal da queixa devia mudar de nome e para ser algo mais “credível”.
O Portal da Queixa é a única fonte credível de informação sobre o consumo. Bem hajam!
As queixas com a Amazon são na sua maioria fáceis de resolver, falando com o apoio ao cliente da Amazon, e não no Portal da Queixa. A Amazon tem o melhor serviço pós-venda do mundo, e nunca deixa os clientes na mão.
Os chineses da Shein e da Wish já devem de estar a tremer a pensar em tanta queixa…
No Aliexpress o problema são produtos falsos, já comprei auscultadores bose quietcomfort 25 120€, recebi auscultadores falsos e riscados, mas falsos que até dava para rir e depois tive de falar com 5 assistentes e meses depois lá tive a devolução do dinheiro.
Aliexpress nunca mais.
É melhor comprar online em lojas portuguesas mesmo pagando mais caro.
Garantia de produtos de qualidade e tem telefone para resolver qualquer problema.
Pcdiga online recomendo.
subscrevo
O problema passa tambem pela incompetência ou apenas má servico dos CTT