Será que a Suécia está perto de ser um país onde o numerário é uma coisa do passado?
A Suécia foi o primeiro país da Europa a emitir notas. Enquanto motivador da inovação, será que este país nórdico está perto de as ver como algo do passado?
Os peritos dizem que sim…
O numerário está a perder adeptos na Suécia e os estudos realizados no sentido de perceber esta mudança não deixam grandes dúvidas.
Em 2020, o Riksbank, uma das instituições financeiras mais antigas do mundo, publicou um relatório que deu conta do declínio deste método: em 2010, os investigadores perguntaram às pessoas, na rua, se tinham pago a sua última compra “em dinheiro”, tendo 39% dito que sim; dois anos mais tarde, essa percentagem desceu para 33%; em 2016, voltou a descer para 15%; e, em 2020, as respostas afirmativas representavam apenas 9%.
Embora os dados da Statista, uma empresa alemã especializada em dados relativos ao mercado e aos consumidores, sejam um pouco diferentes, também mostram uma curva descendente no que diz respeito ao numerário (com ligeiras flutuações). Entre 2020 e 2021, os seus estudos mostram um declínio de 2,2% na utilização de numerário para pagamentos no retalho.
Além desses números, o Riksbank ainda detetou um declínio de 20% nos levantamentos em caixas multibanco, em 2020, e viu o volume de pagamentos efetuados através da aplicação Swish passar de pouco mais de 12 milhões, no segundo trimestre de 2020, para 23 milhões, em agosto de 2021.
Apesar de a pandemia ter impacto nos dados, a tendência de abandono do numerário também se registou em 2021, uma vez que os levantamentos em caixas multibanco continuaram a cair.
Estará a Suécia a saltar para o futuro?
Conforme destacou a analista do Deutsche Bank, Marion Laboure, num artigo intitulado “A Cashless Society: One Small Step for Sweden, One Giant Leap for Payments”, de julho de 2020, a economia da Suécia poderá estar em vias de se tornar totalmente digital até março de 2023.
Além disso, também Cecilia Skingsley, economista, ex-diretora sénior do Riksbank e atual diretora do Bis Innovation Hub, alertou, em 2018, durante uma palestra, que a Suécia iria “provavelmente ficar sem dinheiro dentro de três a cinco anos”.
Na opinião dos especialistas, os fatores para esta tendência podem ser vários. De entre eles, o roubo de Vätberga, que aconteceu em 2009, em Estocolmo, e a pandemia provocada pela COVID-19, uma vez que as pessoas se sentiram desencorajadas a usar numerário. Além disso, os peritos apontam também a explosão do comércio online que tornou as transações digitais ainda mais convenientes.
De acordo com um inquérito realizado por gabinetes governamentais, metade da população reduziu a sua utilização de numerário no último ano, o que se deve principalmente ao facto de as alternativas digitais serem vistas como simples e eficientes.
Informou o Riksbank, que aponta outros fatores, como o aumento das transações com aplicações ou contactless.
Acho que as pessoas na Suécia não sabem como são as diferentes moedas neste momento.
Brincou Anders Ohlsson, gestor sénior do Deutsche Bank Corporate Bank.
Apesar dos dados, o fim do numerário tem muito que se lhe diga. Desde as pessoas com mais de 65 anos não terem tanta facilidade quanto as restantes em assumir as transações digitais, passando pelos cidadãos que habitam em zonas rurais terem preferência pelo dinheiro em papel, até à questão levantada por um especialista, em 2021, sobre a necessidade de manter uma infraestrutura responsável por manter o dinheiro em circulação.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Txiii… :S
Faltou dizer que, decorrente da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, bem como do pedido de adesão à NATO, as autoridades suecas lançaram uma campanha de comunicação para preparar os cidadãos para uma guerra, incluindo nuclear. Nessa campanha, sugerem que os suecos constituam provisões – água e víveres – para vários meses, radio FM, baterias, lanternas, medicamentos, primeiros socorros e……..coroas suecas!
Resultado, a corrida aos ATM foi de tal ordem que esgotaram os stocks.
Em eventos disruptivos, o ser humano procura satisfazer as suas necessidades básicas e sabe que, apenas o numerário lhe permite fazê-lo.
CBDC a caminho…
Está a saltar para o “futuro” do mesmo modo que o fez em termos de:
– segurança
– numero de violações
– assaltos
– motins
– crime organizado/tráfico sexual-laboral
na última década
Alexandre, xiu, isso não se pode dizer.
Não sabe que dizer essas coisas é contra a narrativa dominante?
Repita comigo, temos de ser tolerantes e deixar que eles façam o que quiserem connosco.
Temos que respeitar os costumes deles.
Já vinte avés marias e 30 pai nossos que é para aprender.
É normal, vai ser o futuro. De todo o dinheiro numerario que é levantado mais de 80% provavavelmente é para alimentar a economia paralela portanto tambem convem muito aos governos acabar com o numerario
O futuro previsto na agenda 2030, como outras medidas semelhantes de controle. Quanto mais de 80%, provavelmente tu tens previsto para a economia paralela? Entendo bem o que pretendes transmitir!
O único problema do digital é se existe um impulso magnético seja de origem natural (Sol) ou humana (armas de impulso) lá se vai o dinheiro digital todo à vida.
Sem falar que a Suécia corre um risco real de ser atacada pelos Russos, e a infra-estrutura digital é a primeira a ser atacada como se viu na Ucrânia… se for tudo digital provavelmente vão mandar umas bombas para destruir os centros de dados e ainda os equipamentos electrónicos… já que dessa forma tudo irá parar, visto que ninguém terá como trocar de forma fácil bens e produtos entre si, pelo menos durante algum tempo.
Sem falar que dá aos Estado uma capacidade incomparável de banir da sociedade qualquer pessoa… cancela os movimentos monetários electrónicos da pessoa X, e pronto, acabou-se a vida da pessoa.
É verdade o que dizes, mas isso também aconteceria em Portugal. Quanto dinheiro tens na carteira neste momento? Ou debaixo do colchão?
Tenho mais do que possas imaginar! E rentabilizo mais, que em depositos ou cert aforro e pprs, atualmente ( e nao..nao esta imobilizado).
Mas isso é igual a atualmente, quanto dinheiro tens ctg ?
Bastante para me aguentar 1-2 anos
Criptomoedas são a prova de pulsos eletromagnéticos, desde que as chaves estejam armazenadas na carteira (ou chaveiro – minha denominação preferida).
Queimou a carteira eletrônica? Recupere as chaves com as seeds.
Passou um pulso eletromagnético pela sua carteira fria? Nem se preocupe. Seu cachorro mordedor de coisas pode ser um perigo maior.
Na China praticamente já não se usa o pagamento em espécie. Existe um cartão que, penso eu, é emitido pelo estado, cartão esse que serve para fazer todos os pagamentos das contas dos cidadãos. Foi o que li numa reportagem bastante recente…
Kito, leu essa reportagem onde?
Usa-se dinheiro e usa-se tb o Wechat e o Alipay.
Não são cartões, são app android.
É o MBway deles… recebe dinheiro, envia dinheiro, blablabla…
Só acertou que é do Estado porque o estado por lá tem acesso a tudo ou quase, em tempo real.
Há muito tempo , 2 anos , 3 anos ? que quando vou as compras só pago de forma digital….são principalmente as pessoas de idade que ficam a contar moedas quando vão pagar….o problema é quando as formas de pagamento digital deixam de funcionar…..
principalmente as pessoas de idade? que idade? idosos?
O dinheiro físico é algo que nunca pode deixar de existir, pois se acontecer um corte de energia, serviços de pagamento digital não funcionam, cartão que não é aceite no aparelho, entre outras razões, apenas as boas e velhas notas e moedas é que vão dar conta do caso. Tem de haver sempre alternativas e não ficar apenas com um único tipo de pagamento.
Além disso é com notas e moedas que ficas com a exata noção do que gastas e fazes conta de cabeça, algo que muitos não fazem, pois pensar dá dores de cabeça…
Excelente comentário,”Danny”.O melhor comentário é o seu e o mais realista.
mas isso já é um problema agr se tudo deixar de funcionar quantas pessoas têm mais de 50€ na carteira ? portanto vai dar praticamente ao mesmo, depois é praticamente impossivel todos os serviços de pagamentos digitais deixarem de funcionar.
No futuro é inevitavel deixar de existir dinheiro fisico, num futuro proximo vamos cortar nas notas é normal que acabem notas de 200 100 e 50 secalhar ainda se safam as de 20 mais alto que isso vai desaparecer
Art, eu pago tudo em dinheiro e apesar de não ser novo tb não sou propriamente idoso…
Pagar em dinheiro dá-me controlo do que gasto…
entao e o extrato nao ?
Nada a ver.. é conhecido que dar dinheiro custa mais do que aproximar um cartão.
E não só, mentalmente o próprio ato de “mergulhar” na carteira para ir aos trocos dá um maior controlo e gestão do dinheiro gasto a longo prazo (aquela coisa de dar valor ao dinheiro), enquanto o plástico só deixa talões que ficam no recanto do tablier e só se vão contabilizar mais a frente, o que dá a ilusão de que o gasto “ainda” não é tão grande.
Vejo isso nas conversas com os meus clientes que fora as queixas do costume (os preços altos … etc) que quando fazem as contas talões e extratos do banco já gastaram x+ do que estavam a espera, o mesmo já não vejo no pessoal que conta moedas porque o dinheiro é como uma refeição a vista também come.
Sem dúvida, os extratos é quando falta dinheiro
Em tempos li uma entrevista a um dos prémios Nobel de economia e ele falava exatamente nesse ponto, devíamos sempre pagar em dinheiro, deixar as notas ir para as mãos de outro custa muito mais que passar o cartão.
O que acontece é que hoje fazemos quase mais compras online que presencialmente, logo a questão dos dinheiro começa a fazer pouco sentido.
Quantos restaurantes conhecem que não aceitam pagamentos em cartão?
Querem maior fuga aos impostos que isso, para mim devia ser obrigatório ter pagamento por cartão para todos os negócios com porta aberta.
https://www.linkedin.com/posts/basem-alasi_the-lightweight-design-of-the-bitcoin-blockchain-activity-7008307873520697344-FDHo
Já não é o primeiro país a fazer esse estudo…e será certamente o futuro, mas falando no nosso país, muita coisa tem que mudar, a começar pela mentalidade de deixar usar numerario, assim como as plataformas digitais terem uma boa base de conecção para não haver falhas…e condições para que as lojas possam usar o MB.
Eu com passar dos anos cada vez menos uso dinheiro vivo é tudo por via digital já, no dia a dia apenas ando com alguns trocos para café e pronto.
Por isso acredito com o decorrer do tempo as novas gerações o dinheiro físico irá desaparecer.
Infelizmente para a liberdade de todos, acho que não nos conseguimos livrar desta tendência.
O que é que liberdade tem haver com o desaparecer o dinheiro físico, nada…
O facto do mercado paralelo, isso é tudo para acabar, a partir do momento que se passe haver registo de tudo, acabou-se as fugas ao fisco entre outras, ai é que reside o problema de muitos tentar contornar o sistema, por isso é que não se sai da cepa torta, “quem não deve não teme”…
Isto já está em marcha há muito tempo e desengane-se que que isso nunca vai acabar.
cbdc uuiii agora o ppl vai chamar pelo BTC!!!!
CBDC ao virar da esquina
Se o seu dinheiro requer PERMISSÃO para ser gasto: o dinheiro NÃO É SEU;
Se há risco de contraparte, não é dinheiro: é CRÉDITO;
Se o seu dinheiro ROUBA de você (inflação), não é dinheiro: é mecanismo de FINANCIAMENTO do governo;
Se requer KYC, não é dinheiro: é CRÉDITO SOCIAL.
#FUCKCBDCs #BUYBITCOIN
Ainda existem pessoas que pensam que o dinheiro depositado no banco “é seu” e não “do banco”.
Enfim, somos seres vivos que vivem da ficção.
Mas quem é que o pode usar eu ou o banco ? se eu tiver 10 mil na conta gasto onde eu quiser quando eu quiser com quem quiser portanto sim são meus.
Nao sei que banco é que tu tens que anda a gastar o teu dinheiro em gomas mas de certeza que não é o mesmo que o meu
Isso é o mesmo que dizer que o dinheiro debaixo do colchao é do colchao e nao teu.
Não é teu não. O banco tem uma promessa de pagar essa dívida contigo. A promessa só vai sendo executada enquanto não tiveres problemas de liquidez no teu país. Enquanto não tiveres um governo que não goste da tua forma de atuar na sociedade. Enquanto a inflação to permitir. Enquanto tudo corre bem.
Quando as vossas correrem para o torto não vais conseguir retirar quando tu bem quiseres.
E se tirares as palas dos olhos vais ver isso a acontecer dia a dia nos vários países com dívidas. Venezuela, Zimbábue, Argentina, são alguns dos muitos existentes.
Apenas tens sorte de ainda não te ter falhado a rifa.
Redin, esteve quase para acontecer isso quando a troika cá andou.
Na Grécia, independentemente dos valores depositados na conta, só se podia levantar 60 euros por dia ou algo parecido.
No Chipre todas as contas levaram um haircut, onde as contas com mais de 100.000 euros foram duramente penalizadas.
Por isso, e resumindo, o dinheiro é seu enquanto o tiver em seu poder, num cofre em casa, enterrado no quintal, nas paredes, onde quiser mas desde que o tenha sempre à mão.
Se o mete no banco, fica sujeito ás decisões dos governos.
Se eles decidirem retirar 50% dos valores da conta vc não pode fazer nada, até porque geralmente esses actos são feitos numa sexta feira à tarde onde os ATM são todos desligados e segunda feira de manhã quando for ao banco já os valores foram cativados.
Se tiver o dinheiro em sua posse, está livre destes perigos mas põe-se a jeito para outros…
Portanto tu achas que em caso de um colapso financeiro europeu que é isso que estamos a falar portugal nao vai colapsar sozinho tu achas que sao os 10mil no colchao que te vao safar ahahahah amigo se isso acontecer eu acho que estao mais bem guardados no banco porque se o sistema colapsar quando tudo for restaurado com sorte ainda ficas com os 10k garantidos mas se o sistema colapsar esses 10k nao te duram muito tempo porque passado uma horas ja te entraram por casa a dentro para te levar dinheiro e comida
Ah… pronto, assim sim
Enquanto isso, no Japão, um país muito evoluído tecnologicamente o papel moeda é o rei em vigor.
https://youtu.be/T6jXMGQl-dI
claramente nunca foste ao japao
Escravidão náo é “saltar para o futuro”, pelo contrário.
Pode ter as suas vantagens mas certamente tera tambem as suas desvantagens e sim o controle nao fica do vosso lado. E nao pensem que la por o dinheiro ser vosso eles nao possam vasculhar as vossas contas. Se fazem isso com os nossos dados privados imaginem com dinheiro. Por isso minha opiniao e de que deveria continuar a existir o dinheiro fisico.
Profeta, descanse, que o dinheiro físico nunca irá desaparecer.
E eu digo-lhe já a razão maior…. como é que os políticos e restante quadrilha enviariam os seus valores para offshores, se não houvesse dinheiro físico?
Por via electrónica? Deve estar a brincar…. Isso deixa rasto e uma qualquer brecha aproveitada por hackers e é o fim de uma carreira.
Tem que haver dinheiro físico para essas coisas e quem pode mandar acabar o papel moeda são aqueles que têm muito a perder com a inexistência do mesmo.
Portanto, é só fazer as contas, como dizia o outro..
E andam todos em fila indiana.
Só falta colocar um chip no cérebro.
Nuno, eu apenas respondi que o dinheiro no banco fica sujeito às regras do governo.
Num caso de decidirem fazer haircut aos depósitos bancários ou mesmo impedir o acesso total aos mesmos, como na Argentina com o famoso ” curralito”, tendo o dinheiro em casa ou noutro sítio qualquer escondido, está livre dessas perigos.
Mas quem é que falou que se a Europa entrar em colapso Portugal escapa?
Mania de meter palavras na boca dos outros.
Portugal está falido, isto só ainda está à tona porque a Europa manda dinheiro senão era bancarrota no dia a seguir.
Portugal não falir se a Europa colapsasse é a piada não do ano mas do século…
E quem falou em 10k?
Vc tem noção que há pessoas com centenas de milhares de euros em casa escondidos num quintal, enterrado no chão, na casa do cão, sei lá…
Só ainda não percebi muito bem é como é que as pessoas iriam lá a casa buscar o dinheiro passadas umas horas… ah já sei, eu iria pela rua fora, todo nú, aos gritos a dizer que tenho um milhão de euros em casa, escondidos no chão, mas que não digo a ninguém porque é segredo…
Enfim… pois, essa parte do esperar que tudo regresse à normalidade tb é engraçada, como se durante esse tempo não tivesse que comer, etc, e não ter dinheiro disponível.
Cash is King…
Ele é do típico tuga de que só acontece aos outros
Eu so sei e que estes FDPDDT conseguem tudo. E conseguem persuadir paises inteiros a embarcar nos esquemas deles. Alias eles ja andam com esses esquemas devagarinho devagarinho, para nao dar onda e as pessoas aceitarem isto e aquilo e quando vao a ver. Opps fomos enganados. Da para voltar atras ? Nao. Agora come e cala. E assim que esta gente funciona, e sim tudo o que falaste esta certo Porco, algumas pessoas e que pensam que nao lhes acontece nada ao dinheiro que esta no banco. Basta congela-lo por exemplo. Depois vai la arranjar um advogado para te ajudar ? Opps nao tens dinheiro ? Entao nao ha ajuda. Nem tens quintal ? Ainda pior. Enfim.