PplWare Mobile

Se receber uma chamada em nome do Revolut, já tem como saber se é verdadeira

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Joao Ptt says:

    Se eles não tivessem o número de telefone nem o e-mail as pessoas pelo menos podiam saber que não podia ser do banco porque eles não tinham esses dados.

    E como contactavam o cliente? Por carta, nos casos mesmo necessários. Pela aplicação/ web site quando adequado.

    Como a pessoa os contactava? Por carta, pela aplicação/ web site, ou mesmo por telefone, mas neste último caso deveria ter algum tipo de PIN e talvez uma daquelas matrizes com códigos aleatórios para autenticar cada comunicação via telefónica para dificultar falsificações, e com a possibilidade de desactivar a opção de contacto por telefone relativamente à sua conta já que o telefone não é um meio de comunicação seguro (nunca foi, nunca será) embora seja conveniente.

    E como autenticavam operações online? Com a aplicação e por exemplo com chaves de segurança física FIDO2 ou por exemplo o WebAuthN que é suportado pelas plataformas iOS/ Android/ Windows e até por aplicativos como KeePassXC (gratuito/ código fonte disponível) para confirmar as operações de uma forma realmente mais segura e que pelo menos teoricamente estará ao alcance do cliente manter seguro, ao contrário dos SMS/ e-mail que dependem de terceiros. (O e-mail poderia ser protegido com S/MIME ou OpenPGP, mas quase ninguém utiliza tal).

  2. Max says:

    Cuidado com a burla do telefonema sobre as condições de renovação da assinatura de internet.
    Há um telefonema de alguuém a fazer-se passar pelo atual operador a oferecer condiçoes péssimas que se recusa, ou a dizer que vai haver problemas com o router ou o serviço. Depois há outro telefonema de alguém que diz ser de uma operadora concorrente a oferecer boas condições. No mínimo acaba por se lhes dar dados pessoais. Contei aqui:
    https://pplware.sapo.pt/internet/alteracao-a-lei-do-cibercrime-hackers-eticos-passam-a-estar-protegidos/#comment-3834086

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.