Smartphones na Coreia do Norte tiram capturas de ecrã a cada 5 minutos, segundo reportagem
A Coreia do Norte está coberta por um manto de sigilo, sabendo-se muito pouco do que acontece dentro daquele país recôndito, que desperta muita curiosidade pelo mundo fora. Recentemente, contudo, um smartphone contrabandeado mostrou alguma da influência do regime de Kim Jong Un.
Num vídeo partilhado pela BBC, em maio, um smartphone contrabandeado da Coreia do Norte ergue ligeiramente o véu sobre o controlo que o regime de Kim Jong Un exerce sobre os cidadãos.
Contrabandeado para fora da Coreia do Norte pelo Daily NK, um meio de comunicação com sede em Seul especializado em assuntos norte-coreanos, o dispositivo parece semelhante a qualquer smartphone moderno. Contudo, o seu software revela uma realidade um tanto mais opressiva.
Após examinar o telefone, a BBC confirmou que os mecanismos de censura estavam profundamente incorporados. Especialistas afirmam que a tecnologia foi projetada não apenas para controlar informações, mas para reforçar as mensagens do Estado norte-coreano de forma mais pessoal.
Bandeira norte-coreana e correção automática com mão do governo
Aquando do arranque do dispositivo, cujo software parece ter sido personalizado pelo Estado da Coreia do Norte, é mostrada uma bandeira norte-coreana animada a ondular no ecrã.
Uma das curiosidades mostradas é a censura automática do telemóvel a palavras consideradas problemáticas.
Por exemplo, quando os utilizadores digitam "oppa", um termo sul-coreano usado para referir-se a um irmão mais velho ou namorado, o telemóvel substituiu-o automaticamente por "camarada".
Em seguida, aparece um aviso, alertando o utilizador de que "oppa" só pode referir-se a um irmão mais velho.
Por sua vez, digitar "Coreia do Sul" aciona outra alteração: a palavra é automaticamente substituída por "puppet state" (em português, "estado fantoche"), refletindo a linguagem usada na retórica norte-coreana.
Conforme mostrado, o smartphone faz silenciosamente uma captura de ecrã a cada cinco minutos, armazenando as imagens numa pasta oculta à qual os utilizadores não podem aceder.
Segundo a BBC, as autoridades podem posteriormente rever essas imagens para monitorizar a atividade do utilizador.
Uso de smartphones na Coreia do Norte
Num mundo verdadeiramente conectado, é surreal pensar que, algures no mundo, há pessoas que não podem aceder a um smartphone.
De facto, na Coreia do Norte, o uso de smartphones cresceu, nos últimos anos.
No entanto, o acesso continua a ser altamente controlado: os dispositivos não podem conectar-se à Internet global e estão, além disso, sujeitos a intensa vigilância por órgãos do governo.
Fonte: New Tab
Neste artigo: coreia do norte, smartphone






















Triste. Mas mais tristes são os que pactuam, com o respetivo regime.
Nunca vi povo, tão subjugado.
A coreia do norte é um menino comparado com os USA!
Concordo.
tantos que funcionam da mesma forma apenas com falsas democracias à frente, china e russia são dos mais gritantes por serem duas grandes potencias, EUA com a moda dos cancelamentos que também chegaram à europa.
america do sul e africa nem se fala.
todos temos algum determinado tipo de amarras sociais, não há como fugir e fazer parte da sociedade
Triste e tristíssimo. Pois eu também o estou. Permita-me que trate Vossa Excelência por Vossa Senhoria. Pois Vossa Senhoria ainda viu muito pouco. Experimente viajar até à Lua, tente visualizar o Planeta Terra, e verá todo um Planeta dominado pela decadência mental de todos aqueles que dirigem as Nações que constituem o mesmo. O que fazer? Talvez reduzir a um só átomo todos aqueles dirigentes, e enviar esse átomo para o interior do Sol. Será possível?
não é muito diferente do que querem fazer na Europa do sec XX!
ter acesso a todas as tuas mensagens, mails e fotos.
Meus caros apontar o dedo aos coreanos por fotos a cada 5 minutos só pode ser para RIR.
Comparem com o que os bem-fadados dos (aqueles que vocês sabem muito bem quem são) fazem com as suas grandes tecnológicas.
Vivam descansados que aqui no ocidente isso é coisa que não acontece!
Nunca!
Não existem Dumb Phones lá ?
Não havia também uma nova funcionalidade do Windows que gravava tudo o que se passava no ecrã do PC para o AI nos poder ajudar a recordar de algumas coisas?
E o Raimundo e o João Ferreira apoiam este regime.
Nada de espantar num país comunista dinástico em pleno século XXI, em que o cidadão é desprezado e obrigado pela força a submeter-se ao seu lider. Podia estar interessado pelos aspetos tecnológicos, mas a única em que penso é no povo martirizado. O pior pais deste planeta, um nojo.
Que pena a BBC e a Coreia do Sul não nos mostrarem as capturas de ecrãn! Porque não nos mostram videos sonorizados das fronteiras onde a Correia do Sul tem milhares de altifalantes virados a norte…
Nós os bons cheios de virtudes combatemos sempre os maus, aqueles que não se deixam subjugar aos nossos ditames…
Mas, mas, não está, ou estava, em discussão na UE, a existência do Chat Control?
Com esse programa, que roda a nível do software, mesmo usando encriptação de pouco vale porque o programa copia a informação antes de ser encriptada.
Mais resta dizer que esse programa além de ter acesso a todas as mensagens enviadas e recebidas tem tb acesso a todos os ficheiros existentes no telefone.
Portanto, deixa cá ver… Coreia do Norte vigiar cidadãos? Ditadura do piorio.
UE vigiar cidadãos? É a democracia.
Vou ver se está a chover.
E ainda dizem que isto é a geração mais bem preparada de sempre.
Análise e crítica pelos vistos é coisa que já houve, porque haver já não há.
Para rematar,os políticos não podem ser vigiados por esse programa.
Dizem que são puros e nunca fazem nada de mal.
A UE é uma democracia com várias ideias políticas, desde extrema-esquerda à extrema-direita, e todos têm direito a defender as suas ideias. A Coreia do Norte existe só há uma ideia, a do lider. Penso que há uma diferença abismal.
Uma pessoa estupida não tem noção de quanto estupida ela é, tu enquadras-te nesse perfil.
O teu post seria banido se vivesses na Coreia do Norte e falasses neste tom contra o teu governo. Já não estarias em casa neste momento.
Um governo proibir internet global, não ter opositores, obrigar as pessoas a serem o que eles quiserem (até cortar cabelo tens uma lista dos cortes que podes usar) e comparas com a Europa? Mas tu estás bem?
Chat Control, não existe e está a ser debatido há anos, daqui a 2 dias sai o veredicto. O propósito é prevenir e combater o abuso sexual de crianças. Pelos vistos isso não te interessa (nem quero pensar porque não). Há espera, como não tens cérebro já vais achar que isto é desculpa da Europa para te cuscar a caca que dizes todos os dias na internet. Deturpar a realidade é o que os bots fazem, tu não vais entender isso. “Análise e crítica pelos vistos é coisa que já houve, porque haver já não há.”, acabaste de fazer isso. Tu próprio deste cabo do teu argumento. Já viste que nao precisei de ajuda para acabar com a tua argumentação. Olha se quiseres uma viagem para a Coreia do Norte e ires viver para lá, eu pago-te a viagem.
bot, para começar, estúpido é quem o pariu.
Vc não tem classe nenhuma e não sabe estar.
Não suporto gente desta, uma subespécie.
O chat control é para combater o abuso sexual de crianças e os políticos ficam de fora desse controlo?
Vc é demasiado ridículo e esse nick serve apenas para parecer que tem o que não tem.
Tipo se eu dissesse PorcoDoPunjab25cm…
Parei de ler em Chat Control.
Não quis ler mais nada.
Já ouviu falar em idiota útil?
Próxima vez que se olhar ao espelho verá um.
É a primeira e última vez que perco tempo consigo.
o Porco do punjab tem razão, a europa e a coreia do norte trilham o mesmo caminho, para os menos observadores parecem diferentes, mas a única diferença é que a coreia do norte está mais avançada nesse caminho.
andre, e nem é preciso falar que na Alemanha quem falar mal do governo ou de um político em geral, dia seguinte tem a polícia à porta.
Ainda não é a Coreia do Norte, mas para lá caminha.
A melhor foi a Von Der Liar estava a zurrar num discurso qualquer e um tipo começou a protestar.
Ela diz, se estivesse na Rússia seria preso,
O engraçado é que ao mesmo tempo que ela estava a dizer isto o homem estava a ser detido.
Pode ir pesquisar que é verdade.
Parece para os apanhados, não é?
É a UE democrata que temos.
Comunas, no seu melhor…