Microsoft alerta utilizadores do Chrome! Trocar de browser para estar seguros
A Microsoft acaba de emitir um novo alerta aos utilizadores do Chrome. Isto acontece após a empresa ter descoberto um novo ataque sofisticado que rouba credenciais armazenadas no browser, informações da carteira digital, dados armazenados na área de transferência, bem como informações do sistema. A solução é mesmo mudar do Chrome para o Edge!
Microsoft alerta utilizadores do Chrome!
A empresa tem a missão de converter os utilizadores do Chrome para o Edge, e este último aviso de segurança sugere o mesmo. Para “ajudar a evitar que este tipo de malware se infiltre no sistema e reduzir a superfície de ataque”, diz a Microsoft, é melhor “utilizar o Edge e outros navegadores da Web que suportem o SmartScreen, que identifica e bloqueia sites maliciosos, incluindo sites de phishing, sites de fraude e sites que alojam malware”.
A Microsoft apelidou este novo trojan de acesso remoto de “StilachiRAT” e alerta que “demonstra técnicas sofisticadas para evitar a deteção, persistir no ambiente de destino e exfiltrar dados confidenciais”. Embora o novo RAT ainda não tenha ganho uma posição substancial, “devido às suas capacidades furtivas e às rápidas mudanças no ecossistema de malware”, isto pode mudar.
As funcionalidades do StilachiRAT são abrangentes e incluem a recolha de informações do sistema, a segmentação de carteiras digitais e a extração de credenciais de segurança. Um ataque pode “roubar dados de configuração de 20 extensões diferentes de carteira de criptomoedas para o navegador Google Chrome” e também pode “extrair e desencriptar credenciais guardadas do Google Chrome, obtendo acesso a nomes de utilizadores e palavras-passe armazenados no navegador”.
Trocar de browser para estar seguros, será mesmo assim?
A campanha da Microsoft para atrair os utilizadores do Chrome para o Edge intensificou-se este ano, levando os executivos da Google a reagir. Neste contexto, é sempre difícil que um aviso de segurança como este seja totalmente independente. A Google irá, sem dúvida, preencher as lacunas do StilachiRAT nos bastidores e promover as suas próprias credenciais de navegação segura.
Quem não quiser mudar para o Edge, pode instalar uma extensão do browser e alterar as definições para ativar a segurança da Microsoft. A Microsoft diz ainda para instalar apenas software de sites oficiais, usar Links Seguros e Anexos Seguros para o Office 365 e ativar “a proteção de rede no Microsoft Defender for Endpoint para impedir que aplicações ou utilizadores acedam a domínios maliciosos e outros conteúdos maliciosos”.
Embora a Microsoft tenha incentivado os utilizadores do Windows a adotar o Edge, este ainda não produziu muitos resultados. O Chrome continua a dominar o mercado dos desktops e é o browser padrão de facto no Windows.
Regra 1: Nunca usar o chrome
Regra 2: Nunca usar o edge
Regra 3: Nunca armazenar credenciais em QUALQUER browser e só usar key managers encriptados
Regra 4: Cuidado com QUALQUER extensão de QUALQUER browser
No mundo da internet é preciso ter mesmo muito cuidado!
eu nunca gravo qualquer dado nos browser! nada de nome, morada, cartão de credito ou lá o que seja!
prefiro estar sempre a colocar do que deixar tudo gravado!
ah limpo sempre o navegador e as cookies !
por fim não uso nada desses navegadores, só o mullavad
Regra 5: Usar o terminar sessão sempre que se usa o site.
Trocar de browser, para um browser que usa igualmente a base Chromium… Se roubam as credenciais no Chrome, também o fazem no Edge.
A base dos dois browsers é chromium, o que está depois são duas coisas completamente diferentes…
Pode ser pensar isso, mas no seu todo isso não é verdade.
Por exemplo, todas as distribuições Linux utilizam o mesmo kernel, mas cada distribuição tem características próprias e fragilidades.
O Edge é baseado no Chromium, mas não quer dizer que é igual ao Chrome.
Para o browser e vpn é o mullavad!
O Mullvad Browser é um navegador web focado na privacidade desenvolvido em colaboração entre o Mullvad VPN e o Projeto Tor. Ele é produzido para minimizar o rastreamento e a impressão digital.
Uso como VPN no smartphone…Muito bom!
Mas o Edge é baseado no Chromium… que por sua vez é a base do Chrome.
por essa mesma razão, há diferenças, mesmo que muito pequenas entre os 2 browsers
São “irmãos, filhos do mesmo pai”, mas não são iguais.
As diferenças existentes farão toda a … diferença 🙂
LOL. Terá sempre os mesmo problema de segurança de Chrome.
O Edge têm tanto de segurança como o chrome ou menos por ser mais novo
Entre a google e a microsoft venha o diabo e escolha.
O Edge e todos os navegadores como o Chrome e assim, apesar de ser baseado no Chromium apresenta todos comportamentos muito diferentes entre si, e nota-se mais quando se usa sites mais complicados e especiais como o portal das finanças e a segurança social e coisas assim do estado.
Edge irá derrubar a extensão ublock bloqueador de anúncios, igual fez o chrome, ou seja é mesma coisa, não existe razão para trocar o chrome pelo edge.
A questão é muito mais complicada.
Todos os browsers e todas as páginas da internet estão todos a activamente a fazer 2 coisas, combater todos os bloqueadores de publicidade e não só o ublick, mas também estão todo a implementar coisas para fazer a internet mais segurança que tornam a vida de coisas que precisam de acesso ilimitado a tudo.
A questão é muito mais complicada.
Todos os browsers e todas as páginas da internet estão todos a activamente a fazer 2 coisas, combater todos os bloqueadores de publicidade e não só o ublick, mas também estão todo a implementar coisas para fazer a internet mais segurança que tornam a vida difícil a coisas que precisam de acesso ilimitado a tudo.
O Edge é mais complicado que o Chrome
Exato.
Em contrapartida tem opções para tudo.
E também ignora as configurações das politicas de grupo quando lhe apetece.
A quantidade de malta a comentar por aqui sem perceber que a segurança não é uma característica mas sim uma unidade de medida…
Querem andar seguros na internet ??
VPN Router + Hardware Firewall + Secure DNS
Não publiquem nada nas redes sociais
Usem e-mail e número de telemóvel que são redirecionados pela VPN
NUNCA INSERIR CARTÃO DE MULTIBANCO/ CRÉDITO NA INTERNET
Usem o MBNet para gerar cartão virtual, paguem por mbway ou PayPal ( podem usar o PayPal com cartão MBNet. )
LER NOVAMENTE AS LETRAS GRANDES
Usar o Tor browser
Desliguem-se da internet e assunto resolvido. Tanta treta. Vai na estrada vem carro e atropelate, o que vao fazer nao sair de casa?
Eu diria que têm de aprender a usar os passeios para ser uma analogia correta.
Isto se eu percebi esse português corretamente…
Usem Firefox e sejam felizes.