Europa multa o X em 120 milhões de euros por falta de transparência
O X é a primeira plataforma a receber uma multa por violar a Lei dos Serviços Digitais (DSA) da União Europeia. A multa é relativamente modesta, 120 milhões de euros, mas a rede social de Elon Musk ainda não está isenta de problemas.
Europa multa o X em 120 milhões de euros
A Comissão Europeia multou o Twitter em 120 milhões de euros por várias violações da Lei de Segurança Digital (DSA), o quadro regulamentar que rege a moderação e a transparência das principais plataformas online na Europa. Esta multa sem precedentes resulta das infrações cometidas pela rede social americana.
O X é acusado de três grandes falhas. Em primeiro lugar, o uso enganador do famoso selo azul, apresentado como sinal de verificação quando qualquer utilizador pode obtê-lo através de uma subscrição paga, sem qualquer verificação real de identidade. Segundo Bruxelas, este sistema induz o público em erro, facilita o sequestro de contas e viola a proibição de interfaces enganadoras da Lei de Segurança Digital (DSA).
Além disso, a Comissão considera que o diretório público de anúncios da X não cumpre os requisitos de transparência. O diretório contém pouca informação essencial — conteúdo, tema, patrocinador — e apresenta obstáculos técnicos que impedem uma consulta eficiente e rápida. Isto limita a capacidade dos investigadores e da sociedade civil para identificar campanhas de manipulação, fraudes ou operações coordenadas.
Today, we fined X for non-compliance with transparency obligations under the DSA.
We're holding X accountable for: 🔹Deceptive design of its ‘blue checkmark’ 🔹Lack of transparency of its advertising repository 🔹Failure to provide access to public data for researchers
↓
— European Commission (@EU_Commission) December 5, 2025
Rede de Elon Musk tem falta de transparência
Por fim, a plataforma X é acusada de impedir os investigadores de aceder aos seus dados públicos. A plataforma proíbe especificamente a recolha de dados (extração de mensagens públicas) e impõe procedimentos considerados desnecessariamente restritivos. Com isso, dificulta o estudo dos riscos sistémicos associados aos seus serviços.
Esta coima tem em conta a gravidade, o alcance e a duração das infrações. A empresa X tem agora 60 dias úteis para corrigir o uso indevido do selo azul e 90 dias para apresentar um plano de ação detalhando as medidas destinadas a adaptar o seu diretório de anúncios e o acesso aos dados às normas em vigor.
A Comissão Europeia revelou que não existe para impor multas pesadas. Querem garantir que a legislação digital é cumprida. Acrescentou ainda que a DSA não tem absolutamente nada a ver com censura. A investigação sobre X, relativa à divulgação de conteúdos ilegais e às medidas (ou à falta delas) tomadas para combater a manipulação da informação, ainda está em curso.




















Falta de transparencia vindo de um instituicao que de transparente nao tem nada.
Esta envolvida em corrupcao profunda, controlo, censura, detruicao economico social da Europa.
Aguarde-se pelo colapso que ja se ve no horizonte.
exato, não diria melhor
+1
Exatamente…
Não são os únicos envolvidos em censura. A censura está em todo o lado… mesmo à nossa volta.
Sim, porque o governo em Portugal é muito mais transparente… A informação institucional existe. Se houver algum “colapso” é por tipos como você que não fazem ideia do que falam.
Onde andava este organismo no antigo twitter antes do Musk?
Andava a multar a Google, a Apple e outras.
Qual o problema de ser agora uma empresa do Elon?
A incompetência desta Europa é generalizada, não é por andarem atrás do elinho.
Até porque se o elinho chegou a elon, foi muito graças à incompetência desta Europa.
100 % verdade, na mosca
O passarinho azul pagou 8746,94 milhões de multas, até ser mudado, para X.
É verdade que, por exemplo, o Telegram levou 630 milhões, e, ainda, não pagou 1 cêntimo. O Discord foram 11511 milhões, pagou 3000 milhões e, perdoaram, o resto.
Microsoft 65294,4 milhões, Google (já incluindo a Alphabet), 49992,7 milhões, são os líderes. Pagaram 66%, destes valores, para acabar, com os processos.
Bem-haja pela partilha, não tinha ideia da dieta do monstro burocrático. A Europa afinal tem qualidades, somos o máximo a carregar dinheiro sem produzir nenhum, mas que bela ideia criar um regulador assim, retorno acima de 100% garantido 🙂 Melhor que Bitcoin
É o dinheiro mais fácil obter para depois andar a gastar em Guerras eternas e a pagar hotéis a estrangeiros… Os “e”uropeus teem que se mentalizar que a Elite está a comandar em Bruxelas para o bem do património familiar deles e não do povo… Eles andam de V8 e metem impostos no povo de CO2… Teem imunidade nos sistemas de bloqueio que vão ser inseridos no software dos carros elétricos… Daí a pressa da mudança… Tu ficas com o carro parado mas eles andam… Não teem os juros a 1.5% ao ano…
Estamos a manter mamões…
Não se pode incomodar o führer Musk, não é?
Não se pode é ter inveja do sucesso dos outros…m isso sim
Da-lhe Europa, estas no bom caminho, e muito boa a multar as instituicoes. Ja terminou o dinheiro financiado para a guerra ? Ja esta em saldo negativo de novo ? Nao acredito.
Financiar os futuros ditadores, precisam de 980000000 milhões de euros, por ano.
Cá, em Portugal, há 2,1 milhões, de eleitores, a votar, em quem lhes prometeu 5000000 milhões de euros, de despesas públicas anuais, sem lhes explicar, de onde virá, esse dinheiro. “Há 99999999999999999999 milhões, na corrupção, que vamos recuperar, quase 5000000000000% da economia nacional está, na corrupção.” E 2 milhões, de eleitores, acreditam nisso.
Eu penso que ate o dinheiro dos russos já gastaram… Mas o Macronas já foi questionado sobre isso por algum motivo… Eles pensam que não se sabe a verdade… Ela dói sempre aos esquerdistas, porque a história prova que a desgraça vem sempre daí…. Temos que dar valor a quem dá valor em quem cria riqueza… Não é um gajo andar a trabalhar e dar metade do lucro para pagar a quem não quer fazer nada… Agen@ 2030 ( Guerras eternas…)
Selo enganador. Essa foi sensacional!
Vergonha fazer parte deste circo corrupto.
A escolha e liberdade que precisamente a Europa te ajuda a ter neste momento, permitem-te, precisamente, escolher qualquer outro local para “viver”, se que te sintas como parte integrante deste “circo corrupto.”
A Europa devia de regular o mundo, é o ultimo bastião da Humanidade decente.
Em matéria de transparência é tão rasca como o resto do mundo. A começar pela transparência do sistema fiscal, com contas bancárias, tanto do pobre como do capitalista multimilionário passadas a pente fino pelo fisco, e depois declarações de rendimentos em cima da mesa na repartição para fiscalização popular. Aliás, é assim que se previne a corrupção. Se és contra a transparência, és a favor da corrupção. E se és a favor da corrupção és corrupto. E se és corrupto. deves ser enjaulado. Tão simples como isso.
Exato… O conselho que eu dou e não sou doutorado em finanças é procurar sempre uma forma legal de trabalhar por conta própria… O fisco ctem a IA a trabalhar nos servidores… Mas devia também ir para a segurança social essa tecnologia para eles terem atenção que por vezes existe pessoas de baixa á 4 anos sem receber um tostão… Ou seja… Quem tem obrigações também tem direitos… E as vezes nem no Zimbábue se vê certas coisas
Bandido, se vc for a um psiquiatra, o psiquiatra fica maluco depois de o ouvir.
Deixe-se estar quieto e diga disparates baixinho em frente ao espelho.
Ele depois costuma responder que vc é o mais lindo e inteligente do planeta terra e não só.
Durante umas horas fica com o ego inchado.
Quando surgir necessidade de começar a dizer disparates novamente é só recomeçar o processo em frente ao espelho.
É isto que receito aos meus pacientes, se bem que vc é pior que qualquer um deles, e tem funcionado muito bem.
Se precisar de receita para o espelho é só dizer.
Mas qualquer espelho serve, não se deixe iludir por marcas exotéricas…
Escusa de agradecer e pode partilhar esta receita lá pelos seus amigos na madrassa que frequenta.
A UE quer mesmo forçar a identificação de identidades.
Infelizmente, veja o caso do FB: 94692970 perfis, portugueses, activos, nos últimos 30 dias. Mesmo se existam 100 milhões, de empresas, não há 50%, com perfis, nas redes sociais. E população, nem 40%, lá tem conta, muito menos faz 400 milhões, de comentários, por mês (período eleitoral há 900 milhões, de perfis activos. Depois, ficam milhão e meio, em meses bons.
A multa de 120 milhões é a soma das três parcelas. Apenas a primeira – design enganoso da sua ‘marca azul de confirmação da conta’ (45 milhões):
– No Twitter (até final de 2022) a “chekmark” azul era atribuída gratuitamente a contas autênticas e de interesse publico (governos, Figuras publicas, jornalistas, marcas, etc.). A conta tinha que ser considerada “notável, ativa e autêntica”, passava por um processo de candidatura e análise pela equipa de verificação do Twitter, sem pagamento d mensalidade.
– No X, desde 2023, acabou esse processo de confirmação e segundo a descrição oficial a “marca azul identifica contas com subscrição ativa do X Premium que cumprem critérios como: nome, foto de perfil e um número de telefone confirmado. Na prática, pagar a subscrição Premium do X e ter um número de telefone, que é fácil de obter, para a confirmação.
A Comissão Europeia considera que isto induz as pessoas em erro ao sugerir que as são autênticas e foram verificadas, quando não foram. O DSA (Regulamento dos serviços Digitais) não exige que as plataformas verifiquem a autenticidade das contas, mas proíbe que afirmem que fazem essa verificação, quando não a fazem.
É uma multa por trafulhice do X, diferente das outras duas: recusa em fornecer dados públicos, contrariando obrigações de transparência nos termos do DSA (40 milhões) e falhas no registo de anúncios, anunciantes e targerting, que dificulta deteção de fraudes ou campanhas de desinformação (35 milhões).
O império contra-ataca – a reação de Musk e do governo americano:
“Numa série de publicações entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, o multimilionário criticou a UE, pedindo a “abolição” do bloco.
“A soberania [deve] ser devolvida aos países individuais, para que os governos possam representar melhor o seu povo”, escreveu Musk na sua conta no X.
Os ataques de Musk ocorrem um dia depois de o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, ter criticado a multa [antes de ser anunciada], que classificou como um “ataque” a Washington “por parte de governos estrangeiros”.
“A multa (…) da Comissão Europeia não é apenas um ataque à X; é um ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano por parte de governos estrangeiros”, declarou Rubio numa mensagem no X.!
“Acabaram-se os dias de censurar os americanos na Internet”, acrescentou. (Sapo/Observador/Agência Lusa, 06/12/2025)