Dados de 800 mil carros elétricos da Volkswagen expostos e acessíveis na Internet
A conetividade permanente dos carros elétricos vem trazer novos desafios aos fabricantes e até aos clientes. Os seus veículos recolhem dados para ajudarem os utilizadores e os fabricantes, mas muitas vezes estes não têm o tratamento devido. Uma informação recente veio mostrar que dados de 800 mil carros elétricos da Volkswagen estiveram expostos e acessíveis na Internet.
A Cariad, uma subsidiária do software automóvel da Volkswagen, terá deixado os dados confidenciais de 800.000 carros elétricos expostos numa pasta de armazenamento insegura na cloud da Amazon. Esta situação surge depois de Nadja Weippert, presidente da Câmara de Tostedt, na Baixa Saxónia, ter investigado a aplicação que precisava de descarregar para utilizar a funcionalidade remota do seu Volkswagen ID.3. Descobriu que recolhia dados precisos de geolocalização sempre que o carro era desligado, criando uma imagem detalhada do local onde estivera.
A vulnerabilidade foi descoberta pela primeira vez por uma organização europeia de hackers éticos, o Chaos Computer Club (CCC), que foi informada por um denunciante. O CCC confirmou a questão no dia 26 de novembro e notificou a Cariad, dando à empresa 30 dias para tornar os dados inacessíveis.
A Cariad reconheceu que o problema resultou de configurações inadequadas em duas aplicações da empresa, respondendo em poucas horas e agradecendo ao CCC pelo seu trabalho. O porta-voz do CCC, Linus Neumann, elogiou a empresa de software da Volkswagen: “a equipa técnica da Cariad respondeu de forma rápida, completa e responsável.”
A publicação alemã Spiegel revelou que mais de metade dos carros (460.000) partilhavam dados GPS precisos. A maioria dos 800.000 modelos afetados estava localizada na Alemanha (300.000), sendo a Noruega, a Suécia, o Reino Unido, os Países Baixos, a França, a Bélgica, a Dinamarca, a Suíça e a Áustria também o lar de dezenas de milhares dos carros elétricos afetados.
Como a Volkswagen é a empresa-mãe de outras marcas europeias populares, os modelos Audi, SEAT e Skoda também foram afetados. Não está claro se a CUPRA, a Porsche e outras subsidiárias da Volkswagen também foram afetadas.
Neste cenário, a Volkswagen já está atrás dos seus rivais no que toca ao software. Apesar deste erro da Volkswagen, quase uma década após a gigante automóvel ter sido apanhada a mentir sobre as emissões de muitos dos seus automóveis a diesel, esta não é a única empresa a recolher dados de clientes. Em setembro de 2023, um inquérito da Mozilla revelou que 25 grandes fabricantes de automóveis recolheram mais dados do que aqueles de que necessitavam.
Tantas Teorias da conspiração, tanta treta que por aí falam … Opps Opps Opps, afinal não é que … Siga pra Bingo
A VW vendeu mais de 800 mil carros elétricos?
Million dollar question…
vw, audi e skoda… sim, vendeu.
Não… São só os dados… 🙂
Pelo numero de carros, duvido que tenham sido só elétricos.
Já agora os sistemas de infotaiment e comunicações é igual em todos.
Só em 2023 a VW vendeu quase 400mil. Se calhar pensa q só a Tesla é q vende elektros.
Parece que não sou o único com essa dúvida.
Não vendeu nada, nao se vendem eléctricos. Lol
O meu, então, não é VW Group. É WV. Há casos em Portugal.
Vendeu pois:
“…Volkswagen entregou cerca de 394.000 veículos totalmente elétricos a clientes em todo o mundo, o que corresponde a um aumento de 21,1% em comparação com o ano anterior…”
https://www.volkswagen.pt/noticias/4132-cerca-de-487-milhoes-de-veiculos-em-todo-o-mundo-a-marca-volkswagen-aumenta-as-vendas-em-2023?
Ñão se vendem eléctricos nem ninguém quer eléctricos, como se venderam ?
Há sempre alguns subsídio-dependentes que vão sendo engrupidos. Há que ter oferta para todo o tipo de Cliente.
Calma, não estamos a falar de carros a combustão e eléctricos a hidrogénio.
Não te preocupes quando acabarem com a loucura dos Elektros acabam estes problemas. Era banir esses carros todos das estradas e obrigar a VW a devolver o dinheiro todo.
LOL. Ninguém quer Elektros. É impossível ter vendido tantos. Só falta dizer que se vendem milhões ao ano
O problema não reside apenas na VW.
E há abusos de privacidade bem piores para além da localização em outras marcas.
O que esta gente quer é controlar , a grande preocupação do carro elétrico é a facilidade de poder controlar e desligar o carro quando os políticos quiserem.
É diferente de um a combustão como ?
Todos os eléctricos permitem o que o Joao escreveu.
Muito poucos a combustão (apenas os mais recentes) o permitem.
Percebeu a diferença?
Todos ? Então quanto quer para desligar o meu ?
Não, não entendi a diferença, até porque hoje todos os carros têm sistemas de comunicação remota, mostre um que não tenha ?
O meu Mercesdes E200 de 1997 não tem!
Ele falou em mais recentes, daí a dúvida.
O JL é tão bom mas tão bom.. Com tanto saber… que ao tentar fazer dos outros aquilo que ele mesmo é… mostra bem o tipo de pessoa com que temos de lidar.
Sabe pelo menos ler? É que demonstra um défice muito grande neste campo.
Eu mantenho o que escrevi:
“Todos os eléctricos permitem o que o Joao escreveu.” – é uma generalização e como tal há excepções. se não entende isto, a culpa não é minha.
“Muito poucos a combustão (apenas os mais recentes) o permitem.”
Sabe qual é a média de idade do parque automóvel em portugal? e na Europa?
Qual o percentil dos que têm comunicação remota?
Vá estudar e quando quiser ter uma conversa seria… volte.
Até lá… continue com as suas perguntas de quem não sabe usar o google e gosta de gozar com as pessoas.
Eu sei ler, já você não:
Todos ? Então mostre lá qual o sistema de comunicação que os dacia spring têm para fazer isso ?
Que interessa a média de idade, estou a ver ali um Peugeot 508 de 2013 que tem sistema de conectividade.
Redonda me você quantos eléctricos têm?
O Dacia spring tem ? Nissan leaf ? Tem ?
Quer mais modelos ?
mercedes isso é um carro ?
Então vamos lá dar uma aula ao PoisZe e esclarecer o ponto: todos os modelos de carros produzidos após 2018 possuem conectividade por exigência da União Europeia. Aliás, muitos veículos já tinham essa funcionalidade antes dessa obrigatoriedade.
O que está a ser dito, e parece que não estás a interpretar corretamente, é que este não é um problema exclusivo dos carros elétricos, mas sim de todos os veículos modernos vendidos atualmente, independentemente do tipo de motorização.
Portanto, ninguém está a comparar o parque automóvel completo, mas sim a abordar o facto de que a conectividade é uma característica universal nos carros atuais.
Mais uma desvantagem das dezenas de desvantagens dos carros elétricos.
Quem ainda cai no esquema é porque quer! ESTUDASSEM!
se estudasses um pouco saberias que os carros novos a combustão estão tambem com conetividade permanente, mas chama mais a atenção a paupérrimos se tiver elétrico no titulo
carros novos… que são quanto % de todos os veículos a combustão?
Aguentem… Estudassem!
Este parece que não leu. Loool
@JL, lembras-te de um caso de um srº tuga que comprou um BMW I3 “salvado” e não conseguia andar com ele, esse carro estava “bloqueado” creio pela BMW, a minha duvida é como é que foi feito o bloqueio, provavelmente o carro deve de ter estado dentro de uma oficina BMW ou o bloqueio foi via OTA?
Ou por outras palavras, pode uma marca bloquear um carro a distância?
PS, como isto agora é só virgens ofendidas, a minha pergunta é legitima nada tem de provocadora contra nada nem ninguém
Mas não foi bloqueio nenhum, o carro apenas tinha o fusível pirotécnico queimado, e como era salvado a bmw carregou na fatura, esse carro está a andar, foi reparado cá em Portugal numa oficina de terceiros.
As marcas podem bloquear os carros com facilidade.
Já dos tempos do ZOE e das famosas baterias de aluguer, estou-me a lembrar de tantos enganadinhos que compraram carros usados que pouco depois não podiam andar pq não conseguiam carregar as baterias pq a mensalidade da batrtia não tinha sido paga.
Há muita forma de parar um elektro.
Já tapar um depósito à distância deve ser mais difícil, digo eu, não sei.
@Barão Vermelho
Este JL é um troll desinformado que gosta de gozar com os outros…
Não foi só esse Bmw i3.
Eu dou outro exemplo:
“Uma juíza do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa considerou que o grupo Renault cometeu um crime informático ao ter bloqueado as baterias de mais de 120 carros eléctricos do modelo Zoe, seminovos, que foram vendidos por uma empresa portuguesa de Vila do Conde, que opera com a marca E-Drive Option.”
E como fizeram isto? via “OTA”…
É so ‘alguém’ querer.
@Yamahia
Tapar o deposito não… Mas nos carros mais recentes, com comunicação remota, podem bloquear o carro na mesma. E de várias maneiras…
É ‘só’ fazer com que o software que o carro tem não deixe o carro arrancar.
Não faltam componentes (da bomba de combustível ao sistema de injecção) que eles podem remotamente desactivar impedindo assim o carro de trabalhar.
Há ainda os bloqueios que os carros trazem contra furto. Que podem facilmente ser activados remotamente parando o carro no local onde se encontrar.
Basta o carro ter ligação remota.
E…. ‘alguém’ querer.
Então o que eu disse que foi desinformação ?
O que você disse é que é desinformação, porque a Renault não bloqueia o carro, apenas bloqueou o carregamento da bateria por ser dona da bateria, se é legal é outra história.
Nós a combustão tanto pode bloquear a porta do tampão de abastecimento, que muitos já é eléctrica, como a ECU que controla o motor, portanto é igual….
@JL, eu já não me lembrava do final da história.
@PoiZé, poe outras palavras o carro nunca é nosso 🙂 🙂 🙂
Eu lembro-me na altura ter tentado comprar um Zoe, e os vendedores diziam que o pagamento extra das baterias eram uma espece de seguro da mesma, o problema era o limite de km que podias fazer e que aumentava em muito o preço.
Não, o carro é do dono, a bateria nesses carros é que é alugada, nada o impede de tirar a bateria e entregar ao dono, e comprar uma para lá meter.
Melhor negócio é negociar a bateria com a empresa que detém a bateria, já vi bons negócios para ficarem com essas baterias.
Grande parte dos carros a combustão têm mais de 11 anos.
Para quê mudar quando estão bem?
Os elétricos estão minados de spyware.
O problema deles não é estarem bem….
A sério? Porquê? Em que não estão bem?
É não terem para um mais novo.
Uma desvantagem que também reside no MS Windows.
Qual é a diferença para um a combustão ?
Por isso é preciso sempre fazer um backup de todo o sistema do carro e depois não deixar a Georeferecia tal como acontece nos drones bloquear o carro… Mas isso é só para quem estudou…
Como faz um backup de todo o sistema do carro ?
Os drones bloqueiam os carros ?
” conectividade permanente dos carros elétricos vem trazer novos desafios aos fabricantes ”
os carros novos não elétricos não trazem conectividade permanente??? qual a necessidade dos “carros elétricos” terem e os a combustão não terem?
Já agora o meu Leaf elétrico tinha conectividade 2g que deixou de funcionar quer dizer que já não dá para andar com ele 🙂
Não… quer dizer que remotamente já não o desligam!
Não desligam ? Então porquê? Não são desligados electronicamente ?
Estudasses.
inacreditável… ler não é o seu forte. interpretação de texto… é como lhe der jeito…
“Já agora o meu Leaf elétrico tinha conectividade 2g que deixou de funcionar”
Se não tem ‘conectividade’ como é que acedem remotamente para fazer o que quer que seja?!
não restam grandes duvidas do troll que é… e não vou alimentar mais as suas necessidades de atenção… continue com o seu saber absoluto
O meu forte não é interpretação ? Ou você está a inventar e depois ainda inventa mais para descredibilizar os outros ?
A conectividade não é para acederem ao carro, é para o carro aceder a um servidor onde deixa as informações.
Não restam dúvidas que és um grande troll e que ainda não entendeu que o problema da conectividade não é exclusivo aos eléctricos.
Nem vale a pena tentar alimentar, já viu que inventar como faz não chega a lado nenhum.
Não é saber absoluto, é não inventar e ter preconceitos como você.
Anda com os cálculos do BMS feitos à unha numa folha de jornal e sempre pode abrir um buraco no chassis e dar ao canelo como os Flintstones.
PosZé tu é que não estás a interpretar o que foi dito. O que eu referi é que os carros elétricos não precisam de conectividade permanente para funcionar. Eles podem circular perfeitamente sem qualquer ligação, e isso não é um problema que os diferencie dos carros a combustão.
A conectividade é apenas uma característica que existe em praticamente todos os carros modernos, mas não é essencial para o funcionamento dos elétricos ou dos a combustão
@jpr
Onde é que eu escrevi que precisam de conectividade para funcionar?
O que eu escrevi foi que se não estão conectados a nenhum sitio então não o poderão desligar remotamente!
Onde está a dúvida?
Gasta-se milhóes em armamento quando as 5º colunas dentro dos países crescem a olhos vistos cada carro cheio de software cada equipamento que se interliga cada vez mais a um rede constitui uma ameaça e pode-se tornar numa arma basta uma falha de 1% para ser controlado . Antigamente os Países conquistavam-se pelas armas , actualmente o mais facil é pela divida, futuramente a tecnologia trata disso sem esforço.
Eu faço outra questão: para que serve conectividade permanente na porcaria de um carro? É um carro, não precisa garantidamente disso para rolar.. Como nunca precisou. Oh, modas para gabarolas.
Para que quer conectividade permanente no seu telefone ? É um telefone, não precisa garantidamente disso para telefonar, como nunca precisou. Oh modas para gabarolas.
está bem visto, mais um ponto para verificar o que nos andam a fazer…ID digital associado ao banco, agora os carros a transmitirem dados de para onde e quando o fazemos…nem George Orwell teriam imaginado tal façanha
Tb acho, nem devia ser permitido qualquer tipo de actualização de software que mexa no motor, acelerador, travoes e cx de velocidades um carro não é um pc para andar com actualizações ou acessos remotos. Já muitas vezes se demonstrou o perigo disso, mas os governos ….. e os politicos andam a cumprir agendas.
Exatamente por isso é que não existe.
Ou seja, o que o Raul diz para o JL não existe… Gostava de ter essa capacidade! Criar um mundo imaginário e viver nele! … infelizmente não consigo. Há mais coisas para além do meu umbigo…
Mas eu, que sou burro, dou-lhe uma ajuda… A Mercedes aumenta remotamente a potencia se pagar por isso!
vá ler…. vá estudar!
Se existe porque não prova que existe ?
Sim, há coisas para além do seu umbigo e imaginário.
Se não é burro, parece.
A Tesla também aumenta a potencia do carro remotamente se pagar, mas tem de parar o carro, desligar, aceitar a atualização remota, esperar meia hora para a atualização e depois tem mais potência.
Vá ler, vá estudar em vez de inventar.
“A Tesla também aumenta a potencia do carro remotamente se pagar, mas tem de parar o carro, desligar, aceitar a atualização remota, esperar meia hora para a atualização e depois tem mais potência.”
Então em que ficamos? Existe ou não existe? No mesmo post pede para mostrar que existe, e logo a seguir afirma que, afinal, existe…
Bipolaridade?…
A Tesla devia ter feito isso ao Plaid em Nurburgring. Agora escusava de estar a passar vergonha.
Mas não fez.
Como ele disse não existe, leia lá melhor melhor o que ele disse e eu.
Eu confirmei que não é permitido sem o cliente pagar e sem ele confirmar que quer.
Serve para a quantidade de sistemas de entretenimento e ecrans que não te ira servir de nada a não ser aumentar o preço do carro em alguns milhares de euros. Os automóveis acabam por se tornar smartfones com rodas. Tudo isso devia ser opcional para quem estivesse interessado. Vem para aqui reclamar que os carros estão caros mas esquecem-se que muito do aumento de preço vem dai.
Para pessoas com eu que o automóvel é um meio do transporte do dia a dia e para passear ao fim de semana, um bom sistema de auto radio/som e mais que suficiente. Musica esta na pen e o GPS. qualquer suporte com o telemóvel faz o mesmo.
Pior é pagar os pelos avisos irritantes dos carros modernos que estão sempre a implicar com a condução de um gajo.
Pisaste a linha PIIIIIIIIIIIII…………… Vais a 51 PIIIIIIIIIIIIIIIIII, etc
Dass!
desde 2021 ou 2020 a CE tornou obrigatória essa conectividade……se ouve um acidente grave e ficares encarcerado junto do espelho retrovisor tens uma tecla…….ao activar a marca localiza o carro…..seja a combustão seja elétrico……todos têm…
O que é que a necessidade de conectividade iniciada pelo condutor em caso de necessidade e/ou emergência tem a ver com a constante conectividade e recolha de dados de geolocalização e características da condução?
Necessidade de comunicar e espiar são coisas distintas (excepto para os fabricantes e governos controladores)
Por isso os análogos estao a vender bem. Ainda temos um focus de 2004 mesmo para isso, para alguma porrada e privacidade, lol
Se vendessem bem os stands não estavam carregados deles e a aumentar os números.
Aqui no RU vai Autotrader e vê os milhares de EV’s a criar poeira nos stands. Desde que tenha dinheiro tudo se vende seja o que for. Mas no presente muitos andam com a ressaca to elevado custo de vida.
Duvido, a suzuki por exemplo que é uma marca que vende cerca de metade da Tesla na Europa, tem o DOBRO de carros à venda no autotrader, portanto não são os eléctricos que estão a apanhar pó, mas sim os a combustão, como seria de esperar no RU, já que a venda destes está a crescer.
Lento melhor o artigo:
“Uma amostra ADAC de quatro tipos de veículos da BMW, Renault e Mercedes mostrou que o Classe B transmite sua localização atual para a Mercedes a cada dois minutos. Além disso, são relatados a quilometragem, o nível do tanque, a pressão dos pneus e o número de apertos dos cintos – todas as informações que permitem tirar conclusões sobre o estilo de condução”
Lá se foi a teoria que são só os eléctricos…