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Dados de 800 mil carros elétricos da Volkswagen expostos e acessíveis na Internet

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. says:

    Tantas Teorias da conspiração, tanta treta que por aí falam … Opps Opps Opps, afinal não é que … Siga pra Bingo

  2. says:

    A VW vendeu mais de 800 mil carros elétricos?

  3. JL says:

    Pelo numero de carros, duvido que tenham sido só elétricos.

    Já agora os sistemas de infotaiment e comunicações é igual em todos.

  4. Yamahia says:

    O problema não reside apenas na VW.
    E há abusos de privacidade bem piores para além da localização em outras marcas.

  5. Joao bigodes says:

    O que esta gente quer é controlar , a grande preocupação do carro elétrico é a facilidade de poder controlar e desligar o carro quando os políticos quiserem.

    • JL says:

      É diferente de um a combustão como ?

      • PoiZé says:

        Todos os eléctricos permitem o que o Joao escreveu.
        Muito poucos a combustão (apenas os mais recentes) o permitem.
        Percebeu a diferença?

        • JL says:

          Todos ? Então quanto quer para desligar o meu ?

        • JL says:

          Não, não entendi a diferença, até porque hoje todos os carros têm sistemas de comunicação remota, mostre um que não tenha ?

          • AiAique Queima says:

            O meu Mercesdes E200 de 1997 não tem!

          • JL says:

            Ele falou em mais recentes, daí a dúvida.

          • PoiZé says:

            O JL é tão bom mas tão bom.. Com tanto saber… que ao tentar fazer dos outros aquilo que ele mesmo é… mostra bem o tipo de pessoa com que temos de lidar.
            Sabe pelo menos ler? É que demonstra um défice muito grande neste campo.
            Eu mantenho o que escrevi:
            “Todos os eléctricos permitem o que o Joao escreveu.” – é uma generalização e como tal há excepções. se não entende isto, a culpa não é minha.
            “Muito poucos a combustão (apenas os mais recentes) o permitem.”
            Sabe qual é a média de idade do parque automóvel em portugal? e na Europa?
            Qual o percentil dos que têm comunicação remota?
            Vá estudar e quando quiser ter uma conversa seria… volte.
            Até lá… continue com as suas perguntas de quem não sabe usar o google e gosta de gozar com as pessoas.

          • JL says:

            Eu sei ler, já você não:

            Todos ? Então mostre lá qual o sistema de comunicação que os dacia spring têm para fazer isso ?

            Que interessa a média de idade, estou a ver ali um Peugeot 508 de 2013 que tem sistema de conectividade.

            Redonda me você quantos eléctricos têm?

            O Dacia spring tem ? Nissan leaf ? Tem ?

            Quer mais modelos ?

          • jota says:

            mercedes isso é um carro ?

        • jpr says:

          Então vamos lá dar uma aula ao PoisZe e esclarecer o ponto: todos os modelos de carros produzidos após 2018 possuem conectividade por exigência da União Europeia. Aliás, muitos veículos já tinham essa funcionalidade antes dessa obrigatoriedade.

          O que está a ser dito, e parece que não estás a interpretar corretamente, é que este não é um problema exclusivo dos carros elétricos, mas sim de todos os veículos modernos vendidos atualmente, independentemente do tipo de motorização.

          Portanto, ninguém está a comparar o parque automóvel completo, mas sim a abordar o facto de que a conectividade é uma característica universal nos carros atuais.

  6. natebul says:

    Mais uma desvantagem das dezenas de desvantagens dos carros elétricos.

    Quem ainda cai no esquema é porque quer! ESTUDASSEM!

    • jpr says:

      se estudasses um pouco saberias que os carros novos a combustão estão tambem com conetividade permanente, mas chama mais a atenção a paupérrimos se tiver elétrico no titulo

      • PoiZé says:

        carros novos… que são quanto % de todos os veículos a combustão?
        Aguentem… Estudassem!

        • JL says:

          Este parece que não leu. Loool

          • B@rão Vermelho says:

            @JL, lembras-te de um caso de um srº tuga que comprou um BMW I3 “salvado” e não conseguia andar com ele, esse carro estava “bloqueado” creio pela BMW, a minha duvida é como é que foi feito o bloqueio, provavelmente o carro deve de ter estado dentro de uma oficina BMW ou o bloqueio foi via OTA?
            Ou por outras palavras, pode uma marca bloquear um carro a distância?

            PS, como isto agora é só virgens ofendidas, a minha pergunta é legitima nada tem de provocadora contra nada nem ninguém

          • JL says:

            Mas não foi bloqueio nenhum, o carro apenas tinha o fusível pirotécnico queimado, e como era salvado a bmw carregou na fatura, esse carro está a andar, foi reparado cá em Portugal numa oficina de terceiros.

          • Yamahia says:

            As marcas podem bloquear os carros com facilidade.
            Já dos tempos do ZOE e das famosas baterias de aluguer, estou-me a lembrar de tantos enganadinhos que compraram carros usados que pouco depois não podiam andar pq não conseguiam carregar as baterias pq a mensalidade da batrtia não tinha sido paga.
            Há muita forma de parar um elektro.
            Já tapar um depósito à distância deve ser mais difícil, digo eu, não sei.

          • PoiZé says:

            @Barão Vermelho
            Este JL é um troll desinformado que gosta de gozar com os outros…
            Não foi só esse Bmw i3.
            Eu dou outro exemplo:
            “Uma juíza do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa considerou que o grupo Renault cometeu um crime informático ao ter bloqueado as baterias de mais de 120 carros eléctricos do modelo Zoe, seminovos, que foram vendidos por uma empresa portuguesa de Vila do Conde, que opera com a marca E-Drive Option.”
            E como fizeram isto? via “OTA”…
            É so ‘alguém’ querer.

          • PoiZé says:

            @Yamahia
            Tapar o deposito não… Mas nos carros mais recentes, com comunicação remota, podem bloquear o carro na mesma. E de várias maneiras…
            É ‘só’ fazer com que o software que o carro tem não deixe o carro arrancar.
            Não faltam componentes (da bomba de combustível ao sistema de injecção) que eles podem remotamente desactivar impedindo assim o carro de trabalhar.
            Há ainda os bloqueios que os carros trazem contra furto. Que podem facilmente ser activados remotamente parando o carro no local onde se encontrar.
            Basta o carro ter ligação remota.
            E…. ‘alguém’ querer.

          • JL says:

            Então o que eu disse que foi desinformação ?

            O que você disse é que é desinformação, porque a Renault não bloqueia o carro, apenas bloqueou o carregamento da bateria por ser dona da bateria, se é legal é outra história.

            Nós a combustão tanto pode bloquear a porta do tampão de abastecimento, que muitos já é eléctrica, como a ECU que controla o motor, portanto é igual….

          • B@rão Vermelho says:

            @JL, eu já não me lembrava do final da história.
            @PoiZé, poe outras palavras o carro nunca é nosso 🙂 🙂 🙂
            Eu lembro-me na altura ter tentado comprar um Zoe, e os vendedores diziam que o pagamento extra das baterias eram uma espece de seguro da mesma, o problema era o limite de km que podias fazer e que aumentava em muito o preço.

          • JL says:

            Não, o carro é do dono, a bateria nesses carros é que é alugada, nada o impede de tirar a bateria e entregar ao dono, e comprar uma para lá meter.

            Melhor negócio é negociar a bateria com a empresa que detém a bateria, já vi bons negócios para ficarem com essas baterias.

      • natebul says:

        Grande parte dos carros a combustão têm mais de 11 anos.
        Para quê mudar quando estão bem?

        Os elétricos estão minados de spyware.

    • Nirelle says:

      Uma desvantagem que também reside no MS Windows.

    • JL says:

      Qual é a diferença para um a combustão ?

    • Inculto says:

      Por isso é preciso sempre fazer um backup de todo o sistema do carro e depois não deixar a Georeferecia tal como acontece nos drones bloquear o carro… Mas isso é só para quem estudou…

  7. jpr says:

    ” conectividade permanente dos carros elétricos vem trazer novos desafios aos fabricantes ”

    os carros novos não elétricos não trazem conectividade permanente??? qual a necessidade dos “carros elétricos” terem e os a combustão não terem?

    Já agora o meu Leaf elétrico tinha conectividade 2g que deixou de funcionar quer dizer que já não dá para andar com ele 🙂

    • PoiZé says:

      Não… quer dizer que remotamente já não o desligam!

      • JL says:

        Não desligam ? Então porquê? Não são desligados electronicamente ?

        Estudasses.

        • PoiZé says:

          inacreditável… ler não é o seu forte. interpretação de texto… é como lhe der jeito…
          “Já agora o meu Leaf elétrico tinha conectividade 2g que deixou de funcionar”
          Se não tem ‘conectividade’ como é que acedem remotamente para fazer o que quer que seja?!
          não restam grandes duvidas do troll que é… e não vou alimentar mais as suas necessidades de atenção… continue com o seu saber absoluto

          • JL says:

            O meu forte não é interpretação ? Ou você está a inventar e depois ainda inventa mais para descredibilizar os outros ?

            A conectividade não é para acederem ao carro, é para o carro aceder a um servidor onde deixa as informações.

            Não restam dúvidas que és um grande troll e que ainda não entendeu que o problema da conectividade não é exclusivo aos eléctricos.

            Nem vale a pena tentar alimentar, já viu que inventar como faz não chega a lado nenhum.

            Não é saber absoluto, é não inventar e ter preconceitos como você.

          • Yamahia says:

            Anda com os cálculos do BMS feitos à unha numa folha de jornal e sempre pode abrir um buraco no chassis e dar ao canelo como os Flintstones.

          • jpr says:

            PosZé tu é que não estás a interpretar o que foi dito. O que eu referi é que os carros elétricos não precisam de conectividade permanente para funcionar. Eles podem circular perfeitamente sem qualquer ligação, e isso não é um problema que os diferencie dos carros a combustão.

            A conectividade é apenas uma característica que existe em praticamente todos os carros modernos, mas não é essencial para o funcionamento dos elétricos ou dos a combustão

          • PoiZé says:

            @jpr
            Onde é que eu escrevi que precisam de conectividade para funcionar?
            O que eu escrevi foi que se não estão conectados a nenhum sitio então não o poderão desligar remotamente!
            Onde está a dúvida?

  8. raul says:

    Gasta-se milhóes em armamento quando as 5º colunas dentro dos países crescem a olhos vistos cada carro cheio de software cada equipamento que se interliga cada vez mais a um rede constitui uma ameaça e pode-se tornar numa arma basta uma falha de 1% para ser controlado . Antigamente os Países conquistavam-se pelas armas , actualmente o mais facil é pela divida, futuramente a tecnologia trata disso sem esforço.

  9. R says:

    Eu faço outra questão: para que serve conectividade permanente na porcaria de um carro? É um carro, não precisa garantidamente disso para rolar.. Como nunca precisou. Oh, modas para gabarolas.

    • JL says:

      Para que quer conectividade permanente no seu telefone ? É um telefone, não precisa garantidamente disso para telefonar, como nunca precisou. Oh modas para gabarolas.

      • AiAique Queima says:

        está bem visto, mais um ponto para verificar o que nos andam a fazer…ID digital associado ao banco, agora os carros a transmitirem dados de para onde e quando o fazemos…nem George Orwell teriam imaginado tal façanha

    • raul says:

      Tb acho, nem devia ser permitido qualquer tipo de actualização de software que mexa no motor, acelerador, travoes e cx de velocidades um carro não é um pc para andar com actualizações ou acessos remotos. Já muitas vezes se demonstrou o perigo disso, mas os governos ….. e os politicos andam a cumprir agendas.

      • JL says:

        Exatamente por isso é que não existe.

        • PoiZé says:

          Ou seja, o que o Raul diz para o JL não existe… Gostava de ter essa capacidade! Criar um mundo imaginário e viver nele! … infelizmente não consigo. Há mais coisas para além do meu umbigo…
          Mas eu, que sou burro, dou-lhe uma ajuda… A Mercedes aumenta remotamente a potencia se pagar por isso!
          vá ler…. vá estudar!

          • JL says:

            Se existe porque não prova que existe ?

            Sim, há coisas para além do seu umbigo e imaginário.

            Se não é burro, parece.

            A Tesla também aumenta a potencia do carro remotamente se pagar, mas tem de parar o carro, desligar, aceitar a atualização remota, esperar meia hora para a atualização e depois tem mais potência.

            Vá ler, vá estudar em vez de inventar.

          • LR says:

            “A Tesla também aumenta a potencia do carro remotamente se pagar, mas tem de parar o carro, desligar, aceitar a atualização remota, esperar meia hora para a atualização e depois tem mais potência.”
            Então em que ficamos? Existe ou não existe? No mesmo post pede para mostrar que existe, e logo a seguir afirma que, afinal, existe…
            Bipolaridade?…

          • Yamahia says:

            A Tesla devia ter feito isso ao Plaid em Nurburgring. Agora escusava de estar a passar vergonha.

          • JL says:

            Mas não fez.

        • JL says:

          Como ele disse não existe, leia lá melhor melhor o que ele disse e eu.

          Eu confirmei que não é permitido sem o cliente pagar e sem ele confirmar que quer.

    • João S. says:

      Serve para a quantidade de sistemas de entretenimento e ecrans que não te ira servir de nada a não ser aumentar o preço do carro em alguns milhares de euros. Os automóveis acabam por se tornar smartfones com rodas. Tudo isso devia ser opcional para quem estivesse interessado. Vem para aqui reclamar que os carros estão caros mas esquecem-se que muito do aumento de preço vem dai.

      Para pessoas com eu que o automóvel é um meio do transporte do dia a dia e para passear ao fim de semana, um bom sistema de auto radio/som e mais que suficiente. Musica esta na pen e o GPS. qualquer suporte com o telemóvel faz o mesmo.

      • Yamahia says:

        Pior é pagar os pelos avisos irritantes dos carros modernos que estão sempre a implicar com a condução de um gajo.
        Pisaste a linha PIIIIIIIIIIIII…………… Vais a 51 PIIIIIIIIIIIIIIIIII, etc
        Dass!

    • jota says:

      desde 2021 ou 2020 a CE tornou obrigatória essa conectividade……se ouve um acidente grave e ficares encarcerado junto do espelho retrovisor tens uma tecla…….ao activar a marca localiza o carro…..seja a combustão seja elétrico……todos têm…

      • RicM says:

        O que é que a necessidade de conectividade iniciada pelo condutor em caso de necessidade e/ou emergência tem a ver com a constante conectividade e recolha de dados de geolocalização e características da condução?
        Necessidade de comunicar e espiar são coisas distintas (excepto para os fabricantes e governos controladores)

  10. iDespairing says:

    Por isso os análogos estao a vender bem. Ainda temos um focus de 2004 mesmo para isso, para alguma porrada e privacidade, lol

    • JL says:

      Se vendessem bem os stands não estavam carregados deles e a aumentar os números.

      • iDespairing says:

        Aqui no RU vai Autotrader e vê os milhares de EV’s a criar poeira nos stands. Desde que tenha dinheiro tudo se vende seja o que for. Mas no presente muitos andam com a ressaca to elevado custo de vida.

        • JL says:

          Duvido, a suzuki por exemplo que é uma marca que vende cerca de metade da Tesla na Europa, tem o DOBRO de carros à venda no autotrader, portanto não são os eléctricos que estão a apanhar pó, mas sim os a combustão, como seria de esperar no RU, já que a venda destes está a crescer.

  11. JL says:

    Lento melhor o artigo:
    “Uma amostra ADAC de quatro tipos de veículos da BMW, Renault e Mercedes mostrou que o Classe B transmite sua localização atual para a Mercedes a cada dois minutos. Além disso, são relatados a quilometragem, o nível do tanque, a pressão dos pneus e o número de apertos dos cintos – todas as informações que permitem tirar conclusões sobre o estilo de condução”

    Lá se foi a teoria que são só os eléctricos…

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