Saiba como fazer a matrícula do seu filho online! É obrigatório…
Até dia 12 de julho os pais têm de fazer a matrícula (ou renovação) dos seus filhos. Este ano é obrigatório que seja online e, devido à afluência, é normal que a plataforma apresente alguns problemas. Segundo informações recentes a plataforma já foi reforçada, mas nota-se ainda alguma lentidão.
Hoje mostramos quais os passos para fazer a matrícula do seu filho online.
Já tentou fazer a matrícula (ou renovação) do seu filho online e acabou por desistir? A plataforma está lenta? Calma, tem até dia 12 de julho e deverá experimentar em diversas horas do dia. No nosso caso testamos na sexta-feira à noite sem problemas, e esta segunda-feira (cedinho) voltamos a testar sem qualquer tipo de problema.
Passo a passo para fazer a matrícula do seu filho online
O processo de matrícula demora alguns minutos e deve ter consigo alguns documentos, nomeadamente, Cartão de Cidadão do Encarregado de Educação e uma foto do aluno a inscrever. Para tal deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1 - Começar por aceder ao Portal das Matrículas e escolham a aplicação Matrículas
Depois de entrarem, carreguem em Nova Matrícula ou Renovação.
Nota: O botão não parece funcionar (em termos visuais, mas aguardando um bocadinho é redirecionado para o processo).
Passo 2 - Em seguida devem preencher a Declaração de Consentimento para Recolha e Tratamento de Dados Pessoais. Basicamente terá de responder a vários campos se autoriza ou desautoriza a utilização de determinados dados/informações.
Passo 3 - Este passo relativo aos Dados Gerais do Aluno. Aqui podem usar os dados do cartão de cidadão, se tiverem um leitor de cartões, ou então fazer o preenchimento manual.
Passo 4 - Em seguida iremos preencher com os dados da matrícula. Chamamos a atenção para o facto dos primeiros dados solicitados serem referentes ao ano anterior. No meio do processo será então questionado se o seu filho transitou de ano, devendo preencher os campos solicitados.
E está feito! Basta que submetam o processo para dar como concluído. Podem ainda obter uma cópia no e-mail e também descarregar o documento comprovativo.
O Portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula e renovação de matrícula com transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
“Leitor de cartão não encontrado “
Lindo !!!
O grande problema eram os reinícios. Durante o processo, subitamente surgia a mensagem de que a sessão tinha expirado e obrigava a reiniciar o processo a partir do ultimo ponto que o sistema tinha gravado. Entre os dias 28 e 30 de Junho precisei de aproximadamente 95 (NOVENTA E CINCO!!!!) tentativas ( digo aproximadamente, pois só comecei a anotar as tentativas a partir de certa altura), até conseguir completar o processo. Penso que o consegui, mas ainda não recebi o email que era suposto ter recebido a confirmar a conclusão do procedimento. VERGONHA!
Veja na pasta de spam, um dos nossos comprovativos foi para lá.
Melhor não podia haver.
Já passei quase 7h a tentar fazer uma matrícula. A primeira demorou 1h, a segunda encrava sempre no final, na escolha da escola, onde não aparece nada para escolher, aliás, já tentei todos os distritos e o único que tem escolha é Braga.
Para não dizer que me levantei às 5:30h da manhã e parei ao meio dia (sábado) e hoje já vai indo a tarde toda, embora hoje o site nem anda nem desanda…
Dá vontade de rir, de chorar, de partir alguma coisa… dinheiro dos impostos deste povo, onde andas?
Depois de uma semana em tentativas, ficou melhor no sábado, no meu caso não tinha as opções correctas para o Ensino Articulado. Ontem o portal estava melhor, mas sem as correcções devidas, hoje está novamente lento (estou desde as 7 da manhã a tentar)… Preferia ir para a fila da secretaria entregar os papéis. Descredibilização dos sistemas informáticos. 1ª regra – Capacidade do sistema (não tem, não implementa)
Boas
tenho duas renovações para fazer a 1º correu lindamente no dia 2 as 6 da manhã a 2ª estoua tentar desde sexta dia 3 corre bem até aos dados do aluno, faço seguinte da-me mensagem ” o aluno já tem uma matricula ativa “.
Só aparece um processo que diz ” não enviado ” entro tento fazer mesma mensagem.
Estou a tentar a mesma coisa e aparece a mesma mensagem… Como solucionou? Obrigada 😉
Os pobre coitados dos estagiários que fizeram este portal devem estar vermelhos de vergonha… acho que nunca havemos de ver num CV que alguém algum dia trabalhou nesta trampa…
O pior de tudo é que nunca uma empresa privada iria aceitar trabalho tão horrível (e não, o problema não é a carga do servidor, o problema é mesmo uma aplicação mal desenhada e muuuuuuuuito mal implementada)
que tristeza
Que coisa mais ridícula… estou a tentar uma manhã inteira e não consigo, esbarra sempre em alguma coisa
RIDÍCULO! RIDÍCULO! RIDÍCULO!
Bem estou no Brasil e ainda tentando matricular meu filho até os dias de hoje , visualizando os comentários percebi que o problema não estava na minha distância e sim no sistema. Meu filho sofrerá pela minha insistência ou pelo site carregado…..
Estou a tentar depois de inumeras vezes fazer a matricula/renovação do meu filho, mandei email a reportar a minha dificuldade para matriculaseletronicas.dsrc@dgeste.mec.pt, rencaminharam o mesmo para outro departamento visto que o mesmo se reporta para aquele departamento.
Até á data não obtive resposta.
ligaram do agrupamento a solicitar a matricula com urgencia.
Dirigi-me aus serviços da escola do Agrupamento, para realizar a mesma, não foi possível.
E agora?