Rússia vai apenas limitar serviços VPN que representem uma “ameaça” à segurança
Embora existam atualmente outros assuntos do momento, a guerra da Rússia contra a Ucrânia continua ativa e diariamente temos notícias sobre as consequências desse conflito. E de acordo com as últimas notícias, a Rússia vai agora apenas limitar os serviços de VPN que representem uma "ameaça" à segurança do país.
Russía limitará serviços VPN que ameacem a segurança
De acordo com as mais recentes notícias reveladas pela Reuters, a Rússia tem planos para bloquear determinadas redes virtuais privadas, conhecidas como VPN, e também os protocolos que sejam considerados como uma ameaça à segurança por uma comissão de especialistas. A informação foi avançada pela RIA, a agência de notícias estatal russa, que cita detalhes enviados pelo ministério digital.
Relembramos que foi depois do presidente Vladimir Putin ter ordenado o ataque à Ucrânia, em fevereiro de 2022, originando o bloqueio da Rússia a algumas redes sociais ocidenteis, que se verificou um aumento significativo da procura de serviços VPN como forma de contornar estas limitações de acesso.
Atualmente estes serviços continuam a ser bastante usados no país russo, e existem vários debates entre os legisladores sobre até onde é possível ir para se bloquear o uso de VPNs, uma vez que muitas ainda permitem o acesso a conteúdos proibidos, entre outras informações. Sabe-se que a Rússia tem uma lei definida em 2017 que obriga os fornecedores de tecnologia VPN a cooperar com as autoridades russas e a restringir o acesso a conteúdos proibidos pelo país, podendo, caso contrário, serem banidos.
No seu discurso, o legislador Anton Tkachev falou sobre as preocupações dos supostos planos para se bloquear todas as VPNs, algo que, segundo Tkachev, iria aumentar a pressão sobre o país russo e iria também impedir os russos de usarem alguns eletrodomésticos e aplicações domésticas.
A RIA menciona a resposta dada pelo ministério digital a essas mesmas preocupações, afirmando que "com base numa decisão da comissão de peritos... a filtragem de certos serviços VPN e protocolos VPN pode ser realizada na rede de comunicação móvel para tráfego estrangeiro que seja identificada como uma ameaça".
Para além disso, segundo a agência estatal o ministério disse que contornar as restrições a certas informações era considerado uma ameaça.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: comunicações, rússia, vpn
Eles dizem isso porque perceberam que não existe forma de bloquear a 100% uma VPN existe sempre forma de dar a volta pela 443 TCP como tráfego normal encriptado nem a China consegue que investe milhões e milhões nisso, a última vez que tive lá vendiam na rua uns SIMs com internet e VPN que ultrapassava as limitações e já podíamos usar os serviços bloqueados .
aka
Qualquer VPN que não forneça os dados dos utilizadores ao Putin xD
Em vez de andar aos gritos na rua contra este ou aquele ditador, devia-mos boicotar os produtos de países como a Rússia, China, Israel, Irão, Venezuela, etc, etc.
Obviamente que é impossível fazer-mos isso a 100%. Mas como os governos nada fazem. talvez seja altura de nós fazer-mos alguma coisa em vez de andar aos gritos e pintar as paredes.
Mesmo que um produto fique mais caro se for made em Portugal, deve ser preferido a outro made in China.
O mesmo se passa por exemplo nas próximas eleições. Eu sei que no parlamento existe pouca gente honesta. Mas votar em partidos como o PCP, que continuam a achar que a Rússia não invadiu a Ucrânia, que a Coreia do Norte é uma democracia, que a China é o paraíso!
Não me perguntem qual a alternativa, pois é uma pergunta difícil…