Rússia ameaça bloquear WhatsApp por se recusar a cumprir regras
A presença do WhatsApp e outras redes da Meta na Rússia não tem sido isenta de problemas. Agora, a Roskomnadzor exige remoção de conteúdos proibidos sob pena de restringir totalmente o acesso à plataforma da Meta no país.
Rússia ameaça bloquear WhatsApp na Rússia
As autoridades russas elevaram o tom das advertências contra o WhatsApp, ameaçando bloquear o acesso à aplicação de mensagens em todo o território nacional. A informação surge na sequência de novos comunicados do Roskomnadzor, o regulador russo das comunicações. Acusa a plataforma de falhar no cumprimento das regras do país no que toca à moderação e remoção de conteúdos considerados ilegais pelo Kremlin.
Embora a Meta, empresa proprietária do WhatsApp, tenha sido classificada como uma “organização extremista” pela justiça russa em 2022 — o que levou ao banimento imediato do Facebook e do Instagram —, a aplicação de mensagens tinha permanecido, até agora, a salvo de bloqueios generalizados. As autoridades russas justificavam esta exceção classificando o WhatsApp como um meio de comunicação privada e não uma rede social de difusão em massa.
Contudo, esta postura alterou-se recentemente. Segundo fontes citadas no relatório, a introdução de funcionalidades como os “Canais” no WhatsApp transformou a perceção do regulador, que agora vê a ferramenta como um veículo de disseminação de informações que violam as normas russas.
Roskomnadzor quer que sejam cumpridas as regras
O regulador foi perentório ao afirmar que “a aplicação poderá ser bloqueada se não restringir a difusão de materiais ilegais”. Nestas palavras, estava a referir-se a conteúdos que contradizem a narrativa oficial do governo ou que promovem atividades consideradas subversivas.
A ameaça de bloqueio não é um caso isolado, mas sim parte de um esforço contínuo de soberania digital por parte de Moscovo. A administração russa tem aplicado multas sucessivas à Meta pela recusa em eliminar o que classifica como “informação proibida”.
O ultimato atual sugere que o tempo para o pagamento de multas acabou e que a medida punitiva passará agora pela restrição técnica do serviço. Caso o bloqueio avance, milhões de utilizadores russos perderão o acesso a uma das últimas plataformas ocidentais de comunicação ainda operacionais no país, forçando uma migração ainda maior para alternativas locais ou para o Telegram.






















O watsapp, se pertence a Meta, nem sequer devia ser permitido no País, pois é uma das aplicações que patrocina o terrorismo.
É preciso lembrar que a Meta, apoiava o assasinato de Russos.
Eu nem entendo como é que essa tristeza de aplicação ainda é permitida.
Os Russos nem precisam dela, teem coisas melhores como o Max, que tem uma média de mais de 50M de utilizadores mensais, e continua a aumentar.
Estar dependente de aplicações externas, é um problema gigante para qualquer País.
Portugal também deveria ter sistemas operativos e um sistema de comunicação Português.
Claro para interação internacional, ai é necessário usar plataformas externas, mas aumenta o perigo, exponencialmente.
Quanto é que o anão do Kremlin lhe pagou para fazer esse post? Apoiar o assassinato de russos!!!
Este é mais um sem vergonha que mais cedo ou mais tarde será sinalizado como potencial terrorista na Europa.
Telegram em vez de WhatsApp
Agora é que a META vai tremer, perder acesso à Rússia, o maior país do planeta. Quem se mete com a Rússia fica sem poder prestar serviços por lá.
Por outro lado acho que a META não vai perder o sono, já que com o bloqueio internacional do serviço de pagamentos SWIFT na prática não teriam como rentabilizar na Rússia. Sim existiam umas excepções por causa do pagamento do petróleo e do gás, mas não sei se também já bloquearam tal ou não.
Acreditas mesmo que o bloqueio ao sistema SWIFT faz ou fez alguma diferença ao sistema financeiro Russo?
Sanções contra a Rússia funcionam no papel.
Basta uma simples pesquisa para perceber quem é realmente afetado com essas mesmas sanções… E não são os Russos.
E? Não estou a perceber porque razão não o podem fazer.
Se na Europa “democrática” bloqueiam canais de informação, censuram e perseguem profissionais que trabalham para esses mesmos serviços, só porque sim, qual é o problema da Rússia bloquear o WhatsApp?
Esta caixa de comentários está cada vez mais intragável, até mete dó
La vem o manel da rocha dizer que vamos ser multas de 100000000 milhoes para a russia