Redes Sociais em português
Foram analisadas, por Bruno Pedro, três Redes Sociais desenvolvidas em Portugal e direccionadas ao público português: amiguinhos.com, NetJovens e SAPO spot. Para tal foram contactados representantes dos três serviços propondo-lhes que respondessem a uma pequena entrevista. De todos, apenas o NetJovens não respondeu, sendo os seus dados estatísticos obtidos a partir da secção de publicidade do seu Web site.
amiguinhos.com O amiguinhos foi lançado em Março de 2002 e é mantido neste momento por uma equipa de 6 pessoas que partilham a amizade e o gosto por projectos Web de grande dimensão. André Moniz, um dos mentores deste projecto, revela-nos todos os detalhes do serviço.
O amiguinhos pode ser definido como um serviço onde o "utilizador pode criar amizades, trocar impressões, marcar encontros ou mesmo encontrar uma pessoa especial". André Moniz defende que "a exploração de novos meios sociais, como a comunidade do amiguinhos, é o resultado da transformação do estilo de vida deste século, da procura de expressão pessoal e de um acesso mais fácil às novas tecnologias".
Os visitantes do amiguinhos são, na sua maioria, provenientes de Portugal, mas o serviço já revela algum crescimento em França, no Reino Unido e no Brasil. André Moniz atribui este crescimento às comunidades de portugueses emigrantes existentes nesses países.
Neste momento o serviço conta com cerca de um milhão de visualizações mensais, mas a equipa antecipa um crescimento desse valor, alavancado por novas funcionalidades prestes a serem lançadas. Brevemente será possível ao utilizador promover o seu perfil através de conteúdos externos, como blogs, vídeo, e fotografia.
O amiguinhos não possui nenhuma fonte de rendimento, sendo o seu desenvolvimento sustentado pelos promotores do projecto. "Haverá um momento em que iremos colocar espaços de publicidade no site e a partir daí equilibrar todo o investimento que temos estado a realizar", refere André Moniz, com alguma precaução de modo a não degradar a usabilidade do serviço.
SAPO spot O spot existe desde Novembro de 2007 e está integrado na rede de serviços do portal SAPO. Fazendo parte do maior portal português, o spot beneficia do acesso e da fácil integração com outros serviços SAPO. Teresa Barros, responsável pelo desenvolvimento, respondeu às questões colocadas na entrevista, revelando alguns pormenores interessantes.
O serviço oferece ao utilizador a possibilidade de criar a sua própria rede de amizades. Teresa Barros refere que "o objectivo é manter o contacto com essa sua rede (recorrendo aos mais diversos meios de comunicação, incluindo instant messaging), conhecer pessoas novas e partilhar conteúdos (mesmo que estes estejam noutros sites, como por exemplo o Flickr, SAPO Blogs, Blogspot ou YouTube)".
O spot possui um leque impressionante de funcionalidades. Desde a comunicação em tempo real entre utilizadores, passando pela inserção e partilha de conteúdos (blogs, vídeo e fotografia), existe até a possibilidade de se obter a compatibilidade astrológica entre utilizadores.
Com milhão e meio de visitas mensais provenientes maioritariamente de Portugal, o serviço é rentabilizado através da "venda de publicidade, essencialmente banners e Anúncios SAPO", indica Teresa Barros. Estas visitas traduzem-se em cerca de dez mil utilizadores que, diariamente, recorrem às muitas funcionalidades do spot.
Para o futuro esperam-se novas funcionalidades e integrações com serviços e conteúdos. "Por exemplo, vamos continuar a integração com o SAPO Mapas e utilizar a plataforma mobile", indica Teresa Barros.
Que papel terão as Redes Sociais na sociedade em geral? André Moniz pensa que "as redes sociais estarão para a sociedade moderna como o café, o bar e a discoteca estiveram para a nossa geração". É interessante perceber até que ponto as Redes Sociais poderão assumir o papel ocupado por estes locais, e que actividades aí se desenvolverão.
Teresa Barros acredita que "estamos perante uma mudança na forma como as pessoas conhecem outras e como mantêm o contacto com velhos amigos", acrescentando ainda que "as redes sociais permitem manter contacto com amigos, mesmo aqueles que não vemos há muito tempo, e partilhar informações de forma centralizada".
O comparativo Finalmente, aqui fica o comparativo dos três serviços, em termos de visualizações por mês, utilizadores registados e número de contactos por utilizador. Os dados relativos ao NetJovens foram obtidos a partir da sua secção de publicidade, não estando disponível a informação de contactos por utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
nao fazia ideia de que a netjovens tinha crescido tanto
Recuso-.me a ter um perfil num site chamado “amiguinhos”.
…isso de uma pessoa se recusar a ter um perfil num site chamado “amiguinhos” já vai depender de cada um…
…mas por acaso alguém se lembra de uma revista há uns anos atrás que se chamava precisamente “amiguinhos”?!?!?!?
…enfim…um pequeno aparte…
não vejo grande utilidade neste tipo de site…. mas se foi feito foi porque alguem lhe há de dar uso… so espero que não seja palco para “amiginhos” tipo padres frederico e afins!!!!
Nunca visitei sequer o hi5 (a sério não estou a gozar) nunca me puxou as redes sociais
Hi5, myspace e chega…
Mas era realmente últil que os portugueses procurassem uma forma de unificar as redes sociais… isso sim, já foi mais utopia…
Eu também me recuso terminantemente a ter um perfil num site de nome “amiguinhos” 😀
E num site chamado Facebook já te agrada ??? Parem de ser ridículos. É claro que cada um é livre de gostar do que quer mas julgar um site pelo nome só porque se chama assim e assado é o mesmo que julgar uma pessoa só pelo nome…
Imagina que alguém dizia: “Miguel Jeri ? Não gosto desse nome e recuso-me a falar com alguém que tenhas esse nome”. Que absurdo!
netjovens e o do sapo foram os unicos que já me chegaram aos ouvidos (dos tres acimas referidos), mas nunca criei nada lá. quanto ao terceiro, concordo com todos os que disseram que se recusavam a ter um perfil naquele lugar lol
hi5 é o unico que detem toda a minha atenção.
“amiguinhos” que meigo XD