Redes Sociais continuam a ganhar força na divulgação de notícias
Desde que apareceram as primeiras redes sociais, que este tipo de canais tem vindo a ser usado para os mais diversos fins. Na área da informação, as redes sociais têm vindo a dominar, cada vez mais a distribuição de notícias. Media vão ter de se adaptar.
Além das redes sociais há mais tendências... Inteligência Artificial, a verificação de factos...
O primeiro relatório deste ano do Observatório Ibérico de Média Digitais e da Desinformação, IBERIFIER, é sobre o tema das novas tendências de média para 2025/2030. Entre as conclusões do documento “Análise de tendências e inovação para o ecossistema mediático de Espanha e Portugal”, sobressai o caminho que já está a ser percorrido no campo da Inteligência Artificial, IA, a verificação de factos para combater a desinformação – que tem ganho sofisticação -, e a aposta em formatos visuais, vídeos para alcançar os mais jovens.
O relatório destaca também que há cada vez menos pessoas dispostas a consumir notícias extensas, preferindo conteúdos mais compactos. Ainda segundo o estudo, as redes sociais serão cada vez mais dominantes na distribuição de notícias e os media terão de adaptar as suas estratégias de comunicação "a um contexto de alteração de algoritmos e de saturação de informação, mais radical que nunca". Os vídeos curtos, vídeos verticais, são também cada vez mais uma tendência e isso comprova-se com o sucesso do TikTok.
No estudo é ainda possível encontrar a avaliação por temática, com algumas das declarações proferidas pelos entrevistados: do “Fact checking”, à IA, negócios, empresas, cultura jornalística, entre outros.
Com as empresas de redes sociais a evitar o sector de divulgação de notícias para evitar dar dinheiro para empresas de notícias, duvido que seja uma boa aposta por parte das empresas noticiosas já que essas empresas não os querem lá.
Já a veracidade das mesmas é que é discutível independentemente do suporte utilizado…
Com o crescimento simultâneo das fake News, rapidamente espalhadas pelos cada vez vais ignorantes internautas.
a old media em vez de fazer jornalismo imparcial e responsável é cada vez mais jornalixo e propagandismo.