Recorde: Internet a 44,2 terabits por segundo? Sim, já é possível
Acha que a sua internet é rápida? Quantos Gbps tem de download e upload? Se tiver 1 Gbps de download já tem uma "superinternet", mas vai ficar surpreendido com o feito alcançado por uns investigadores australianos.
A partir de um único chip ótico, os investigadores dizem conseguir suportar milhões de ligações. E a velocidade atingida?
44,2 Tbps: Download de 1 000 filmes HD da Internet em segundos
44,2 terabits por segundo a partir de uma único chip ótico foi a velocidade alcançada por um grupo de investigadores australianos. Os investigadores pertencem às universidades de Monash, Swinburne e do Royal Melbourne Institute of Technology (RMIT), na Austrália. A velocidade alcançada bateu todos os recordes até agora alcançados, chegando aos 44,2 terabits por segundo.
Os investigadores divulgaram que atingiram essa velocidade usando a infraestrutura de comunicações existente através de um novo dispositivo que substitui 80 lasers por um único equipamento conhecido como ‘micro-pente’, menor e mais leve do que o hardware de telecomunicações existente, refere a Lusa.
Com a pandemia de COVID-19 estamos a ter uma amostra de como a infraestrutura da internet será daqui a dois ou três anos, devido ao número sem precedentes de pessoas que a usam para trabalho remoto, socialização e 'streaming' e o que estamos a ver é que precisamos de ser capazes de dimensionar a capacidade das nossas ligações.
Bill Corcoran, coautor principal do estudo e professor de engenharia de sistemas elétricos e de computadores na Universidade Monash, em Melbourne, Austrália.
Arnan Mitchell, do RMIT, sublinha que com uma velocidade de 44,2 Tbps, é possível fazer o download de 1 000 filmes de alta definição numa fração de segundo. O investigador revela também que a ambição futura do projeto é aumentar os transmissores atuais de centenas de gigabytes por segundo para dezenas de terabytes por segundo, sem aumentar o seu tamanho, peso ou custo.
A longo prazo esperamos criar 'chips fotónicos' integrados que permitam que esse tipo de volume de dados seja alcançado através de ligações de fibra ótica existentes com custo mínimo.
Este tipo de tecnologia é sem dúvida uma excelente opção para comunicações entre centro de dados e não só. Os investigadores consideram que o seu potencial pode mesmo chegar ao público em geral se o seu custo for suficientemente baixo e a tecnologia for compacta para poder ser usada comercialmente.
Este artigo tem mais de um ano
Boas;
Poderiam colocar a fonte do artigo original?
Posso estar enganado mas penso que será daqui!
https://www.sciencealert.com/this-optical-chip-could-allow-us-to-download-1000-high-definition-movies-per-second
https://www.theverge.com/2020/5/22/21267321/broadband-internet-speed-record-australia-researchers-micro-comb-fiber
Muito boa velocidade – 44,2 Tbps = 6.07 TB/s
Já tenho uma net boa para aquilo que faço – > 200 Mbps ou 20MB/s (download) | 100 Mbps ou 10MB/s (upload)
Mesmo assim chego a ter 30MB/s de download e quase 15MB/s de upload – A net que tenho é MEO Fibra.
vou já telefonar ao ISP quero um aumento de velocidade para 44.2 terabits, para conseguir mandar email’s mais rápido ainda…
Eu já tenho esta velocidade desde 1 Abril
Obrigado
Até parece mentira…
“Arnan Mitchell,do RMIT,sublinha que com uma velocidade de 44,2 Tbps,é possível fazer o download de 1 000 filmes de alta definição numa fração de segundo.” Meu Deus do céu,eu até estou tolo. 😐
Isto só vem revalidar o investimento massivo que tem sido feito nos últimos anos em fibra-óptica. Trocam-se as pontas (OLT – ONT) e os cabos mantêm-se. Fibra-óptica é o presente e o futuro, veio para ficar durante décadas.
Só é pena ainda uma grande parte da população não ter acesso a esta tecnologia essencial (sim, considero uma boa connectivade à Internet essencial, não só para lazer mas para trabalhar e estudar, como tem sido evidenciado pelo surto) por picuinhice, burocracia e incompetência. Ficariam surpreendidos pelo nº de localidades que ainda não têm fibra porque os operadores não estão autorizados a estender redes de nova geração.
Não estão autorizados a estender redes de nova geração porquê ?? Não deveriam fazer isso para o bem de todos ?? Eu acho que sim. 😐
antes o problema fosse autorização, o problema é mesmo o orçamento que é preciso despender para fazer chegar a nova infraestrutura de rede a essas zonas remotas e depois o retorno do investimento que vai ser mínimo e anos para conseguirem retorno, dai optarem por nem sequer avançar com a prolongação da rede.
é vergonhoso mas é o País que temos.
Não preciso de tamanha velocidade. Estou satisfeito com o meu SAPO ADSL.
100 Tbps/ 100 Tbps em 3… 2… 1… nunca.
Está mortinho por ter, heim?
2 ou 3 anos? Talvez nós “backbones” ou entre grandes operadoras.
Para o público, só em 10 ou 20 anos.
Como já foi referido, muitas zonas nem ADSL de jeito ou fibra.
Não acho que seja por falta de autorização, acho mesmo é que as operadoras não o consideram o investimento lucrativo o suficiente
Velocidade de 1 Tb em download ?? Daqui por 10 anos para o utilizador comum ?? Você está completamente doido,ganhe mas é juízo !! Então se actualmente todas as operadoras de telecomunicações não conseguem fornecer mais do que 1 Gb(download),para os seus clientes,e você já pensa em propostas de 1 Tb para daqui a 10 anos ?? Vão passar esses 10 anos e nós em Portugal com velocidades que não irão ultrapassar sequer os 5 Gb(na melhor das hipóteses !!),você vai ver.E outra coisa,já viu se toda a gente tivesse 1 Tb de velocidades de download ?? Onde é que a rede aguentava ?? Ah,ah,ah,esta é boa.Por favor,nada de exageros. 🙂
Calma avô. Olhe a tensão. 🙂
As operadoras podem e conseguem dar bem mais de 1Gbps aos clientes. Não é uma velocidade que o comum dos mortais precise no seu dia a dia, daí também os operadores não terem a necessidade de aumentar as velocidades actuais.
Agora quem quiser mais que isso. É só abrir a carteira pois os operadores já têm a nível empresarial velocidades de 10Gbps, ou até 50 ou 80Gbps.
Só que lá está, qual a necessidade disto em casa nos dias de hoje? Para enviar mails mais rápido? Ou para ouvir os berros da cristina Ferreira mais como se estivesse no estúdio?