Farto de publicidade dirigida? Track THIS da Mozilla e Firefox é a solução para o problema
Apesar de ser estranho, é normal vermos publicidade a produtos que andámos a pesquisar nas páginas web que visitamos. Esta pode perseguir-nos durante meses, sem que possamos fazer nada para a fazer desaparecer. É uma prática comum que as entidades que colocam publicidade na Internet usam.
Este é um cenário desagradável, mas para o qual a Mozilla e o Firefox parecem ter encontrado uma solução. Com o Track THIS, a empresa consegue baralhar e enganar estes mecanismos. A forma é engenhosa e bastante interessante.
Na prática, o que o Track THIS faz é baralhar os mecanismos de recolha de informação de preferências e gostos dos utilizadores. Vai inundá-lo com informação errada e aleatória, levando a crer que o utilizador tem gostos distintos dos seus e de natureza variada.
O Firefox resolve o problema da publicidade
Para tal, o Track THIS vai abrir aleatoriamente 100 separadores, em sites e serviços que nada têm a ver com o utilizador. São fornecidos 4 perfis distintos, cada um com uma linha de apresentação. Falamos de Hypebeast, RichFilthy, Doomsday e Influencer.
Depois de escolhido o perfil, começa então o processo de mudança de perfil de publicidade do utilizador. São abertos os 100 separadores de uma única vez, sendo por isso necessário algum tempo para que o processo termine. Este será um momento em que a máquina irá estar ocupada.
A Mozilla usa recursos da máquina temporariamente
Os criadores alertam para este momento, em que será exigida à máquina processamento anormalmente elevado. Nesse período não será possível fazer mais nada. Recomendam também que seja usada uma janela própria para isso. Assim será mais simples fechar os 100 separadores.
É importante ter também atenção que se for usado o Chrome, este irá pedir autorização para que estes 100 separadores sejam abertos. De resto, todo o processo decorre de forma igual, alimentando com informação errada os serviços de publicidade.
O Track THIS é uma solução temporária
Por muito apetecível que seja esta funcionalidade, não é permanente e nem eterna. Com o continuar da utilização do browser, o utilizador vai invariavelmente dar novas informações para publicidade. Assim, recomenda-se que o Track THIS seja usado de forma periódica no Firefox e no Chrome, ou quando entender que está a receber sempre a mesma publicidade.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Firefox
Neste artigo: firefox, mozilla, publicidade, track this
Arcaico…basta alterar os DNS, para por exemplo Adguard DNS, ou similar e fica resolvida a questão!
e para quem é leigo como se faz isso?
Como é que mudar o resolvedor de nomes contorna os cookies do browser?
Sabeis do que falais?
Devias era de estar quietinho e não escrever mais nada!
Estas a fazer do Bruno burro mas tu é que não sabes do que falas!!!!
Ninguem está a falar dos cookies do browser, para isso há milhentas formas de resolver o problema. O que o Bruno está a falar é uma forma de resolver a apresentação de anúncios!!! Se combinares as duas soluções (cookies e dns para ad block) tens uma navegação sem anúncios e sem rastreio!!!!
E os Web Beacons?
Prefiro usar o novo CCleaner Browser que é baseado no Chromium(https://www.ccleaner.com/pt-br/ccleaner/browser).Ou mesmo o Avast Secure Browser ou o AVG Secure Browser,também baseados no Chromium e muito mais rápidos e seguros que o Firefox da Mozilla.Aliás,o novo CCleaner Browser tem embutido nele um Video Downloader para fazer o download de qualquer vídeo.É mesmo muito bom,com Adblock e muitas mais características.Experimentem estes browsers/navegadores que vão gostar muito. 🙂 P.S.-todos estes browsers/navegadores são propriedade da Avast,pois ela comprou a AVG e também a Piriform(CCleaner)se não estou em erro.
Seria muito bom, mas as duas empresas compartilham seus dados com terceiros também.
Seria muito bom, mas as duas empresas compartilham seus dados com terceiros também.
Não estou a ver porque é que “Mozilla e Firefox” estão no título. A Mozilla é uma entidade e um dos seus produtos é o Firefox.
Ó meu caro,que confusão vai aí na sua cabeça. 🙂
“Moonlight”,não é difícil de entender.A Mozilla inventou esta nova ferramenta,o Track THIS,para os utilizadores do Firefox a usarem para se livrarem da publicidade.Penso que seja isso. 🙂
aliás, o ABP tem a função do que eles chamam em português “Bloquear a monitorização adicional” que é basicamente isto de recolherem dados de navegação para gerar publicidade dirigida
CCleaner? Hahaha… Pagaram-te para escrever isso aqui.
O CCleaner é um veneno em qualquer PC e esses browsers não devem ser muito melhores.
Mais rápidos e seguros que o Firefox? Baseados em Chromium? Mais rápidos talvez… Mais seguros, nem pensar.
Em relação ao artigo, propriamente dito, existem soluções mais simples que não implicam abrir 100 separadores.
Uma possibilidade é usar a extensão Multi Account Containers e a Temporary Containers que isolam as tabs de navegação umas das outras, incluíndo os cookies. Isso torna problemático a correlação de informação quando se navega entre sites diferentes.
Adicionalmente, uBlock Origin para bloquear Javascript e remover porcarias (espaços de publicidade) dos sites.
Finalmente, algo para bloquear os cookies e outros elementos de publicidade, como Ghostery.
Já agora, usar uma VPN é sempre boa ideia. Escolham a melhor para vós.
Fiz um apanhado dos browsers/navegadores que tenho instalados no meu PC—»(Avast Secure Browser,AVG Secure Browser,Basilisk,Brave,Brave Beta,Brave Dev,Brave Nightly,CCleaner Browser,Cent Browser,Cliqz,CryptoTab Browser,Comodo Dragon,Comodo IceDragon,Dissenter Browser,Firefox Beta,Firefox Nightly,Firefox Developer Edition,FlashPeak Slimjet,Google Chrome,Google Chrome Beta,Google Chrome Dev,Internet Explorer 11.1000.18922.0,Kinza,Maiar,Microsoft Edge Beta,Microsoft Edge Dev,Mypal,NAVER Whale,Opera GX Stable,Opera Beta,Opera Stable,Opera Dev,Pale Moon,SRWare Iron,Superbird Browser,Tesla Browser,Torch Browser,Vivaldi,Waterfox Alpha e Waterfox ).Só não digo outros mais por vergonha… 🙂
Já agora saliento que os tenho todos actualizados,como não podia deixar de ser. 🙂