Procura uma VPN rápida e totalmente segura?
Tendo em conta a questão da privacidade, é comum ouvir-se falar em VPN (virtual private network). Este tipo de tecnologia permite que as comunicações sejam cifradas ponto a ponto e, além disso, permite também a ocultação da identidade durante as ligações.
Para quem procura uma VPN rápida e segura deverá continuar a ler este artigo.
Antes de apresentarmos as tecnologias em si, é importante que se percebe o que é uma VPN e que tipos existem.
VPN, o que é e para que serve?
Uma rede privada virtual (VPN – Virtual Private Network) garante a segurança das comunicações ponto a ponto, nomeadamente a privacidade, integridade e autenticidade dos dados. Para isso esta tecnologia faz a encriptação dos pacotes, garantindo que estes não sejam lidos por terceiros.
É “Virtual” porque a informação para uma rede privada é transportada “em cima” de uma rede já existente, mas também é “privada”, pois o canal de comunicação entre o emissor e o recetor é cifrado para garantir total segurança da comunicação.
Relativamente ao tipo de VPN existem também vários, como já diversas vezes abordamos. Os serviços mais comuns servem para acedermos a redes privadas através de redes públicas que não oferecem segurança. Depois há também as VPNs que têm como objetivo interligar dois locais (ex.2 escolas), criando assim um canal seguro de comunicação e permitindo também que se crie uma única rede local.
NordLynx - A tecnologia assente no rápido protocolo WireGuard
Uma das mais recentes tecnologias associadas às VPN é a NordLynx. Esta tecnologia oferece uma ligação VPN ultrarrápida tendo sido construída com base na espinha dorsal da tecnologia WireGuard. Em grosso modo, este é um novo protocolo de VPN de código aberto e que tem dado provas de ser mais rápido que o OpenVPN e o IKEv2.
O WireGuard por si só não pode garantir a privacidade do utilizador de acordo com os padrões de várias empresas, como é o caso da NordVPN.
Nesse sentido foi desenvolvido um sistema de NAT duplo (Network Address Translation), que ajuda a estabelecer uma ligação VPN segura não guardando nenhum tipo de informação do utilizador nos servidores.
Com usar o serviço NordVPN?
Antes de proceder à criação de uma conta para utilização do serviço da NordVPN é importante que conheça as características que são oferecidas por este serviço. A seguir destacamos as mais importantes:
- Acesso à Internet de forma segura
- Ligação Ultrarrápida
- Sem registos de acesso
- Transmissão sem interrupções
- Servidores de VPN em qualquer lugar (incluindo Portugal)
- Clientes para vários dispositivos/sistemas
- Bloqueio de malware e anúncios
- Apoio 24/7
- Onion Over VPN
Para começar, devem descarregar o respetivo cliente para o vosso sistema. O NordVPN está disponível para os mais diversos sistemas.
Após instalarem a aplicação, devem autenticar-se na mesma usando as credenciais definidas durante o registo no serviço.
Em seguida escolham um servidor localizado no país que pretendam ou então a própria aplicação poderá escolher um aleatoriamente. De relembrar que após ser estabelecida a ligação ao servidor, a comunicação passa a ser encaminhada via esse servidor (como se fosse o nosso router). Todos os pedidos para a Internet são feitos através dessa máquina e não diretamente através da máquina que tem o cliente.
O cliente disponibiliza ainda várias funcionalidades que permitem, por exemplo, escolher o tipo de protocolo VPN (IkeV2, OpenVPN ou NordLynx). A ligação pode também ser logo iniciada quando o sistema arranca, estando assim o utilizador sempre protegido no acesso à Internet.
Pode ainda ativar a funcionalidade que permite bloquear malware.
Com uma VPN é também possível ultrapassar as limitações impostas pelos serviços de streaming no que diz respeito a regiões/acesso a conteúdos. No entanto, nem todos os serviços de VPN têm essa capacidade e os serviços de streaming são cada vez mais restritivos. Com os testes que realizamos com a NordVPN foi possível ultrapassar os geoblocks desses serviços, permitindo assim o acesso a conteúdo mais variado.
Como testar?
Uma das formas para perceberem que a vossa “identidade” na internet está alterada, ao usarem este cliente, é usarem um site, como o DNSLeak, para saberem qual a origem da vossa ligação.
Estando nós a experimentar de Portugal, verifiquem que estamos com um endereço IP (a nossa identidade) associado à Alemanha.
Extremamente fácil não é? O Pplware fez também um teste de velocidade com o nPerf sendo os resultados bastante satisfatórios.
Portanto, se a ideia é, nos meses que temos pela frente, estar a trabalhar deslocado do seu sítio físico na empresa, se pretender ter ligações seguras a servidores, serviços ou computadores remotos, experimentem esta ferramenta.
Em termos de valores, este serviço está atualmente com um bom desconto. Um plano de 2 anos tem agora um desconto de 68%. Tal significa que este serviço de VPN apenas custa 3,30 euros /mês. Saiba mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
A NordVPN é considerada a melhor VPN oficialmente, existem inúmeros reviews que provam isso, por isso não têm muito o que se falar.
Reviews abençoadas pela NordVPN
Não é a ExpressVPN?
já usei as duas, para streaming deixei-me ficar pela ExpressVPN, embora goste mais da NordVPN a ExpressVPN foi aquele que me deu maior rapidez e menor latência.
Pois sem duvida é considerada a melhor VPN que já foi leaked varias vezes e com vários problemas de Segurança. Sem duvida, é uma mais valia! Grande VPN.
Já teve os seus problemas, isso de reviews é relativo
E a ProtonVPN, Alguém já experimentou?
Full Logged, basta leres os termos de serviço e privacidade.
No log com próton vpn
Porque eles dizem e tu acreditas? Esse é o problema da Sociedade, mas qual é a empresa que vai dizer “We log everything”? Existe algumas que especificam mas muitas dizem que não guardam logs, quando são full logged.
Portanto..
Até podes ter razão no que dizes.. mas se formos por aí esquece a segurança porque nunca vais saber quem diz verdade. A única que podes garantir é a perfect privacy porque já houve casos que as autoridades não encontraram nada. Contudo, as políticas de privacidade da Suíça são excelentes, a partida já podemos estar tranquilos
Eu uso ProtonVPN assim como próton mail. Se me perguntarem é o que recomendo. Privacidade e Suíça? Não é preciso mais nada
Sou um muito feliz cliente da Mullvad VPN, para, e para os inúmeros usos que lhe sou, sou um cliente muito satisfeito… É muito raro falhar, e a nível da segurança… Bom, basta pesquisarem, que foi o que eu fiz, pesquisei mais de um mês há procura do que enchesse as medidas, e só tenho bem a falar deles, vai para um ano que sou cliente deles e será muito provável voltar a renovar por mais um ano… Em equipa vencedora, não se mexe, mas para mim, é a minha equipa vencedora… Cada um sabe das suas necessidades!! :))
Falas como um puro comercial. Por acaso não me queres dar o teu código de inscrição para vencermos os dois? /s
Antes de falares porcaria por ai, devias te informar.
A Mullvad é TRANSPARENTE, tem tudo no seu blog e nas informações do site. Esta la tudo documentado, esta la tudo escrito como se processa os dados, o que é feito com os dados, a quem serão entregues e como
Por ai fora, a Mullvad é uma das melhores em termos de Privacidade, a OVPN também é uma que PROVOU não conter logs.
Falas muito sem saber, a Mullvad nem sequer tem sistema de afiliados
https://mullvad.net/pt/help/policy-reviews-advertising-and-affiliates/
Explora o site deles, e vais ver. Alem de que ao contrário de outras VPNs pedem pouca informação! Só precisam do email e pagamento nada de mais! Até aceitavam dinheiro por correio (ou ainda aceitam, já nem sei).
Falar sem saber, da nisso. Não confundas a Mullvad com outras VPNs que pedem morada, codigo de postal quando dizem que não guardam logs e são anonimas mas pedem esses dados todos… é de facto muito interessante. 😉
se a Mullvad é porque diz.. problemas sociais hehehehe
Spoky, tu que és o pro nisto, diz aí uma boa VPN para a Alemanha…é que a Mullvad tem 9 eyes, o que supostamente partilho dados com a Alemanha…e eu queria uma que me deixasse fazer uma ou outra coisinha sem me meter em grandes problemas xD.
Alguém sabe como se altera, se possível, quando se reenicia o router o IP público mantém, eu queria que muda-se.
Uso a Norton VPN e não tenho razões de queixa.
https://thatoneprivacysite.net , para aqueles que queriam comparar serviços, a que jurisdições pertenciam, que tipo de pagamento usavam etc, era excelente, mas sei que o autor deixou de atualizar desde finais de 2019!!
Alguem sabe de algum parecido que esteja atualizado?