Portugal: Starlink bate operadores e oferece a maior velocidade média de acesso à Internet
A Starlink está desenhada para ser um serviço dedicado a áreas rurais e a garantir o acesso à Internet em situações fora do normal. Não deverá competir diretamente com os operadores tradicionais, tendo velocidades médias abaixo das suas ofertas.
A verdade é que este cenário parece estar a ser invertido em muitos países, com a Starlink a ter um serviço acima do esperado. No cenário encontrado na Europa, Portugal tem uma posição única. No nosso país, a Starlink bateu todos os operadores e oferece a maior velocidade média de acesso à Internet.
Portugal na frente na velocidade de acesso à Internet
O relatório Speedtest Intelligence da Ookla mostra que a Starlink foi rápida na Europa durante o segundo trimestre de 2022. Superou a velocidade média de download da banda larga fixa em 16 países e atingiu velocidades de download acima de 100 Mbps em 10 países. Em contraste, a banda larga fixa atingiu apenas velocidades médias de download acima de 100 Mbps em seis países: Roménia, Espanha, Portugal, França, Hungria e Holanda.
A Starlink foi mais rápida na velocidade média de download em Portugal, com 123,01 Mbps, Holanda (122,43 Mbps), Áustria (112,01 Mbps), França (110,98 Mbps) e Bélgica (110,40 Mbps). A Roménia e a Espanha foram os únicos países a ter banda larga fixa a superar a Starlink na velocidade média de download mais rápida, alcançando os 131,41 Mbps e 127,19 Mbps, respetivamente.
Cenário na Europa é muito positivo para a Starlink
No upload, a Starlink na Grécia e na Áustria foi a única fornecedora de satélite a atingir velocidades mais rápidas do que todos os fornecedores de banda larga fixa combinados de 19,34 Mbps a 5,14 Mbps e de 17,14 Mbps a 15,90 Mbps, respetivamente.
Os operadores de banda larga fixa na Espanha (99,21 Mbps), Roménia (94,23 Mbps), Suécia (92,77 Mbps), França (88,22 Mbps), Lituânia (83,54 Mbps) e Portugal (73,13 Mbps) todos registaram velocidades médias de upload superiores a 70 Mbps, sendo o fornecedor de satélite mais próximo a Starlink em Portugal, com 28,52 Mbps.
Serviço satélite continua a mostrar a sua qualidade
Todos os operadores de satélite ficaram muito atrás dos operadores de banda larga fixa em toda a Europa em latência durante o segundo trimestre de 2022. A Starlink na Espanha e no Reino Unido registou as menores latências de satélite com 37 ms e 39 ms, respetivamente - ainda muito longe da banda larga fixa mais próxima, que foi de 14 ms na Alemanha, Grécia e Itália.
Mesmo com o relatório da Ookla a mostrar que as velocidades de acesso da Starlink estão a abrandar, o resultado é satisfatório para a empresa na Europa. Portugal é um cenário único e onde a empresa de Elon Musk tem as melhores prestações, batendo os resultados médios de todos os operadores.
Este artigo tem mais de um ano
Mas temos de longe melhor upload e latência com os operadores “clássicos”. A Starlink vai demorar ainda muito tempo para conseguir competir aí.
Pra mim não precisa de competir porque é o único a competir.
Não tenho fibra, ADSL ou 4G, a solução foi mesmo Starlink e estou com ping de 30ms e velocidade de 250 Mbps. está top pra mim.
E o preço?
maior velocidade média não é bater os operadores, pelo menos não quando se pretende ter uma conversa séria, já que o cálculo para os operadores engloba pacotes com diferentes velocidades contratadas (não é um pacote único com a mesma velocidade como a oferta actual da Starlink).
Por isso o artigo diz que bate em velocidade média
não, o artigo começa por dizer que bate os operadores.
Comparar desta forma uma velocidade média não é de todo um discussão séria! É o mesmo que comparar a velocidade média dum carro, com a velocidade média dum conjunto de dezenas de carros… e no fim dizer que foi melhor que os outros carros!
Prepara-te que vais sendo ultrapassado. Defender as operadoras em Portugal é coisa dos próprios funcionários ou de idiotas. As 3 principais têm monopólio e nada avança contra a sua vontade.
não tenho culpa que não tenhas noções de lógica!
Como calculam as médias dos operadores?
Se um operador tiver 10 clientes, dos quais 9 têm 500Mbps e 1 tem 100Mbps, mas apenas o de 100Mbps submeter um teste, então velocidade média será 100, quando deveria ser 400 e muitos.
Ou a metodologia não tem nada a ver? No relatório não especificam isso.
Sim mas eu com Starlink tb tenho velocidade em torno de 250Mbps… são médias
Não percebeste o que ele disse! Ele está a falar no problema de como é feita a amostragem, já que quem apresenta estes resultados não tem acesso à qualidade de serviço de todos utilizadores. Não basta usar resultados de alguns testes e dizer que isso é a média, é preciso que o método de amostragem leve a resultados representativos.
Deve ser por aí, só conseguem contar os dados de quem testa e eventualemnte quantas vezes testam.
Considerando que por vezes se faz testes a verificar quanto se consegue por wifi na outra ponta da casa com o sinal mais fraco, ou dispositivos com tecnologias diferentes etc.
Porque ninguem usa em Portugal, se de um momento para o outro 100 utilizadores usarem em Portugal nem se arrasta, como já esta a acontecer noutros países/regiões.
Ninguem, usa? só aqui na minha zona existem cerca de 20 antenas… se em 5 klm existem 20 imagina em muitos pontos do interior
ignora, esse pessoal adora falar sem saber.
Também sei de 9 pessoas que usam na minha zona
Temos que avisar o dicionário priberam que agora 9 passou a ser muitos.
No interior?
Em Portugal?
Num país onde 80% da população vive no litoral, um país onde a maior freguesia de Lisboa tem mais habitantes do que 245 (em 308!) concelhos inteiros, vens falar do interior?
Opá, vive mais gente na minha rua do que *todo* o concelho de Barrancos.
Isto a malta não tem noção nenhuma da *absurda* assimetria que há entre litoral e interior neste país, é o que é.
Ok, então a afimação do colega que existem 100 utilizadores em Portugal está correta?
Como assim ninguém usa? 100 utilizadores? Na beira baixa, conheço aldeias que tem vários clientes, tem projetos de algumas juntas de freguesia que já tem mais que uma antena instalada, isto falando só nas zonas que conheço, imagino que não seja as únicas zonas com esta afluência!
Misturar todas as tecnologias de internet fixa com uma única tecnologia é um pouco ingrato não? Há muitos acessos adsl e sabe-se lá mais o quê
Já agora qual é a fonte desses dados do artigo? O site do speedtest apresenta outros valores
O único canal de comunicação fiável e garantido é a fibra óptica. O resto são complementos e alternativas, não competidores.
A starlinnk tem o seu mercado, tal como o 5g e a fibra. Mercados diferentes para necessidades diferentes.
Tem um mercado de prejuízo.
Afinal é 350 o kit + 65€/mês …
Fonte: https://www.starlink.com/
Mais impostos
Tens o link no texto bem visivel. De qualquer modo deixo aqui novamente:
https://www.ookla.com/articles/starlink-hughesnet-viasat-performance-q2-2022
Starlink foi financiado na integra pelo governo dos EUA. O modelo económico é um desastre e só vai gerar prejuízo e lixo espacial. Hoje já é a esmagadora maioria do lixo existente em órbita. Um autentico desastre.
Além disso, dá 100 Mbps quando ainda há pouca gente a usar a rede. Grande parte dos satélites estão no mar sem fazer nada porque cada um só cobre uns 3% da superfície… quando começar a haver mais pessoal, vai ser preciso muito mais lançamentos para cobrir a largura de banda… muito mais que é possível pagar pelos clientes até ficar completamente sobrecarregado.
Ainda não sei porquê é que os canais de tecnologia não têm dois dedos de testa para fazer um debunk 101 de outro esquema pump-and-dump à musk e um grande comedor de subsídios públicos. O madoff parece um amador.
Sim como noticia e pesquisa deviam verificar o modelo económico que é claramente duvidoso e as contas não batem certo
Só leste a primeira frease?
frase*
Uma coisa portugal e lider no mundo, fibra otica. Quase todo o pais possui fibra meo com 1000mbits de download e 400 megabits upload e a precos fantasticos de 29 euros por mes. Ja vivi em varios paises la fora e nenhum tem velocidades tao boas como em Portugal.
O que é “quase todo o país”?
Varios pontos de lisboa e ate cascais onde moro tenho sempre velocidades fantasticas. Portugal ja tem fibra em 98% cobertura do pais, muito superior aos estados unidos por ex
Há muitas zonas sem fibra e, pior, há vazios enormes dentro das zonas ja catalogadas como zona fibra. A minha casa fica num desses vazios em que a generalidade dos vizinhos está servida e para outros a instalação não é viável.
A velocidade média deve ser medida em pacotes equivalentes; no caso, pacotes com mensalidades de 100€.
Há muitas formas de promoção, mas esta exagera.
Também podemos dizer que a SpaceX tem do mais caro que existe, relativamente ao serviço que presta.
Não percebo uma coisa!! Como é que a starlink em espanha só tem 109 mbps? Então a velocidade não é a mesma como a spaceX diz!! Acho que existe trafulhice neste estudo.
Uma coisa boa, é que mesmo que a Starlink vá piorando o desempenho com o tempo, já teve o efeito de provocar alterações profundas na “concorrência” que de repente acordou para o mercado doméstico e comercial mais pequeno e já começaram a investir no mercado para melhorar as ofertas comerciais antes que a Starlink lhes roube os clientes todos que é o caminho se não se mexerem… os operadores existentes estão se um bocado a lixar para os clientes domésticos e pequeno comércio, mas às tantas torna-se impossível convencer as grandes indústrias e outras empresas grandes a gastar fortunas para terem algo pior que a casa do vizinho ali ao lado e a um preço absurdamente elevado que faz lembrar os preços das comunicações móveis há uns anos cá por Portugal.
A realidade é que demonstra até ver, ser um serviço com um preço/qualidade terrível para a maior parte dos Portugueses.
No entanto acredito ser uma boa opção para algumas pessoas no interior do país.
Para o comum mortal isso e irrelevante. Ter velocidade de 80 ou 100, não e significativo para o consumo diário, num comum lar.
Falem do preço. O satélite fornece internet por 90 euro. Só internet. Por esse valor, o satélite nunca deixará de ser 1 serviço irrelevante. A minha opção será sempre o preço. Escolherei sempre o serviço que me forneça internet suficientemente rápida pelo valor mais barato. Eu aceito 80 de velocidade. Agora e só fazer o preço para tal
com uma latência de 43ms comparado com 7ms dos outros operadores….
Serviço totalmente financiado pelo governo, uma ferramenta de espionagem. Mas como Portugal é parte do império norte-americano, está tudo bem.
Portugal é um dos países mais pobres da UE, formado por uma cambada de gente sem um neurônio, que venera os invasores e aprecia toda a porcaria que o Império lhes impõe.