Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: Preço da Internet fixa tem vindo a baixar! Deu conta?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. says:

    Não, não dei.
    Já agora, o que aconteceu na França?

    • FAR says:

      Acredito que não tenha dado. O preço sobe todos os anos. Não sei de onde foram tirar estas estatísticas. Só me ocorre que o preço por “mb/s” tenha baixado, uma vez que as velocidades (por enquanto) ainda sobem mais rapido do que o preço e que seja aí que se estejam a focar. Mas isto é um perfeito exemplo de como “corromper” dados para mostrar aquilo que nos interessa…

  2. Gato por Lebre says:

    Baixou?? Nao dei conta…

    Alias, os “pacotes” de internet estão cada vez mais caro (ou com o mesmo preço mas com menos beneficios)

  3. NsFdA says:

    Baixou a onde ?

  4. Gianluigi Buffon says:

    fibra aonde eu com a minha internet adsl com dowload 8 e upload o.17 ja ando assim a 20 anos na cidade do porto e conheco muito mais na mesma situacao

  5. jc says:

    Sempre me apercebi que as estatísticas são feitas para determinados fins.
    Rara vezes são verdadeiras e quando o são é exceção, mas também são feitas com determinados propósitos.

  6. PorcoDoPunjab says:

    “Estes dados demonstram a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas”….

    Mas que grande barrigada de riso que apanhei ao ler isto.

  7. Migu4s says:

    Sem duvida que o barato mas os portugueses queixam-se de tudo. Sao preguicosos

  8. Luis Henrique Silva says:

    Baixou?? onde?? As pessoas que fizeram este estudo devem estar míopes só pode….

  9. Nuno Fernandes says:

    Deve ter baixado é de qualidade isso sim

  10. ShellTox says:

    Será que o gráfico está invertido?

    • Joao Ptt says:

      Esqueça estudos da ANACOM, vá pelos estudos da representante das próprias operadoras, que naturalmente será muito mais isenta que a ANACOM na apresentação dos dados.

      Com um bom “martelo” cada um apresenta os dados da forma que mais lhe favorecem.

      Aqui os preços têm baixado de ano para ano, mas por conta da concorrência, este ano é altura de renovar (ou não) o contrato e terei de ver as opções alternativas à MEO porque vai aumentar imenso a conta mensal de 39,99 se não mudar, e talvez tenha de optar pela Vodafone onde até ficará por 35,9 euros por mês e mesmo com o aumento no final do contrato ficará mais barato do que a MEO é actualmente em contrato.

  11. Dalex says:

    Deve ter diminuído nos descontos da black friday e agora dos saldos.

  12. Pedro says:

    Baixou !!!

    Quem fez essas estatísticas devia estar com os copos !

  13. Miguel says:

    Só se subiram anos e anos para baixar agora um pouco em relação a ano homólogo e fazerem esta estatística.
    Claramente não conheço ninguém a pagar menos…

  14. Jose says:

    É uma pena que o pplware, se dê a este nível, ao passar a informação detalhada pela APRITEL (associação que tem por missão fazer lobby do sector). É evidente que o país deixou de ter praticamente ofertas disponíveis de 2P e as que tem aumentaram de valor no ano anterior, as de 3P são quase obrigatórias para todos os clientes. Isso não é salutar para o mercado, nem permite observar que haja uma sã concorrência

    • Miguel says:

      Para não falar do TDT com má cobertura e poucos canais

      • Jose says:

        Nem mais, Miguel. Foi algo absolutamente propositado com o aval da administração da ANACOM de então. Estamos a falar de centenas de milhares de clientes que passaram a usar televisão por subscrição dada a dificuldade em obter respostas e serviço. Demonstranto a total falta de ética, por muito, que escrevam nos relatórios palavras simpáticas apelando à responsabilidade social.

  15. NelsonR says:

    De facto baixou. Passei a ter mais dados móveis, mais velocidade de internet fixa, mais serviços de streaming, mais tv boxs e pago menos 2 euros que no contrato anterior.
    Sou cliente Vodafone e posso confirmar que de facto os preço baixaram se comparar que aumentei a quantidade e qualidade dos serviços. Claro que não é a realidade em todo o país.
    Mas em dois locais distantes de 400km, posso confirmar que melhorou muito em relação a 2020 e ainda pouparei 96€ a menos.

  16. Gerbazio says:

    Se baixou… Só se foi para os vossos lados. É que aqui os meus contratos aumentaram de preço. Publicidade enganosa

  17. jerónimo says:

    cá por casa, a factura até aumentou com a passagem para um ano novo… se baixou, deve ter sido nas residências dos autores do estudo 🙁

  18. Samuel MGor says:

    A EUROSTAT não deve ter vindo a Portugal de certeza e a ANACOM mandou os dados errados 🙁

  19. Jota says:

    A minha internet tem vindo a subir (com as mesmas condições) de contrato para contrato!

  20. André Ribeiro says:

    O que se tem visto é os preços aumentar ano após ano. Estive em espanha recentemente e encontrei pacotes tv+net+telefone+2telemoveis+oferta hbo+ todos os canais desporto que ficava menos 20-50 euros mais barato que em portugal(incluido so a subscricao da sport tv) , os telemoveis tinham ainda mais dados moveis que aqui inclusive. É uma desparidade a diferença das nossas comunicações.

  21. das barracas says:

    Estudo estudo pelo Governo? ahahah

  22. Nelson Fernandes says:

    Estudo encomendado, não conheço um caso que tenha baixado. pplware deveria emitir opinião própria quando apresenta estes “estudos”

  23. Jonny says:

    Deve ser para as familias do RSI e outros dependentes do xuxalismo

  24. Diogo says:

    Antes tinha vodafone a 28,89 nos 24 meses e nos anos seguintes. Agora pago 33 e o meu pacote no site deles ja custa 37€.

  25. Blam-O says:

    Não é algo que de conta porque francamente o preço não desce; forçam a adesão a múltiplos serviços, empurram sempre para o máximo que pode ser oferecido (por vezes quando nem há a infraestrutura para isso), e olhando por essa perspectiva realmente tenho mais pelo mesmo valor – Mas não precisava. Não quero saber da TV, 1Gbps de upload/download para mim é puro exagero.

    Ainda que possa pagar acredito que há muito português que não só gostaria de ter acesso a um serviço mínimo de qualidade, estável, ou mais adequado às necessidades e pagar um valor justo. Parece-me ridículo falar-se nestes números quando temos pessoas a quem falha o serviço ADSL constantemente (porque não há melhor na área) e pagam o mesmo que qualquer outro cliente.

  26. Pedro says:

    É cada aldrabice que nem merece comentários 🙁 🙁

  27. J Ribas says:

    O ex-ministro PAF e lidar da Apritel deve andar a fumar coisas esquisitas que toldam o espírito e aniquilam os poucos neurónios que restarão..
    Nem para rir da uma afirmação deste gênero. Triteza

  28. says:

    contratei Vodafone à 3 anos 100Download / 100Upload.

    Tenho pago 29.90 euros mensalmente sem falhar.

    Entretanto com a “coisa” do covid e obrigação de teletrabalho em determinadas ocasiões ao longo do tempo, apareceram com a treta de por praticamente ao mesmo preço e descendo para 30 / 30 !!!!!

    Tentei negociar de novo mais 24 meses , entretanto os preços aumentaram , apareceram todas as operadoras com a Treta do pagar menos nos primeiros 6 meses e depois lá lançam os preços mais alto ao gosto deles(so pode ser combinado isto dos 6 meses porque concorrencia não existe entre os 3 grandes)

    Resposta da Vodafone (o assunto andou enrolado entre funcionarios que me atendiam) através de alguem que se identificou como supervisor, só me podiam renovar mantendo o mesmo preço e as mesmas velocidades.

    Resumindo , um cliente novo usufrui de velocidades de 1 Gb e eu de 100Mb, equipamento novo e mais serviços, a diferença é de 29.90 para €37,9/mês (8 euros e os novos subscritores ficam com prime 24 meses e HBO 24 meses)

    queria escolher outra operadora que fizesse concorrencia, e vejo tudo igual , mais euros menos euros mais serviço menos serviço , que treta esta hemm

    • Rui Costa says:

      Poe a fatura em nome da mulher, namorada, pais….. para todos os efeitos é novo cliente.

      • CC says:

        A morada de instalação é a mesma – já tive problemas ao tentar contratar um serviço para uma fracção onde nunca tinha existido qualquer serviço de fibra ou até adsl – mas devido a uma confusão na identificação da fracção confundiam com a fracção de um vizinho que deixou de pagar (e que entretanto já tinha vendido a fracção dele…).
        Tive que provar com escritura e caderneta predial que o erro era dos registos desse operador (que nem era o mesmo que eu estava a contratar).
        Na altura a “justificação” era que havia pessoas que deixavam de pagar e faziam novos contratos em nome de familiares…

  29. Jonas says:

    O estudo é feito pela associação de operadores. Talvez seja referente aos custos operacionais das operadoras e não aos preços de venda.

  30. Rui Costa says:

    “Quando se fala em valores de serviços de comunicações, em Portugal é comum ouvir-se dizer que é caro. No entanto, há estudos do mercado que revelam exatamente o contrário.”

    @pplware, não vi nenhum estudo que comprove que o preço da internet é barato. Tem de melhorar os vossos sub títulos.

  31. Marco Rodrigues says:

    Ppware está a dar uma notícia ,depois cada um tem a sua opinião, é minha é que falta alguma mudança no mercado das telecomunicações ,como mais escolha do consumidor e pagar 3 € por 200 mb quando acaba o meus dados é muito e quero ter “só” 30 canais de televisão e não é possível , tenho de ter box com150 canais que nunca vejo.

  32. Ochinês says:

    Quem é Vodafone (saí há pouco tempo) sabe-me dizer se a oferta “Amazon” é só da Amazon Vídeo ou é da Amazon Prime, incluindo nomeadamente o serviço de entrega Prime?

  33. Hehehe says:

    Habituado a dizer mal , Não me posso queixar da MEO. Não me subiram , fiquei a pagar o mesmo e consegui depois de alguma insistência que dessem o Router Fibergateway WiFi 6 . Fiquei com uma velocidade ligeiramente acima do contratado.

  34. Vitor says:

    Dificilmente podemos dizer que estamos pior que antes. Pago 100€ por mês.
    As pessoas vão dizer que é muito. Mas se tiver em conta que é por 4 pessoas, chamadas e mensagens “ilimitadas”(k é suficiente), velocidades que anteriormente não se tinha em casa, com pacote de dados móveis interecante para cada tlm, TV por cabo com mais de uma centena de canais( eles estão lá, se valem algo isso é discutível) … Acho que 25 € por cabeça, nao me parece um valor assim tão grande. Tendo em conta k a uns anitos, poucos, so para as pessoas terem tlm tinham que pagar em volta de 12€ por semana. Claro k de borla era melhor, mas também não podemos ser hipócritas

  35. Pedro says:

    Tendo em conta que todos os anos tenho aumentos dos meus serviços…
    isto a ser verdade, só nos resta imaginar, o que seria se a Internet fixa, tivesse subido em Portugal!

  36. João says:

    Os estudos valem o que valem, mas…Tecnicamente a minha internet aumentou velocidade e baixou preço. Pagava 36 euros com a NOWO (TV, net e 1 móvel). Agora pago 35 por TV, net e 1 móvel. Net mais rápida (e que funciona). Isto em período “promocional”, claro.
    Mas o “truque” está aqui. Antes pagava 10 pelo cartão de tlm. Agora pago 16 ou 17. Tinha 4 giga, agora tenho 2. Isto num pacote, claro. E a TV da NOWO era “à borla”, segundo o tarifário. Ou seja, antes pagava 26 pela net. Agora se calhar pago 19 pela TV, 16 pelo móvel e a net fibra é à pala. Mas o preço dos serviços móveis tem aumentado muito fora dos packs e mesmo dentro também. É assim que se fazem as estatística. Faz-me lembrar o um tipo num festival que não podia vender cerveja. Passou a vender amendoins à unidade e oferecia uma bjeca com cada amendoim. Ora aí está!

  37. Pintor says:

    Confirmo negociei nova Fidelização mantive todos os serviços nas mesmas condições e fiquei a pagar menos 10€./s

  38. José Neto says:

    Baixaram os tarifários?? Só se foi em sonho.
    As operadoras formaram um cartel,tal como as gasolineiras e hipermercados.Os preço e promoções são papel químico uns dos outros.Depois os clientes antigos, não têm direito a nada a não ser que voltem a ficar agarrados por mais 2 anos.Era mais uma coisa que o regulador já deveria ter acabado.Assim sem fidelização as operadoras teriam sim de fazer concorrência uma com as outras ou os seus clientes mudavam de pouso logo no mês seguinte.Esse estudo é uma farsa para justificar a roubalheira.

  39. Conchita says:

    Mais um daqueles artigos da treta… BAIXOU O PREÇO E FAZ UM APANHADO GENÉRICO VAMOS LÁ SABER O QUE COMPOE O CABAZ…

    Agr indicar por cada operador a REAL BAIXA e em que produto… IRIAMOS CONSTATAR QUE OS PREÇOS TÊM SUCESSIVAMENTE AUMENTADO N É?

    Ou o servicinho pplware n andava na plataforma de um desses operadores

    O PROBLEMA É QUE OS PORTUGUESES DEIXAM-SE COMER…

  40. asdasd says:

    Artigo completamente mal estudado.
    As faturas têm baixado para quem?
    Os serviços de fibra de todas as operadores todos os anos aumentam, também é verdade que todos os anos vem um pequeno aumento de velocidades e/ou oferta de serviços diferentes, mas o preço sobe SEMPRE.
    Para quem precisa de renovar tambem é muito dificil que baixe, no máximo mantem o mesmo preço com oferta de uma mensalidade ou um outro serviço complementar.
    Digam-me onde se consegue baixar o valor.
    Estou com vodafone hà 5 anos, acabei de renovar o pacote de 400/100mbps com box 4K android e smartrouter 5 para o pacote 500/100 com o mesmo modelo de box (mas foi trocada) e oferta de HBO e PrimeVideo por 2 anos ambos. Vou continuar a pagar 34.90€, nao vejo que ofereça melhor preço e qualidade do que a vodafone.
    Pelo mesmo pacote a meo queria 38.90 e nem sei se tinha as ofertas de serviços streaming.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.