Portugal: detido fundador de site que branqueava fortunas de origem criminosa
A Polícia Judiciária (PJ) participou na Operação “Samourai”, coordenada pelas autoridades americanas (FBI), que culminou com a detenção de um suspeito, fundador do site Samourai Wallet. Este site era usado para branquear fortunas de origem criminosa.
Fundador do site Samourai Wallet aguarda extradição
O cidadão norte-americano, que é administrador de uma carteira de criptoativos, é o principal suspeito de uma rede usada em larga escala para branqueamento de capitais, que prestava vários serviços aos seus clientes com o intuito de branquear os rendimentos provenientes de atividades ilícitas.
Segundo revela a PJ, desde o início da investigação, foram recolhidos e partilhados elementos que relacionam os administradores da carteira de criptoativos “Samourai” com atividades de branqueamento de capitais. Desses serviços, destaca-se o “Whirlpool”, um serviço de mistura de criptomoedas que envolve fundos potencialmente identificáveis ou “contaminados” com outros, de modo a apagar o rasto e impossibilitar a identificação originária, bem como o seu congelamento pelas autoridades.
Apurou-se que terão sido movimentados mais de mil milhões de dólares em bitcoins e mais de 680 milhões de dólares em BTC, usados em transações Ricochet, uma plataforma de troca de criptoativos, que se dedica ao desenvolvimento de soluções exclusivas que permitem aos utilizadores investir os seus ativos criptográficos em tempo real.
O detido ficou em prisão preventiva enquanto aguarda o processo de extradição.
Eu nunca usei o site mas pelo que li eles nunca roubaram ninguém, não tinham acesso às Criptomoedas dos clientes eles só disponibilizavam um serviço de privacidade através de mixers e muitas pessoas usavam para alguns governos não controlarem onde/como gastavam as suas bitcoins, claro que a América não iria permitir isso.
Para perceberem melhor o que está em causa vejam este vídeo a partir do minuto 14.
https://youtu.be/Auc-_1TA8oY?t=849
Os mixers estão sobre ataque há muito tempo, e os atacados são os devs, não aprenderam nada com o tornado cash?
Mixers, especialmente sem KYC vão ser todos perseguidos e eliminados, mas há alternativas legais, não que os mixers sejam ilegais.
Mas branqueavam capitais. É crime, dá-lhe a volta que quiseres
Não branqueavam, criaram uma plataforma que entre muitos usos um deles era branqueamento
ah ah esta malta tem piada…as voltas que dão
DYOR
É o mesmo que prender o mecânico por o atropelamento cometido por um bêbado. Estamos entrando numa era que programadores começaram a ser perseguidos por crimes cometidos por mal uso das “ferramentas”. Um spoiler para aquele que diz – bem feito; as “ferramentas” não vão deixar de ser feitas. A guerra sempre foi, e sempre será, sobre pela a exclusividade da tal “ferramenta”.
A intenção é que os “mecânicos” deixem de prestar esses serviços
Não é bem assim.
É a mesma coisa que o mecânico ser pago para desmontar carros sem fazer perguntas.
“Apurou-se que terão sido movimentados mais de mil milhões de dólares em bitcoins e mais de 680 milhões de dólares em BTC, usados em transações Ricochet, uma plataforma de troca de criptoativos,…” “Lindo” mundo, este das criptomoedas…
2 palavras apenas: Panama Papers
Sim, porque o mundo do dinheiro impresso do ar é muito melhor, alias até ao aparecimento das cryptomoedas nunca houve lavagem de dinheiro nem esquemas.
Enfim…
Já aqui falta o Aves Jr. já não bastava um agora temos o aprendiz.
O mestre anda cá há muito mais tempo que o aves 😀 Continuo é sem perceber o porquê de ficares tão ofendido com comentários de anónimos dirigidos a absolutamente ninguém.
exato… deixem o avô com aquilo que sabe.
Esta é a razão principal pela qual Satoshi Nakamoto se manteve sempre anónimo.
E este episódio não faz qualquer mossa no desenvolvimento de novas carteiras.
Elas irão aparecer com mais força ainda e de forma completamente irrastreaveis.
Pelo menos a notícia é dada em condições, ao contrario da RTP que hoje de manhã passou em rodapé. “Detido português do “site” das criptomoedas.
Cada vez pior a RTP
Boa notícia. Gentalha desta merece ir para a cadeia.
Como é que é? Quem quer privacidade deve ir para a cadeia?