Portugal: Burros com GPS vão ajudar a prevenir incêndios
Burros, GPS e incêndios são três palavras que, aparentemente, não têm qualquer relação entre elas... até agora! É verdade que o tempo não é de incêndios, mas é fundamental começar a pensar em novas estratégias para o próximo ano.
Em Portugal, vai haver burros com GPS que vão ajudar a prevenir incêndios.
Incêndios: Burros vão ser monitorizados por GPS
Em Miranda do Douro, os burros vão ser utilizados para ajudar na prevenção e combate de incêndios florestais. Cada animal irá ter instalado um GPS, para acompanhamento dos seus movimentos, permitindo que a sua localização seja monitorizada a cada instante.
Este é um projeto coordenado pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino (AEPGA), num projeto-piloto da Brigada Florestal Animal que pretende, através do uso destes animais, proteger as manchas com elevada carga de combustível.
Para Sara Pinto, bióloga da AEPGA, “Em termos práticos, os burros têm a função de comer a matéria vegetal em locais de difícil acesso; os burros acedem a pontos onde as máquinas não conseguem chegar”.
Segundo revela o CM, por terras mirandesas são registados, por ano, cerca de 100 nascimentos. As fêmeas têm uma maior procura e, por esse motivo, desde 2001 que a associação tenta utilizar os machos para outros fins, como o turismo e, atualmente, como forma de modelar a paisagem na reabilitação de lameiros.
A ideia de utilizar sistemas de GPS nos burros não é propriamente nova. Em Espanha, em 2017, os burros com GPS começaram a ser usados para mapear espaços limpos.
Este artigo tem mais de um ano
Burros na prevenção de incêndios, Hummm… Portugal no seu melhor…
Piores do que os responsáveis pela prevenção atualmente, não serão com certeza.
Lol
Isso é só para aqueles muito viajados e a fim de evitarem autoestradas e fugirem aos radares.
Se o objetivo é limpar mato as cabras são bastante mais efetivas e muito menos esquisitas no que comem.
Nem os inteligentes com GPS conseguem, quanto mais os burros 🙂
Com a quantidade de água que vai caindo, vai ser necessário bem mais que uns burros (animais) para prevenir um 2023 péssimo em termos de incêndios florestais.
Ora bem. O mato lá para Janeiro já deve estar bem alto e os arbustos e árvores de rápido crescimento. O facto de termos também dias de sol intercalados torna o crescimento ainda mais forte.
E não é o que se quer?
Se chove é porque chove, se faz sol é porque fal sol, se o mato cresce é porque cresce, se está seco é porques está seco….irra!!!
Eles que prendam a bandidagem que 99% dos fogos têm origem de mão criminosa.
P.S- O que são árvores desse tal crescimento que desenvolvem muito mais em 5 ou 6 meses?
Ou fazerem como alegadamente fazem na China, cada bandido que mete fogo para criar um incêndio florestal, cortam-lhe o pescoço.
Será que ao fim de uma dúzia de pessoas mortas não paravam logo a maior parte dos incêndios florestais com origem em criminosos humanos?
Joao Ptt, não é alegadamente fazem , é fazem mesmo.
Já aqui contei a história…
Será que dá para mineralizar? O futuro é a Cripto!
Mineralizar só as águas!
De olho na mina do burro.
O artigo não esclareceu como é que burros com GPS são úteis nos incêndios. Será que usam um software “smart” que analise as movimentações dos burros? P.ex, o burro, face a um incêndio, começa a correr como louco, e isso é entendido pelo software?
O burro tem backoffice apoiado em IA em caso de incêndio recebe da proteção civil um alerta vermelho via SIRESP. Os zurros serão audíveis e a população alertada !
Por tanto vão andar à procura dos burros e a recolher os dados por ficha USB-C?
Ou aquilo vai transmitir as coordenadas? Se vai transmitir as coordenadas é um localizador com GPS. É uma tecnologia que custa para aí 15€ ~20€ se for uma coisa rasca dos chineses.
Como é que isso vai ajudar nos incêndios? Vão ter um cuidador de burros que os leva para outras áreas, quando uma determinada área parecer “limpa”. E como sabem que os burros estão a comer ou só a passear/ descansar? Também tem câmara? Mandam um drone com câmara? Um drone que previne incêndios? ah ah
Vcs ainda não perceberam que os burros que vão usar o GPS não são os animais mas sim os responsáveis por toda esta pouca vergonha que aconteceu nestes últimos anos?