WordPress: Porque deve apostar num Website com esta plataforma?
O WordPress é o CMS (Content Management System) mais utilizado em todo o mundo e é uma das soluções mais simples e interessantes para criar o website da sua empresa ou marca.
Saiba porque deve apostar nesta plataforma para criar o seu site.
O WordPress é uma plataforma open source, com recurso a linguagem de programação PHP e tem como base a licença GPL (General Public License), o que faz com que este CMS gratuito tenha o seu código fonte acessível a todo e qualquer utilizador, podendo ser alterado e, posteriormente, partilhado com a comunidade.
De referir o facto de que a comunidade WordPress é bastante ativa nos mundos online e offline, realizando Meetups e WordCamps a nível global.
Alguns dados, curiosidades e estatísticas do WordPress (WP)
- Utilizado em 19.500.000 websites em toda a internet;
- A keyword “WordPress” é "googlada" cerca de 2,8 milhões de vezes por mês;
- 22.111 sites do TOP 100k de websites utiliza WordPress;
- 8% do TOP 100 de blogs é gerido via WP;
- É utilizado por marcas como o Pplware, CNN, The New York Times, Time.com, TED, TechCrunch, Nasa, Spotify, etc.;
- Em média, a cada 152 dias, são lançadas “major versions” do WP;
- A versão 4.8 do WP teve mais de 60M de downloads;
- Mais de 50,000 plugins no diretório oficial.
- Saber mais aqui
Porque é que deve apostar no WordPress
- Trata-se de um CMS Gratuito;
- Poderá utilizar o seu domínio registado, ou o que pondera registar e contratar o alojamento à medida das suas necessidades;
- Pode optar por instalar temas pagos ou gratuitos, em função das suas necessidades e do orçamento. Pode fazer download de temas gratuitos no diretório oficial do WP, aceda a https://wordpress.org/themes/ ;
- Com a instalação de Plugins, pode estender as funcionalidades nativas da plataforma. Só no diretório WP, encontra mais de 50.000 plugins gratuitos;
- Pode utilizar para projetos mais simples ou mais complexos, podendo estender as funcionalidades de base através de Plugins ou até programar à medida, uma vez que o código fonte é livre;
- A curva de aprendizagem é relativamente simples;
- Como a comunidade WordPress é muito ativa, existem muitos fóruns e grupos em que pode facilmente expor as suas dúvidas e necessidades e obter feedback e apoio;
- Pode ser utilizado para Blog, Website Institucional ou até mesmo loja online;
- De fácil gestão e manutenção;
- SEO-friendly;
- Solução que permite escalabilidade;
- Através de Plugins, poderá facilmente estender funcionalidades ao nível de:
- Segurança
- Performance
- Analítica
- SEO
- Loja Online e métodos de Pagamento
- Cookies
- Integração com Redes Sociais (partilhas, Chatbots, sistemas de comentários)
- etc.
Importa, no entanto, referir o facto de que se optar por um WordPress inteiramente gerido por si, deverá ter em consideração a importância de:
- Ter backups atualizados do seu website;
- Proceder às atualizações do Tema e dos Plugins, de forma a evitar vulnerabilidades;
- Implementar medidas de segurança;
- Monitorizar e otimizar a velocidade e performance (por exemplo, ativar os mecanismos de cache) do seu WP.
Desde há vários anos que a PTISP apoia a Comunidade Portuguesa de WordPress, marcando também presença no WordCamp Portugal. Saiba mais sobre a Comunidade Portuguesa de WordPress!
O Pplware agradece à PTISP pela produção deste conteúdo.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Uma boa e excelente alternativa ao WordPress, pena é a FRACA repito a FRACA APOSTA desta empresa no software em Inglês, basicamente é dificil de encontrar um forum, ou uma comunidade inglesa a falar sobre este software.
Já existiu? Já o famoso dlestarter. Mas infelizmente o dono, esteve em coma no Hospital. Ficando amigos a gerir aquilo por tempo indeterminado.
A CMS em si é bem MAIS LEVE que WordPress, mas não é tão intuitiva nem tem tantos plugins como o WordPress, ainda por cima grátis.
A escassa aposta na comunidade internacional da nisso, ou seja a empresa prefere focar-se em paises como Russia, Ukrania, Polonia.
Existe poucos artigos, pouca documentação, poucos sites, blogs e foruns a falar sobre esta CMS alem disso, se tiveres um problema, terás que resolver por ti mesmo a não ser que compres a licença, ai já terás ajuda do suporte.
Mas caso queiras fazer algo sem necessitar do suporte, esquece. Bem podes recorrer ao Google dificilmente encontras ajuda em Inglês, quanto mais em Português!
A CMS que falo é esta: https://dle-news.com/
É excelente, repito é excelente. Esta a cima do WordPress? Não! Mas poderia estar, fraca aposta na comunidade internacional. Repositório de plugins praticamente em Russo / Ucraniano.
Experimentem e vejam, uma coisa é certa. É rápido, muito leve (sim da para aguentar numa VPS com 512MB já testei por vários meses).
Bla bla bla
Perdeste os teus miseráveis 10 segundos para deixares um comentário irrelevante como o teu? Well done, há mesmo pessoal que não tem mais que faça na vida.
seria um tiro no tempo livre
Está um bom artigo sim, admito, mas para mostrarem total imparcialidade, agora faziam um “WordPress: Porque não deve apostar num Website com esta plataforma?” Pois wordpress o que tem de praticalidade também tem de falhas, especialmente falhas de segurança por mau uso.
«especialmente falhas de segurança por mau uso»
Todos têm, todos. Nenhuma CMS é 100% segura por tanto não entendo quando alguem diz isso. Isso é bastante relativo. Não basta o WordPress ter a melhor segurança do mundo, se no servidor a configuração for pobre, mal gerida, sem Firewall e claro com passwords fáceis de adivinhar, permissões inadequadas, portas todas abertas etc etc.
Por tanto não basta julgar por si, todos as CMS tem vulnerabilidades outras menos, outras mais. Não há nenhuma 100% segura. O WordPress é seguro, o problema é que todos utilizam plugins para tudo.
É plugins para Firewall, para Ataques de DDoS (rir com esta, desde quando um plugin vai te proteger contra ataques de DDoS? Se o Hosting não esta preparado em termos de hardware para lidar com isso?)
Enfim plugins para tudo e mais alguma coisa, depois é normal ler comentários de newbies (pessoas que não entendem nada do assunto) tais como:
O WordPress não é seguro, o meu site foi hackeado! (Plugins que não são atualizados, Temas nulled, demasiados plugins, permissões a pastas que não deviam de ter 777…);
O WordPress é lento e pesado (esquecem-se dos 10-30 plugins que têm instalados);
Bla bla bla, o WordPress é bom (tendo em conta que o Pplware usa WordPress, como forma de exemplo).
Não me venham com tretas, o problema de muita gente é passwords fáceis, permissoes a mais, configurações pobres no servidor, Hosting com falta de condições de segurança tanto a nivel de Firewall como de protecção Anti-DDoS, Encriptação etc.
Um bom hosting, faz toda a magia.
Uma boa configuração (caso seja VPS/Dedicado) faz milagres, não a 100%, mas garante uma melhor segurança.
Um bom Hosting (alojamento) com Politicas de segurança, Anti-DDoS, Firewall (tanto em Hardware no datacenter como no servidores próprios deles refiro-me a Anti-DDoS e Firewall), experiência em mitigação de ataques e prevenção de ataques.
Wix
Benze-te!
este é daqueles que se intalar um tema diz que é frontend developer kkkk
Eu usava o WP a muito tempo, e só a poucos meses, eu comecei a fazer uso do plugin Elementor, o que fez com que eu economiza-se algum tempo, na criação de sites comuns, de apresentação de perfil empresarial, sem o conteúdo postado propriamente dito. É uma grande ferramenta, e vou começar a usá-la mais vezes, estou constantemente aprendendo suas funcionalidades, e alguns templates da versão PRO, são bem completamente moldáveis, o que facilita em algumas situações.
Não sei como é em Portugual, mas eu encontro um pouco de dificuldade em hospedar o WP, pois alguns hosters cobram uma pequena taxa adicional, por oferecer uns requisitos a mais, que um site em PHP ou HTML5 não faz uso, chega a ser uma descriminação ao WP, visto que, se você for levar em consideração alguns hosters que oferecem hospedagem gratuita, os recursos são bem limitados, e ainda assim, apesar do pouco tráfego oferecido, o WP funciona muito bem.
Eu uso o WP Page Builder, que é parecido com o elementor
https://try.themeum.com/plugins/wp-pagebuilder/wp-admin/post.php?post=5&action=wppb_editor
A Hostgator possui instalação para o WordPress nativamente em seus planos mais básicos. Mas também é possível instalar via ftp.