PGR alerta para burlas com falsas dívidas ao SNS
Está a decorrer em Portugal uma nova vaga de burlas digitais que utilizam o nome do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para enganar cidadãos. O alerta foi lançado pela Procuradoria-Geral da República (Gabinete Cibercrime).
Referências de pagamento usadas associadas à empresa MediaMedics B.V. (Holanda)
Nas comunicações fraudulentas, os utilizadores recebem uma notificação aparentemente oficial do “SNS24”, onde lhes é comunicado que possuem uma dívida ao SNS.
As mensagens impõem um prazo de pagamento muito curto, normalmente cinco dias, e incluem instruções para proceder ao pagamento através de referências Multibanco ou homebanking. O objetivo é criar pressão e levar as vítimas a pagar de forma precipitada, sem verificar a autenticidade da cobrança.
De acordo com as autoridades, estas mensagens não têm qualquer ligação ao Serviço Nacional de Saúde, sendo apenas um esquema para obter indevidamente dinheiro de cidadãos menos atentos. As referências de pagamento usadas na burla foram associadas à empresa MediaMedics B.V., com sede na Holanda, que fornece serviços financeiros a terceiros.
As autoridades recomendam que todas as pessoas que recebam mensagens deste género ignorem o conteúdo, não efetuem nenhum pagamento e comuniquem o caso ao Ministério Público ou às forças de segurança.
O Gabinete Cibercrime sublinha ainda que estas fraudes se apoiam na urgência e no medo para levar as vítimas a agir sem pensar. A melhor defesa passa por desconfiar sempre de pedidos de pagamento inesperados e confirmar a sua legitimidade junto das entidades oficiais.





















Oh, também recebi o SMS do SNS, como contei aqui:
“Max 4 de Agosto de 2025 às 22:51
Alerta de burla com a entidade 21800 . Acabei de receber do “SNS24” o seguinte SMS (só a referência MB é diferente do que transcrevo da página da DECO Proteste). Pelos vistos está com grande circulação desde julho, segundo os comentarios:
“Tem um pagamento em divida da urgencia de 16,70 EUR. Tem até 5 dias para efetuar o pagamento . Entidade: 21800 Ref: 248 513 552 Montante: 16,70 EUR”
Diz a IA da Google: “A entidade 21800 no Multibanco corresponde à “Online Payments Stichting” e não está diretamente ligada a pagamentos de urgência ou serviços específicos. Esta entidade é uma infraestrutura de pagamentos online, utilizada por diversas empresas e serviços para processar pagamentos. Se está a tentar efetuar um pagamento com esta entidade, certifique-se de que o serviço ou empresa para o qual está a pagar é legítimo e que está a utilizar a referência correta.
https://www.deco.proteste.pt/comunidades/financas-pessoais/orcamento-familia/conversation/11313/entidade-21800alerta-de-fraude ”
Essa tal MediaMedics B.V. (Holanda) referida no post há de ser a a entidade 21800 nesta burla, mas, tal como funciona o MB, outras empresas podem usar a entidade 21800 para outras burlas (enquanto noutros casos, dependendo da referência, se trata de um pagamento legítimo). O que eu não consigo perceber é por que é que não cancelam os pagamentos à tal Media Medics B.V. – não faz qualquer sentido.
A 21800 é a empresa, europeia, que gere pagamentos electrónicos, para contas Paypal. Se tem conta Paypal, pode activar a sua referência, para receber pagamentos, por mbway, multibanco ou homebanking. Daí não poder ser bloqueada.
Os burlões, usam-na. porque é fácil falsificar dados, para ter conta Paypal. Quem pagar, o valor é investido, em criptomoedas e a conta encerrada.
Mais alguns dados sobre a entidade 21800:
– A entidade 21800 pertence à empresa Media Medics BV /Online Payment Platform, um intermediário financeiro legítimo, sedeada nos Países Baixos, autorizado para gerar referências multibanco, por exemplo para permitir recargas de contas no PayPal – o titular da conta obtém uma referência MB e faz uma pagamento por MB, um dos meios de reforçar o saldo.
– No entanto, há um alerta importante – embora a entidade 21800 seja legítima, tem sido explorada por burlões há vários anos. Muitos consumidores têm recebido SMS ou emails falsos de entidades como SNS24, EDP ou OLX ou ate mesmo PSP, pedindo pagamentos geralmente de baixo valor para não levantar suspeitas. Além de burlas de falsas dívidas, ha notícias de ter siso utilizada em burlas do tipo “Olá Pai/Olá Mãe”
– A advertência já está acima: se está a fazer um pagamento com esta entidade, certifique-se de que o serviço ou empresa para o qual está a pagar é legítimo e que está a utilizar a referência correta.
– Já há reclamações desde 2018 e, diz a DECO, que há milhares de referências fraudulentas associadas a esta entidade, muitas já bloqueadas pela SIBS.
Então, por que é que não fecham isto e matam o mal pela raiz? Diz a SIBS que, embora colabore quando solicitada, é papel das autoridades investigarem (ma vez que a empresa esta sedeada nos Paises Baixos, desde logo as deste país.
A mim, quiseram-me esportular 16,70 EUR, que pensei que era alguma taxa moderadora que não paguei. Mas achei estranho, pesquisei pela entidade 21800 e apreceram-me as histórias. Quem não estranhar ou não souber pesquisar, vê a referência MB, como é uma importância pequena, paga.
Acima: Media Medics BV sediada nos Países Baixos
– Sediado – «que tem sede (em)».
– Sedeado – «limpo com escova de sedas»
Já dizia o outro… Pagar?? -Só se me cair…
Nuno
Também recebi uma mensagem com entidade 21800 referencia 299129814 claro que não paguei porque a conta pertence a PayPal mas a referencia é do burlão ou Burlona