Passwords fracas na Internet? A Google não quer e já está a preparar o Chrome para isso
A Google tem tentado garantir a proteção e a segurança dos seus utilizadores e dos seus dados na Internet. Para isso criou várias ferramentas e diferentes níveis de proteção, que se espalham por todos os seus serviços e aplicações.
Um dos pontos mais complicados para garantir esta proteção são mesmo as passwords, que nem sempre têm a complexidade necessária. Para ajudar os utilizadores, o Chrome vai em breve ter mais uma ajuda, que irá mostrar a "qualidade" das passwords definidas.
Ainda mais segurança no browser da Google
São já muitas as ferramentas que o Chrome tem para garantir a proteção dos utilizadores quando estes navegam na Internet. Sendo também um gestor de passwords, é natural que a Google também se foque nesta área e aposte em ter aqui algumas novidades importantes.
É assim que está a ser preparada uma novidade para garantir aos utilizadores que são usadas apenas passwords fortes para aceder aos diferentes sites. A ideia é garantir que a complexidade necessária está presente e assim um elevado nível de proteção também.
Mostrar a "qualidade" das passwords definidas
Do que pode ser visto já numa entrada na gestão de código do Chromium, há uma novidade a caminho. Falamos da informação sobre a complexidade das passwords guardadas e que será uma ajuda importante para os utilizadores saberem se estão ou não protegidos.
Tal como muitos outros gestores de passwords já têm, esta será uma informação simples de ler e de interpretar. Irá mostrar 3 cores possíveis (verde, amarelo e vermelho) e que será simples para perceber se é necessário aumentar a complexidade.
Em breve chegará ao Chrome e aos utilizadores
Estando ainda em desenvolvimento, não existe uma data prevista para a sua chegada. Deverá ser possível aceder a esta melhoria de forma antecipada com o ativar de uma simples flag no Chrome, tal como a Google já permite atualmente.
É curioso ver que apenas agora a Google está a trazer esta melhoria ao gestor de passwords do Chrome. É algo que muitos outros gestores têm há muito tempo e que se revela importante para os utilizadores terem uma visão clara da proteção que as suas passwords oferecem na Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Porque é que a Google não faz um teclado com possibilidade de meter a impressão digital e não era preciso códigos?
Prefiro que me roubem os códigos que os dedos.
Tu és maluco dessa cabeça. Nunca na vida! Pensa porque e logo saberás. Tu e mais quantos que pensam assim… Vá vá nao é difícil
Isso já nós fazemos nos smartphones!
não estou interessado no que a Google quer ou deixa de querer, comigo é passwords extensas geradas aleatoriamente, diferentes em todas as plataformas com ativação 2FA em todas que permitirem. This is the way
Mas é isso mesmo que o browser vai alertar. Não tanto se a password é aleatória ou não mas se é uma password forte.