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Pacote Mobilidade Verde: quais as 13 novas medidas do Governo?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Yamahia says:

    “…. O apoio obriga o abate do atual veículo ligeiro de passageiros….”
    Estava a ver que não.
    Até hoje tem sido um negócio e um regabofe.

  2. jota says:

    A “Medida 7” quando entra em vigor? É agora ou em janeiro de 2025?

  3. Acabem com a Mobi.e says:

    E quando é que acaba com o monopólio da Mobi.e? Farto de pagar valores estupidamente altos em taxas e fadinhas para alimentar chulos.

    • nunov says:

      Podem reformular, mas é graças à Mobi.e que não temos uma estrutura fragmentada como em Espanha, que é um pesadelo usar os carregadores lá. Por outro lado, tb deve ser graças à Mobi.e que a Tesla não tem implementado mais superchargers no país!!!

    • Blackbit says:

      +1
      Liberalizem esse setor, conforme está não beneficia o consumidor final nem promove a mobilidade elétrica.

    • Joao M. says:

      exacto. Centralismos implicam mais problemas.
      Por causa da Mobi-e não temos mais Superchargers Tesla (por exemplo), não temos carregadores onde apenas colocas o teu cartão multibanco e pagas o consumo. Precisas ter sempre cartõeszinhos e apps e andar em ginásticas para ver qual a combinação posto+cartão em que pagas menos.
      Ainda há umas semanas estava a tentar ajudar uns franceses que foram a um shopping e queriam carregar mas os carregadores só davam com cartão. Os coitados só tinham instalado a app e não tinham cartão. Resultado, lá tiveram de ir para outro lado da cidade carregar o carro.
      Enfim. Para um povo que sempre gostou do “desenrrascar” e simplificar – somos muito complicadinhos no que toca a estas coisas. Dizem as más linguas que é para dar uma ajudinhas aos lobbies 😀

  4. Mário2 says:

    @JL malvado do presidente da Paulo Duarte que veio dizer isto no expresso:

    Segundo Rui Rei, presidente da Parques Tejo, um 100% elétrico custa uns €230 mil, enquanto a gasóleo custa “menos de metade”. Nos pesados, Gustavo Paulo Duarte, CEO da Transpor- tes Paulo Duarte, garante que a eletrificação não funciona. “Não podemos parar para carregar os camiões nem em pontos ultrarrá- pidos. Há postos nas fronteiras que gastam 17 cisternas de combustível por dia. A eletricidade não substi- tui isso”, alerta. Para este gestor, “a captura e armazenamento de carbono é a solução.

  5. jota says:

    +1! Acabem com a Mobi.e!

  6. Ricardo says:

    Sim, vamos mesmo trocar um bom carro a combustão com 5 anos e valor de mercado atual acima dos 10/15mil euros para um desconto de 4 mil se for abatido, mais vale vender ou retoma.

    • rui says:

      Depende, eu tenho um combustão com 16 anos com valor de mercado a vendar a particular na casa dos 3k e a stand duvido que dêm mais de 2k, seria uma optima aposta…
      e sim estou a ponderar um eletrico…

      • David says:

        Um carro elétrico só tem valor na compra… 70% do preço dele é Bateria… E infelizmente a bateria degrada-se com os ciclos… Na combustão um carro com os mesmos km troca o kit de distribuição ( 600 euros) e num elétrico são pelo menos 25.000 euros com desconto

        • rui says:

          what? um kit distribuição é tipicamente aos 120k km, um segundo aos 240k km, até lá tens n revisões, tipicamente a cada 15/20k km, vamos aqui comparar um C3 com e-C3, C3 1.2 THP 100, uma revisão por ano 250€, 6 anos para chegar aos 120k km para a revisão da distribuição e tens uma especial aos 240k km.
          vamos então assumir 12 anos com o carro, gastas uns 5k em manutenção programada.
          o e-c3 no mesmo periodo gastas uns 500€, pois é só a cada 2 anos e é basicamente o filtro do habitaculo e ocasionalmente o oleo dos travões.
          Só em manutenção programada está 4,500€ mais barato em 12 anos.
          vamos a custo utilização em combustivel THP consumo médio casa dos 6 litros, os mesmos 15k ano, e assumindo um preço de 2€ durante os 12 anos (sonhador) gastas 22,000€.
          o eletrico com consumo 16kwh a 25 centimos com IVA nos 12 anos (plausivel) gastas 7,500€.
          Ou seja menos 14,500€, com a poupança da manutenção tens um total 19,000€
          e quanto custa a bateria do e-c3? simples com uma quimica LFP e um capacidade de 45kwh o preço à citroen aos dias de hoje deverá rondar os 6,000€ pack, previsão para daqui a 12 anos será 2,250€.

          Quanto a durabilidade, as LFP duram tipicamente 2,000 a 5,000 ciclos, assumingo os 2,000 e a Km assumida o tipico utilizador efetua 75 ciclos por ano que reflete-se em 26 anos até chegar aos 80% de capacidade, mesmo a duplicar os ciclos é 13 anos e uma bateria mesmo a 80% é capaz de fazer 210km reais por carga que é mais do que suficiente para muitos utilizadores, logo a probabilidade de alguma vez ser trocada é diminuta.

          aos 19,000€ temos de descontar os 7,000€ adicionais ao preço de compra, mas mesmo assim, com uma utilizadação reduzida ao longo de 12 anos poupas 12,000€ ou qualquer coisa como 1,000€ ano…

          • David says:

            Não tenho carro de plástico… Tenho um Lancia Lybra 1.9 JTD com 450 mil e só trocou um kit de embraiagem e 4 de distribuição, 8 pastilhas… Uma luz de marcha atrás… Tem 20 anos… Vai lá fazer isso num carro francês ou elétrico…

  7. Warhammer says:

    Alguém já viu algo sem segundas intenções por parte do governo?
    O culminar das operações é unicamente o ” controlo” tal como fazem com os drones, os carritos elétricos vão funcionar só onde eles quiserem e quando quiserem, apesar de gravar, filmar e registar tudo que se faça com o carrito ecológico… Se eles quiserem combater a poluição desenvolviam barcos e aviões com outra propulsão ( instalem o boat radar e o Flightradar24) e vejam que o planeta está coberto de entulho… E agora querem que uma pessoa entregue um carro que funciona sempre por um carro que nós vai chibar e funcionar quando eles quiserem….

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