Onde falta 5G em Portugal? Há concelhos sem nenhuma antena
O 5G em Portugal já é uma realidade um pouco por todo o território. Os grandes centros urbanos, principalmente no litoral, oferecem uma boa cobertura, mas é claro, existem muitas assimetrias e até concelhos onde não existe nenhuma antena 5G para oferecer internet móvel mais rápida à população.
Mas então, onde falta 5G em Portugal?
Dados recentes, partilhados hoje pela ANACOM, revelam alguns pormenores sobre o estado do 5G em Portugal. A informação relevante é que o número de estações de base 5G instaladas em Portugal aumentou 35% no 4.º trimestre de 2022.
No final do 4.º trimestre de 2022, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 5842 estações, distribuídas por 302 concelhos (98% dos concelhos no país) e por 1526 freguesias (49% das freguesias no país).
Tendo por base os valores observados no final do 3.º trimestre de 2022, e reportando agora ao final do 4.º trimestre de 2022, verificou-se a seguinte evolução:
- O número de estações de base 5G instaladas teve um acréscimo de 35%,
- O número de concelhos em que existem estações 5G cresceu 10%,
- O número de freguesias em que existem estações 5G cresceu em 28%, das quais:
- freguesias de Baixa Densidade com estações 5G (mais 41%),
- freguesias nas Regiões Autónomas com estações 5G (mais 55%).
Segundo a informação avançada, a NOS mantém-se como o operador que instalou mais estações de base, seguida pela Vodafone e pela MEO. No que respeita à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, a NOS cresceu 51% e, no caso da Vodafone e da MEO, o crescimento situou-se em 12% e 43%, respetivamente.
A NOS tem instalado atualmente um maior número de estações de base 5G, num total de 2985 estações (51%), seguindo-se a Vodafone com 1803 estações (31%) e a MEO com 1054 estações (18%).
Ainda existem concelhos sem antenas 5G
Dos 308 concelhos que constituem o território nacional, existem seis concelhos sem nenhuma estação 5G instalada. A lista, desses concelhos, abrande o Alandroal, Pedrogão Grande, Portel, Sousel e Vila Viçosa, em Portugal Continental. Nos Açores, é o Corvo que ainda não tem 5G.
Uma informação relevante é também relativa à densidade de estações de base 5G em Portugal. A ANACOM revela que no final do 4.º trimestre de 2022, a densidade de estações se situava em aproximadamente uma estação por cada 15 km2. Este valor varia muito ao longo do território, sendo que ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), a concentração do número de estações atinge valores superiores à média nacional.
Além disso, 113 freguesias do país já têm mais de uma estação de base por km2. Verifica-se ainda que as zonas onde a densidade de estações é superior, correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes.
Em termos de dispersão territorial das estações de base 5G, por concelhos, a MEO é o operador que apresenta estações de base 5G num maior número de municípios – 285, seguindo-se a NOS com a presença em 249 municípios e a Vodafone em 194 municípios. Dos 302 concelhos onde existem estações associadas à tecnologia 5G, 174 concelhos dispõem de estações de base instaladas por três operadores, 78 concelhos dispõem de estações de base instaladas por dois operadores e 50 concelhos apenas dispõem de estações de base instaladas por um único operador.
Apesar da NOS estar a dominar em termos de estações 5G, no total, é a operadora que menos cobertura oferece aos clientes, em termos de 2G, 3G, 4G e 5G, sendo aqui a Vodafone a dominar.
No final de dezembro, existiam em Portugal 1,5 milhões de acessos à internet móvel 5G, o que perfaz 15,4% dos acessos totais à internet móvel. O tráfego mensal gerado atingiu 6 133 TB, o que significa que 7,7% do total de tráfego móvel já é suportado em redes 5G.
Este artigo tem mais de um ano
5G = TDT ! Ta tudo dito !
Deixem-se de tretas. Em zonas urbanas, por vezes o 4G funciona péssimamente. As ligações telefónicas para uma simples chamada, por vezes, são sofríveis, e está-se preocupado com o 5G?
Na minha garagem, que fica no piso -2, não apanhava rede nenhuma.
Desde que instalaram uma antena 5G na zona passei a conseguir apanhar perfeitamente 4G (NOS).
Parece que a simples instalação de novas antenas pode trazer outras benefícios que não apenas o 5G.
PS: não testei se apanho 5G porque o tenho desligado por opção.
+1
Já agora, não tem nada a ver com a situação mas, as palavras terminadas em …”mente” como pessimamente, não leva acentos!
Uma curiosidade caso as pessoas nao saibam.. É que os telemóveis com a tecnologia 5g gastam mais bateria…
Quem puder que altere para 4g… é so ir as definições e alterar de 5g para 4g… Simples..
E há locais que nem o 3,5gb funcionam direito… Enfim.
Sim, confirmo.
5G? Sei bem onde falta 3G, quanto mais 4G e 5G… Arganil!
Nessa zona tem zonas nem rede 2G tem
E 1G? Há com fartura ou também falta?
1G e via radio analógico 😀
Tenho conhecimento de que retiraram imensas torres 3G/GSM pelo país inteiro. Menos despesas para as operadores e menos cobertura para os utilizadores.
Falso apenas a meo anda a tirar o 3G das modernizações mas anda a meter tudo em 5G DSS que é o 5G falso, para mostrar apenas o ícone. A nos e a vodafone andam a passar tudo para ransharing ou seja a mesma cobertura da nos e da vodafone será igual uma a outra simples.
parece-me bem distribuído
“Apesar da NOS estar a dominar em termos de estações 5G, no total, é a operadora que menos cobertura oferece aos clientes, em termos de 2G, 3G, 4G e 5G, sendo aqui a Vodafone a dominar.” E,por vezes,ainda dizem mal da Vodafone.Esta é boa…
Daqui a 1 ano se tanto a cobertura vodafone e nos será igual devido ao ransharing 😀
@SANDOKAN discordo, eu tive Vodafone, depois Meo e agora NOS, e só tenho a dizer que esta ultima dá 100 a zero ás outras duas em termos de cobertura.
A Vodafone, basta sair da cidade que já não tenho cobertura. Vivo próximo de um dos principais eixos rodoviários do país, e enquanto a NOS tem 5G, a Vodafone nem 2G. Esta última respondeu-me que não investia na zona porque não tinha clientes, mas que também assumia que não tinha clientes porque não investia.
Ter mais antenas não se traduz necessariamente numa cobertura inferior.
Essa frase do artigo está muito mal aplicada.
A ANACOM devia também referir onde existe 5G DSS para evitar dizer que a MEO está em todo o lado com o 5G mas que não passa de 4G.
O que interessa ter o 5G se as velocidades das antenas são as mesmas?! Com o iPhone 12 e “nos” tenho a mesma velocidade de teste em 4G e em 5G.
Se for na Vodafone é normal! Se tiveres NOS notas bem a diferença. Eu tenho 300Mbps em 4G e 800-900Mbps em 5G
Lisboa e Porto e um bocado de Faro o resto nem por isso! Principalmente a zona do Alentejo!
Nem 3G tenho quanto mais em 5G
Pais de treta que so se interessa pelas grandes metrópoles
5G é só Marketing, conversa para boi dormir, deixem se dessas coisas e preocupem-se com as já existentes, há zonas em que até o 3G é falho.
Por mim não preciso do 5G para nada, e creio que não faça falta a muita gente.
Não falta a la gente que não quer evoluir ;o)