A VPN do Facebook recolhe dados mesmo quando está desligada
Não é segredo para ninguém que a VPN do Facebook, a Onavo, faz muito mais do que proteger os dados dos utilizadores e garantir o acesso sem qualquer bloqueio à maior rede social da Internet.
Agora essa preocupação aumentou, com a revelação de que há muitos mais dados a serem recolhidos, mesmo quando a VPN não está em funcionamento.
O Facebook e a Onavo nunca esconderam que esta VPN recolhe dados dos utilizadores, com o intuito de melhorar não apenas o serviço prestado mas também o próprio Facebook. É uma condição para a sua utilização, algo que os utilizadores têm de pesar no momento em que a vão usar.
O estudo que avaliou a VPN do Facebook
Mas se tudo apontava para que esta recolha fosse feita com a VPN ativa, uma análise profunda à mesma veio revelar que afinal há muito mais a ser recolhido, mesmo quando a própria VPN não está a ser usada.
Os dados que esta VPN recolhe
O trabalho do investigador Will Strafach foi profundo na avaliação da app da Onavo e detetou que, para além dos dados de utilização da VPN, a Onavo envia ainda dados do telefone para um ponto central controlado pelo serviço.
Esses dados contêm as seguintes informações sensíveis do utilizador: quando o ecrã do smartphone está ligado ou desligado, os consumos totais diários de dados de Wi-Fi (mesmo com a VPN desligada), os consumos diários de dados via 3G/4G (mesmo com a VPN desligada), nome do operador, localização/idioma, versão do SO, versão da app Onavo e o há quanto tempo a VPN está a ser usada.
As dúvidas que ficaram por responder
Do estudo deste investigador ficam algumas questões que o Facebook e a Onavo deveriam responder. As mais importantes são o que fazem estas 2 empresas com uma informação tão estranha como o facto do ecrã estar ligado ou desligado ou o volume de dados transferidos fora da utilização da VPN.
Mais uma vez a VPN do Facebook está a mostrar que tem muito a esconder e que o preço a pagar pela utilização é bem elevado. A privacidade que a VPN promete afinal deixa de fazer sentido porque os dados vão ser entregues ao Facebook.
Mais informação sobre a Onavo, a VPN do Facebook
Este artigo tem mais de um ano
Descobriram a pólvora…
Está consegue ser mais eficaz que a Google…
Quem precisar de utilizar VPN, será então melhor utilizar a OpenVPN e depois configurar com algum serviço pago ou eventualmente gratuito… ou até ligar directamente a um servidor na sua ligação à Internet em casa via PiVPN (que usa o Raspberry Pi).
Quem precisar de utilizar VPN, será então melhor utilizar a OpenVPN e depois configurar com algum serviço pago ou eventualmente gratuito… ou até ligar directamente a um servidor na sua ligação à Internet em casa via PiVPN (que usa o Raspberry Pi).
Sempre disse que Facebook e Privacidade são duas palavras antagónicas.
+1
Nem sabia que o fb tinha uma vpn. Porque é que alguém haveria de a usar dado o histórico desta empresa…
sinceramente.. que esperavam?!
Novidades, há?
De resto, mais publicidade grátis aos equipamentos da maçã
Não têm culpa de serem os mais bonitos e mais chamativos…
Este cavalheiro disse uma vez:
“Nós sabemos onde você está. Sabemos onde você esteve. Podemos mais ou menos saber o que você está a pensar.”
Eric Schmidt – Google
Não existe almoço grátis.
Eu gosto de abrir o face, insta, tweeter e ver apenas aquilo que estou interessado, isto deve-se a uma análise dos meus dados, ñ consigo ver qual é o mal em saberem quantas horas o ecrã fica ligado, dede que se mantenham longe da pass do banco.
Ao utlizar uma VPN gratuita estamos a expor mais a nossa informação doque se nao a tivessemos, numa VPN gratuita tu es o produto 😉