O homem que burlou a Google e o Facebook em 100 milhões de dólares
É realmente difícil acreditar que um só homem conseguiu burlar duas das maiores empresas do mundo. A Google, bem com o Facebook foram lesados em mais de 100 milhões de dólares. Aliás, ambas as empresas foram vítimas de um típico esquema de phishing, uma ameaça bastante real nos dias de hoje.
A burla ocorreu durante os anos de 2013 a 2015, resultando em todos estes milhares de dólares a serem extorquidos por uma só pessoa. Mais uma vez, custa a acreditar na dimensão de todo este golpe.
O homem de 50 anos e nacionalidade lituana, confessou todo o caso, bem como a sua responsabilidade perante o ilícito cometido. Assim sendo, está provada a burla que neste caso vitimou ambas as empresas norte-americana, levando-as a pagar milhões de dólares. Na verdade, apesar de ter sido apenas um condenado, este admite ter trabalhado com uma quadrilha. Mas para efeitos legais, este foi o único responsável.
A Google e o Facebook foram vítimas de uma gigantesca burla
Foram mais de 100 milhões de dólares extorquidos a ambas as empresas. Aliás, ao Facebook foram roubados 98 milhões de dólares, ao passo que a Google foi extorquida em 23 milhões de dólares durante um período dois anos. O caso está agora nos tribunais de Nova Iorque, nos EUA.
O responsável pela quadrilha, Evaldas Rimasauskas admitiu tudo e confessou ter orquestrado o golpe entre 2013 e 2015. Encontra-se agora acusado de burla qualificada, bem como 30 acusações de usurpação de identidade, além de branqueamento de capitais (lavagem de dinheiro). A condenação, cumulativa, pode resultar em 30 anos de privação da liberdade, estando a sentença agendada para julho.
Tudo terá começado com um típico esquema de phishing, extremamente convincente ao fazer-se passar por um dos clientes da Google e do Facebook.
Uma gigantesca fraude que ultrapassou os 100 milhões de dólares
Mais concretamente, o perpetrador confessou fazer-se passar pela Quanta Computer. Uma empresa tecnológica sediada em Taiwan e parceira de negócios com ambas as vítimas. Desta forma, o burlão conseguiu conquistar a confiança de ambas as gigantes norte-americanas, levando-as a ceder aos seus pedidos.
O homem de origem lituana estava a trabalhar em parceria com vários cúmplices, não identificados. Assim, com o esforço de uma equipa, criaram emails, moradas, recibos, selos de empresas e todo o material necessário a fazer-se passar por uma empresa legítima.
O esquema viu milhões de dólares transferidos para contas falsas, abertas em vários países para minimizar suspeitas e repartir quantias. Até ao momento não se sabe exatamente como é que o Facebook e a Google foram enganados. Sabe-se apenas as quantias em que foram lesadas.
Desta forma percebemos que até mesmo as maiores empresas podem ser vítimas de um esquema de burla. Agora, resta saber os detalhes exatos do procedimento que viu milhões a serem extorquidos a ambas as empresas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Bloomberg
Até dá pena
“perpetrador” ? Por amor de Deus, quando uma pessoa lê isto, só pensa pq está o pplware ainda na lista de coisas a ler????
Bom dia. Nós ajudamos:
perpetrador | adj. s. m.
per·pe·tra·dor |ô|
adjectivo e substantivo masculino
1. Que ou aquele que comete crime ou delito.
2. Agressor.
“perpetrador”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/perpetrador [consultado em 27-03-2019].
Anonimo Cobarde , nunca mais se ouviu falar dele desde então….
O priberam não é um dicionário muito fidedigno. Porto Editora sim
São ambos bons. Mas também podemos deixar a informação desse sitio:
perpetrador
per.pe.tra.dorpərpətrɐˈdor
fonética
adjetivo, nome masculino
que ou aquele que perpetra; autor
PESQUISAR
perpetrador
perpetrador
per.pe.tra.dorpərpətrɐˈdor
adjetivo, nome masculino
que ou aquele que perpetra; autor
Do latim perpetratōre-, «autor»
Como referenciar: perpetrador in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-03-27 11:38:28]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/perpetrador
Bom dia Vítor, e em relação a
““(…)milhões de dólares a uma equipa de qualificada de burlões.” (entretanto corrigido,.. um obrigado tinha ficado bem… mas pronto…)
Também consegue ajudar?
Eu, Brasileiro, em português do Brasil, entendi. E esta palavra nem é utilizada por aqui.
Meu amigo, tens bom remédio. Retira da “lista de coisas a ler”.
Isto é com cada um que aparece aqui…
“(…)milhões de dólares a uma equipa de qualificada de burlões.”
hum?
Notícia interessante, texto enfadonho. Pl
Devia ter sido muito mais. lol
Ou ficava-se por 1 ou 2 milhoes, que na volta nao era apanhado e nunca mais tinha que trabalhar na vida.
Lá diz o ditado, quem tudo quer…
1 ou 2 Milhoes e nunca mais tinha de trabalhar na vida? Só se for a viver na Jamaica…nem em Lisboa te safas com esse pensamento. Metade disso paguei eu so pela casa.
Se souberes investir o dinheiro tens um retorno de uns 4-5 mil euros/mes para o resto da vida.
Embora não seja muito já dá para ter uma vida confortável e sem preocupações.
Bem sei o preço das casas a minha também não foi barata.
não te chegava uma casa de 100 ou 200 mil? 1 milhão chegam bem pró resto da vida se não se quiser fazer vida de rico! o trabalhador comum não ganha isso numa vida inteira!
Looooooooooooooooooooool, João, a maioria do povo trabalha e não ganha 2 Milhões na sua vida toda, mesmo a 2000€ /mês x 12 x 50 Anos=1.2 Milhões de €, é mais que óbvio que 2 milhões chegam e sobram para teres uma vida sem luxos mas de muito bom nivel.
Ninguém pára de ganhar enquanto pensar que pode ganhar novamente. Esta é a mentalidade dos jogadores, dos corruptos, dos ladrōes e equiparados. As pessoas só param ou quando sao apanhadas ou quando perderam tudo. Ninguém tem juízo para parar enquanto é tempo.
Ladrao que rouba ladrao tem 100 anos de perdao…
Isso era dantes. No capitalismo ladrão que rouba os pobres é um senhor e CEO ou deputado. Um desgracado que roube tostoes para sobreviver é prisão e pena exemplar para aprender!
agora diz que o dinheiro foi gasto em mulheres, casinos e bebida e fica com os anos e não devolve nada… ninguém consegue devolver milhoes em provavelmente 30 anos de vida…