PplWare Mobile

Nova lei dos “chips” foi aprovada! Saiba que lei é esta…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Vasco says:

    Uma lei Russo/Sinofobica, apenas para dar biliões dos contribuintes Europeus a empresas americanas.
    Europa, uma união de fascistas…

    • says:

      Preferes dar aos Chineses e ao filho de um putin? Eles aceitam donativos e voluntários para a guerra. Ajudo-te a pagar o bilhete de avião.

      • Fred says:

        Ele queria dizer que a U.E. entregou de mão beijada toda a competência tecnológica europeia aos U.S.A. que por sua vez exportaram para a China a capacidade de produção por causa da mão de obra barata. E agora somos nós, europeus que pagamos esta crise.

        • Joca says:

          Errado. Todos os chips avançados – não é alguns, é todos – são fabricados em Taiwan (pela TSMC) com equipamento da ASML, holandesa.
          E assim continuaria, se não fosse a ameaça de ocupação de Taiwan pela China, pela via militar ou sem dar um tiro se os taiwaneses votaram pela integração (sob ameaça da ocupação militar).

    • bla bla says:

      Ya…
      Malditas empresas que só dão trabalho.

    • Victor von Frankenstein says:

      O PCP e uma aberração….

    • freakonaleash says:

      A ideia é estimular produção interna e cooperar com estados democráticos.
      Se a Europa é uma união de fascistas na sua cabeça, não sei como tolera habitar este espaço!
      Considera a Moscóvia e Formosa do Este como modelos da liberdade, é isso!?

  2. AlexS says:

    Government’s view of the economy could be summed up in a few short phrases: If it moves, tax it. If it keeps moving, regulate it. And if it stops moving, subsidize it.
    Ronald Reagan

    Esta é a fase “subsidize it” é a fase essencial para os politicos e burocratas pois sentem o poder e a realização profissional nas suas vidas. E claro contribuições para os cofres partidários, por vezes não só para esses, empregos futuros etc…

    • Joca says:

      “A visão do governo sobre a economia pode ser resumida em algumas frases curtas: Se ela se mover (crescer), tribute-a. Se continuar a mover-se, regule-a. E se parar de se mover (parar de crescer), subsidie-a.”
      As políticas económicas podem ser:
      – procíclicas – numa fase de crescimento (expansão) aumentar a despesa pública o que induz mais crescimento, ou, numa fase de retração económica reduzir a despesa pública agravando a retração económica.
      – anticíclicas – nos casos contrários.
      O que Reagan (os os seus conselheiros) disseram está correto – ao defenderem políticas anticíclicas:
      – em período de expansão o valor cobrado de impostos aumenta, com um efeito estabilizador,
      – em período de retração económica, o aumento da despesa pública tem um efeito positivo na economia.
      E a regulação? Uma forte regulação, designadamente das bolsas de valores, é uma condição necessária ao funcionamento do capitalismo

  3. manu says:

    as pessoal de veriam ler mais um pouco para saber o real culpado da guerra …

  4. ThornC says:

    Lá estamos nós(EU/EC) outra vez a pensar que com migalhas se pode competir… 43 mil Milhoes (ou B) não são nada nesta industria… Só a Samsung vai investir 25B (US$) no Texas e 228B na Correia do Sul….

    As perguntas que faltam: e o ambiente? e as materias primas? e a propiedade intelectual?

    Percebo a necessidade, mas não me convence a solução.

    • Joca says:

      A UE (orçamento dos Estados da UE) vai financiar com 3,3 mil milhões de euros (7,7%) do investimento total, de 43 mil milhões de euros.
      Do que se sabe do investimento da Samsung, o orçamento dos EUA financia em 10%.
      O que se pode comparar é a percentagem de financiamento público. Quanto aos valores do investimento das empresas depende delas. Não me parece que a UE deva pretender que o valor desse investimento seja igual ao investimento nos EUA. Vivemos numa economia global, em que se exporta e importa – com restrições no fornecimento à China de chips avançados e de máquinas para os fabricar e a anunciada restrição anunciada pela China à exportação de certos metais usados no seu fabrico.

  5. jAr says:

    Fomentar o desenvolvimento de tecnologia de ponta é sempre uma boa ideia.
    Seja por dar trabalho aos mais inteligentes sem que tenham de emigrar, seja por reduzir a dependência externa de componentes essenciais em tudo, desde a saúde à agricultura, e claro, à indústria militar que estamos a reaprender que faz falta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.