No futuro, a Internet não poderá ser hackeada devido à tecnologia quântica
Cada vez mais se fala na tecnologia e computação quântica, mas muitas pessoas ainda não estão totalmente familiarizadas com o conceito. No entanto esta tecnologia vai trazer várias mudanças ao mundo de hardware e software.
De acordo com as informações, no futuro a Internet deixará de poder ser hackeada devido ao emparelhamento com a tecnologia quântica. Portanto, para além de um maior poder às máquinas, este novo conceito vai também trazer mais segurança aos sistemas e plataformas online.
No que respeita à tecnologia quântica, a Intel tem sido um dos nomes mais associados à mesma, uma vez que se estima que a marca já possa estar a produzir e vender chips quânticos para PCs e servidores daqui a 10 anos. Mas cada vez mais este é um conceito abordado pelos canais de tecnologia, sendo reveladas gradualmente novidades sobre o mesmo.
Quântica: Internet não será 'hackeável' no futuro
O mundo como o conhecemos hoje será certamente muito diferente daqui a alguns anos. E a integração da computação quântica nesse mesmo mundo trará muitas vantagens. Por exemplo, os últimos detalhes revelados indicam que, no futuro, a Internet não poderá ser hackeada devido ao emparelhamento com a tecnologia quântica.
Assim, possivelmente daqui a alguns anos deixaremos de ter notícias sobre o roubo de dados, problemas de segurança, resgates para a não divulgação de informações pessoais, contas violadas, exposição de dados, entre outros. Portanto, a tecnologia quântica aplicada à Internet poderá assim contribuir fortemente para a segurança online, não permitindo assim que os ataques de hackers aconteçam nas plataformas, evitando também a perda de dados e informações sensíveis.
O professor Mehul Malik, que estuda tecnologias quânticas há 15 anos, e a sua equipa do Instituto Heriot-Watt de Ciências Fotónicas e Quânticas pretendem aplicar esta tecnologia à Internet e criar aquela que será a Internet Quântica. Para tal, os investigadores criaram uma nova forma de se enviar informação quântica através de fibra ótica e concluiram que é possível combinar a tecnologia quântica com as atuais redes da Internet. Então será aroveitado o fenómeno de emparelhamento quântico, o qual se traduz no facto de duas partículas (fotões) se manterem ligadas independentemente da distância a que se encontram, do estado e da velocidade.
Com esta teoria, a computação quântica contribuirá para o desenvolvimento de computadores mais poderosos, mas também vão poder melhorar a segurança da rede e das plataformas online. No entanto, esta é uma tecnologia que está a dar os primeiros passos e, portanto, ainda muito haverá para aprimorar e desenvolver.
Este artigo tem mais de um ano
Em que mundo de fantasia é que esta gente vive?
Existe a EXIGÊNCIA dos políticos, polícias, tribunais, serviços secretos em ter acesso à informação tanto de forma legítima como de forma ilegítima.
Desta forma os sistemas são construídos com falhas de segurança por vezes já como exigência do Estado de forma a conseguir espiar os seus próprios cidadãos e dos outros países.
Vão continuar a existir falhas porque é tudo feito com prazos de começaram a programar hoje mas já deveriam ter concluído o trabalho há 1 semana, e coisas do género.
Testar o código que faz funcionar, é um processo muito demorado e que implica tanto programas como pessoas muito bem qualificadas… e além de poder ser algo difícil de encontrar (pessoas qualificadas, e em quantidade suficiente) é algo dispendioso pagar a centenas, talvez milhares de pessoas altamente qualificadas para rever código durante meses ou anos até terem a certeza absoluta que não há nada de errado.
Muito cuidado com o que se fazia talvez fosse nos tempos idos das viagens há Lua e assim onde tudo tinha de funcionar à primeira e sem falhas porque senão a missão falhava e existia o risco real de além de perder o dinheiro investido os políticos decidirem que os custos não compensavam os resultados e cancelarem aquilo tudo, em especial se continuassem a ter falhas catastróficas umas atrás das outras.
Quântico ou não quântico não fará diferença ou quanto muito só vai facilitar ainda mais o furto dos dados, pelo menos os actualmente protegidos com tecnologia como RSA/ ECC… que eventualmente NSA’s e outras similares já poderão ter à sua disposição e estarem a utilizar activamente, e daí estarem a promover com muita urgência a troca dos algoritmos (RSA/ ECC) para uns com resistência a esse tipo de tecnologia quântica (ou outra tecnologia de género similar que quebra os algoritmos que protegem as comunicações e dados actuais)… não porque a NSA não quer decifrar as conversas mas porque podem temer que outros países como China, Índia, Rússia, Alemanha, etc. possam também ser capazes de decifrar e colocar as comunicações dos EUA em perigo.
A sério que garantem isso?
O Linux e o macOS também eram 100% seguros, até que alguém provou o contrário
Onde e que leste que o Linux era 100% seguro ?
Em lado nenhum, era um mero exemplo do que se diz hoje com enorme garantia e depois, uns anos mais tarde, vem-se a ver e não passaram de … profecias!
Eu até acho que vai ser mais fácil.
Veremos…
Ingenuidade. Eles fazem novas formas de segurança e os ladrões novas formas de roubar. É só por dizer que no primeiro e talvez no segundo dia não roubem nada por ainda estarem a descobrir como.
Ha 30 anos tambem nao era possivel roubar dinheiro de contas bancarias a partir de casa. Nunca digas nunca…
Enquanto existirem pessoas a gerir tais sistemas, existe sempre possibilidade de serem hackados…
Em teoria é verddade, mas não se deve substimar o ser humano e o que ainda há para descobrir. Pelo que vi até hoje nada é não hackeável e não é só na internet.
O entrelaçamento quântico é o jeito mais fácil, de acender dados de forma remota anos-luz de distância, sem precisar de fios. Realmente, não vai ser possível hackear, dará muito trabalho e o tempo é escasso. Vai ser simplesmente usar uma backdoor quântica, para olhar diretamente os dados sem deixar rastros.
Como vai ser produzido o entrelaçamento entre os dois pontos?
A inteligencia artificial vai encontrar maneira de hackar isso tudo.
Não há premissa mais certa que esta: tá online, não tá 100% seguro. Nunca e jamais. E não vale a pena vir para aqui com grandes dissertações. O tempo provará que não há 100% de segurança.
Não faz sentido, pelo que os hackers também vão utilizar tecnologia quântica …
Já estou a ver daqui a uns tempos um titulo aqui no burgo: “Internet facilmente hackeada devido à tecnologia quântica”
Não existem impossíveis e nunca fechamos a porta ao que no futuro se poderá criar. É uma regra de todo e qualquer ser inteligente. Só os menos afoitos intelectualmente falando, acham que o mundo não evolui e que é uma bolacha 😉
Esse tipo de promessas costuma aparecer, quando surge uma nova tecnologia.
Também no tempo do telégrafo, a sociedade achou que era o fim de todas as guerras, pois o problema era a falta de comunicação segundo a crença em vigor na altura.
A invenção do telégrafo aconteceu antes das duas ou (três) grandes guerras mundiais.
Imaginem no futuro um gajo usar tecnologia “qUaNtiCa” para hackear tecnologia “QuANTiCa” xD