Netflix perde utilizadores pela primeira vez em dez anos e culpa a partilha de contas
Há muito que o Netflix assumiu o lugar de domínio do mercado do streaming. A concorrência está muito longe do que oferece, mesmo com todas as mudanças que estes têm trazido e com toda a nova oferta de conteúdos.
Ao apresentar os valores referentes ao primeiro trimestre de 2022, há um valor que de imediato fica em destaque. O Netflix perdeu utilizadores pela primeira vez há muitos anos. Tudo apontaria para o fim da pandemia, mas há outra causa, bem mais conhecida. Falamos da partilha de contas.
Netflix perdeu 200 mil utilizadores
A pandemia foi um dos motivos que mais contribuiu para o crescimento do Netflix nos últimos 2 anos. Com o confinamento, cada vez mais utilizadores optaram por subscrever este serviço, como forma de estarem ocupados e terem acesso a novidades.
Os valores agora apresentados para o primeiro trimestre de 2022 revelaram que o Netflix terá perdido 200 mil subscritores. Depois de meses a crescer, este é o primeiro trimestre onde há uma perda de utilizadores, algo que não acontecia há 10 anos.
Netflix -18% pic.twitter.com/gZYiElsbZN
— TradingView (@tradingview) April 19, 2022
Partilha de contas foi a culpada
As causas para este decréscimo são conhecidas pelo Netflix e foram apresentadas. Uma delas está nas contas partilhadas, algo que a empresa poderá mudar no futuro. Os números revelam que existem mais de 222 milhões de lares a pagar, mas outros 100 milhões partilham essas mesmas contas.
Ao mesmo tempo, a concorrência tem estado mais forte, como o Disney+ e o Prime Video. Embora a Netflix ainda esteja a crescer de forma modesta, ela quer crescer mais rapidamente. Culpou o espaço limitado para se expandir em alguns países por falta de tecnologia nestes.
Ainda menos utilizadores no próximo trimestre
A decisão de interromper o serviço na Rússia também ajudou a Netflix diminuir a perda de subscritores. Terá adicionado 500 mil utilizadores, mas acabou por perder 700 mil após decidir interromper ali o serviço.
Curiosamente, e do que o Netflix revelou, o COVID terá apenas mascarado esta situação nos trimestres anteriores. Este cenário parece que veio para ficar e para o próximo trimestre está prevista uma situação similar. Resta saber se acontecerá ou não.
Este artigo tem mais de um ano
Tudo serve de desculpa mas nunca pensam que pode ser das subidas de preços que começam a ser feitas. Enquanto que a uns anos pagava 12€, hoje pago 16€
Se não fosse a partilha de contas, acredito que a Netflix não teria a quantidade de utilizadores que tem actualmente, seria bem inferior
No meu caso, caso impeçam a partilha, perdem 1 cliente com a subscrição máxima.
Deixam de “perder” comigo.
Para mim, perdem cliente no seu todo…a subscrição na totalidade, porque tenho que partilhar a conta comigo mesmo, entre a minha casa e a minha morada de trabalho… Se me cortam essa possibilidade, deito o serviço todo abaixo… E como eu, mais colegas de trabalho
Claro, e os consecutivos aumentos da mensalidade não tiveram nada a ver com o assunto. E digamos que o catálogo já foi mais interessante. Eu cancelei a minha conta há uns dias porque passaram-se semanas que cá em casa não se consumia netflix. E no final do ano falamos de quase 200€. Para já vou manter Amazon prime vídeo, disney plus e hbo max, e deve chegar…
Netflix plans to create a cheaper version of its service with advertising inserts due to the exodus of paid subscription holders.
Pagar para ver publicidade ? Fonix! Não bastava um catálogo maioritariamente woke, agora vão criar subscrições mais baratas onde irá ser apresentada publicidade.
Creio que é desta que deixo de ser subscritor.
No dia em que vir a Netflix a taxar-me mais do que o faz atualmente é nesse dia que desisto do serviço.
Amazon Prime, Disney Plus e HBO Max como alternativa. Serviços bem mais baratos.
Já para não falar em aceder a sites de torrent e fazer consumo próprio de filmes e séries.
Realmente, é preciso acabarem com a partilha de contas, para ver se reduzem o número de clientes à séria, e se finalmente vão à falência.
Acabem com a partilha para verem como isso realmente desce.
+1
Desisti da Netflix faz uns largos meses, porque acho que o catalogo é fraco e a maioria das séries são puro trash tv…
Neste momento a Apple TV + é o que, para mim, tem melhor conteúdo em termos de séries/filmes.
Certamente em nada estará relacionado com o aumento da mensalidade, ou da redução da qualidade do conteúdo que é fundamentalmente woke, nem o facto de haver mais concorrência no mercado. Não… claro que é a partilha de contas.
Se não fosse as partilhas queria ver quantos gatos pingados tinham.
Eu tenho Netflix, HBOMAX e Prime tudo partilhado, alias a HBOmax tenho de duas formas, partilhado e oferta da Vodafone.
Até a Sportv já deixa partilhar contas e com essa medida também tenho a Sportv Motores partilhado, o que não falta é alternativas para ver tudo isto sem pagar um €, assim os serviços sempre vão ganhando alguma coisa
Realmente a partilha de contas é que é o problema da Netflix. Enfim… Não será antes a política de preços completamente desajustada face à concorrência forte? Faz algum sentido ainda existir distinção entre oferta SD, HD e 4K, quando toda a concorrência tem um plano flat com os conteúdos com a resolução máxima de imagem e som? Para não falar na perca de qualidade de conteúdos que tem havido. Pagar 16€ mês com a concorrência a cobrar metade ou menos é, diria eu, meio caminho para a desgraça. Sou cliente deles desde a sua chegada a Portugal, mas nunca pensei tanto em cancelar a minha assinatura como nos últimos meses, porque rapidamente se tornou a minha quarta escolha de conteúdos.
+1 com a concorrência a fornecer conteúdos 4k e 4 displays ao preço de entrada da netflix querem o quê. agluns até com entregas gratuitas e prioritárias de encomendas e armazenamento ilimitado de fotos 🙂
E a partilha de contas já não existia nos meses de crescimento? Pois…
+1
Por enquanto apenas mantenho a conta Netflix porque partilho com os meus pais e com os meus sogros caso contrario ja tinha ido á vida e mesmo eles nas ultimas vezes que falamos ja se queixam que não é a mesma coisa, e que, “o que sai de novo não presta” dito por eles.
Faço browse no Netflix mas acabo sempre no HBO ou Amazon, na minha opinião o que esta a “matar” o Netflix são as “adaptações á la Netflix” que acabam por descaracterizar não so acontecimentos Históricos como a ficção original, o conteúdo woke e o custo injustificado comprando com a concorrência.
A Disney e a Apple tv+ so ativo um ou dois meses por ano para consumir o que quero e depois cancelo.
No próximo aumento que exista ou talvez nem chegue até lá, e podem contar com menos um depois até podem dizer que a culpa foi do monstro das bolachas.
HBO max por 4€ e tem um conteúdo sem ser brilhante mas muito mais interessante, até já deu para ver o Batman que a pouco mais de um mês saiu nos cinemas.
De baixassem a porra da mensalidade de certeza que a partilha de contas acabava e os números subiam o plano máximo da Netflix custa tanto como a quase a concorrência toda junta e depois admirassam de haver partilha de contas neste momento não vejo conteúdo que chame atenção para cobrar tanto as melhores séries que tinham já vi todas
já ouviram falar do NOS PLAY e dos TVCINE? Que conseguem gratuitamente na NOS com negociação? A juntar a isso o NOS Studios e os trinta mil restantes canais acham que não chega para um dia de 24h?
Deixem-se de tretas e consumismos parvos de coisas que nem usam. São uns wannabes que têm dinheiro à farta e não sabem o que fazer ao mesmo. O único interesse é meter um post no instagram q dizer que tem netflix e Hbo em casa.
A vida de um megalomaníaco deve ser engraçada
Por mim é muito simples. Deixem de andar a subir os preços e não se ponham com a brincadeirinha da publicidade. Se o fizerem, eu deixo de subscrever. Simples.
O grande problema era falta de séries e filmes atualizados. Sempre a mesma coisa nada de novo. O que vem de novo são filmes antigos.
Eles sairam da Russia onde tinham ~700.000 clientes pagantes, é óbvio que o número de clientes iria baixar…
Há, ver europeu reclamando de aumento é brincadeira, de 12 para 16 euros, aqui no Brasil saiu de 19 para 54 reais, inviável uma vez que serviços como a Amazon dão desconto na loja para assinantes, a HBO fez promoções gigantes.
54 Reais são 11 Euros
fogo!
que chatice!
Obviamente que as sanções a russia não tiveram nenhum efeito no numero de utilizadores.
Ao tentar controlar a partilha de contas só vão criar mais desanimo com a plataforma…