Netflix: afinal, o fim desta funcionalidade da app teve uma razão bem lógica
Recentemente, a Netflix removeu a funcionalidade de streaming das suas aplicações móveis sem oferecer uma explicação oficial para a decisão. No entanto, um novo relatório aponta para uma razão bastante simples: cada vez menos utilizadores o utilizavam. Será que é esta a verdadeira razão?
Fim desta funcionalidade teve razão bem lógica
Esta informação baseia-se num relatório de Janko Roettgers, da Lowpass. Este sugere que a queda da utilização pode ser a causa desta decisão. Roettgers refere que um executivo de um serviço de streaming lhe disse na CES que esta funcionalidade era essencial para a plataforma. No entanto, atualmente apenas cerca de 10% dos utilizadores Android a utilizam.
Este número representa uma queda significativa em comparação com a popularidade do streaming para outros dispositivos em meados da década de 2010, quando enviar conteúdo de um dispositivo móvel para uma televisão era mais rápido e conveniente do que navegar pelas interfaces mais lentas da TV.
Com a evolução das smart TVs e dos dispositivos de streaming, a maioria dos utilizadores hoje em dia simplesmente abre a aplicação diretamente no ecrã ou usa o comando. Do ponto de vista da Netflix, manter esta funcionalidade para uma minoria de utilizadores pode não ser rentável ou prática.
Streaming parece não interessar a ninguém agora
No entanto, estes restantes 10% ainda representam um número significativo de utilizadores. Em alguns dispositivos, como certos projetores e televisores, ainda exigem formas alternativas de aceder a conteúdos a partir de um dispositivo móvel. Isso sugere que a funcionalidade continua a ser relevante em casos específicos.
A Netflix pode estar a concentrar-se noutras formas de interação entre o telemóvel e a televisão, como recursos de jogos ou conteúdos interativos. Embora a Netflix tenha removido a funcionalidade das suas aplicações móveis, a tecnologia em si não desapareceu completamente. A Apple, por exemplo, adicionou-lhe recentemente suporte na sua aplicação Apple TV para Android, e a Google continua a investir nela.
De qualquer forma, a retirada da Netflix pode sinalizar que, para a maioria dos utilizadores de serviços de streaming, o streaming de dispositivos móveis para a TV já não é essencial.






















“todos os burros comem palha, só é preciso saber dar”, ditado muito antigo e aplicável neste caso. Alguém vai mesmo acreditar nisto? Eles podem vir com as “provas” que quiserem, lembrem-se que os tais relatórios são eles que fazem…
True, e para que pagar se está tudo disponível free
Não é free, é pirata – e para haver que piratear alguém tem que pagar.