Multibanco: novidades a partir deste sábado! Saiba o que muda…
A partir deste sábado, 28 de junho de 2025, entram em vigor no sistema Multibanco as novas regras da Lei Europeia da Acessibilidade (European Accessibility Act).
Estas novas medidas visam tornar os terminais – tanto caixas automáticas como POS – mais inclusivos e utilizáveis por pessoas com vários tipos de deficiência: física, sensorial ou cognitiva..
O que muda nos novos terminais
- Leitura de ecrã para deficientes visuais
- Teclados táteis (com relevo ou braille)
- Comandos por áudio, acessíveis via auriculares
- Botões táteis e menus intuitivos, com ecrãs de brilho ajustável
- Ícones maiores e texto mais legível, beneficiando também idosos
Os bancos são ainda obrigados a informar os clientes sobre quais caixas já estão adaptadas e onde estão localizadas.
Os custos com levantamentos em euros dentro da UE mantêm-se iguais aos nacionais, assim como os limites de levantamento e requisitos para transporte de numerário.
Estes padrões de acessibilidade não se aplicam só aos multibancos: abrangem também dispositivos eletrónicos, transportes, serviços públicos, seguros, etc.
Segundo o Eurostat, cerca de 27 % da população adulta da UE (≈100 milhões de pessoas) tem algum tipo de deficiência, o que reforça a importância destas mudanças





















Deviam era ter software mais rápido. Tudo demora uma eternidade, parece que tem ali um 386 e está ligado por uma linha de 56Kbps. Uma operação de depósito ou levantamento é uma eternidade. E nas caixas ATM dos próprios bancos, então ainda pior.
Não sei a que caixas vais.
Mas o software não é lento o mecanismo é que demora um pouco a depositar ou levantar.
Se está a funcionar bem não se mexe.
Temos a melhor rede de multibanco do mundo não reclamemos
So falta muda-la para sistemas operativos portugueses, e encriptação nacional..
Ou seja , falta o melhor.
É certo que não temos condições para fabricar microprocessadores,etc mas deveriamos ter mais cuidado, e profissionalismo, numa matéria tão importante como a banca.
Os Espanhois que são muito mais desenvolvidos que nós, usam linux, com sistemas deles,etc.
Nós fingimos que temos máquinas multibanco, vai na volta e nem sequer o software que aparece no ecran é nosso.
Mais um elefante branco.
Podiam utilizar o Caixa Mágica. Apesar de ninguém falar nele e de pouca gente o utilizar, é uma distro de linux portuguesa.
Existe um motivo por ninguém falar dele
Mas o caixa magica linux ja foi descontinuado faz tempo
E pagar 80000 milhões6 de euros, mais 5000 milhões, em manutenção anual e 30000 milhões, a empresas de segurança? Quer pagar 500 euros, mensais, pela sua conta bancária, a não ser que pague 300 euros e 100%, das operações só pode fazer pela App e se quiser levantamento, em numerário são 50% de taxa.
80000 milhões corresponde a um terço do PIB português. Estás a colocar aí zeros a mais
Parece???
Se baixassem as comissões bancárias é que era. Tanto banco com mais de 500 milhões de lucro todos os anos.
Pois….ISTO É RIDÍCULO , os bancos têm 20 anos ! Para se adaptarem , ridículo , ganham milhares de milhões e dãs-lhes 20 anos …é uma anedota
Têm 20 anos para se adaptarem…….parece uma anedota
O linux caixa magica, já faleceu há uns anos. Utilizei e não primava pela leveza gráfica. Mas era o que se deveria ter. Em vez do windows. Mas parece que pelo menos a união europeia anda a acordar para a vida agora. Ver ser arrancam aí uns projectos.
Só agora vi que foi descontinuado. Também temos o Ubuntu, que se não estou enganado, é europeu. Mas feito em Portugal infelizmente, pouco ou nada temos, a nivel de software.
O problema é o preço… se as pessoas já ficaram em pânico com os 800000 milhões, para a defesa, as propostas, da UE, para software europeu, serviços base dentro da Europa… são só 500 vezes esse valor. Alguém terá de pagar, imagine quem será.
Mudava hoje, Sábado ?? Ainda não deve ter mudado a interface pois eram pra aí umas 7 da tarde quando estava num supermercado e fui ao Multibanco e estava tudo na mesma. Isto ainda vai demorar o seu tempo. Daqui lá.
Honestamente acho que a nível de acessibilidade poderia ser ainda mais trabalhado, além das demais mencionadas como narrador, brilho, braille etc, acho que seria muito interessante uma opção de alto contraste por exemplo cada opção no ecrã ter uma cor diferente, levantamentos a azul, consultas a preto, por aí fora, tornava se ainda mais intuitivo para pessoas com problemas de visão como eu
Já muito Raramente uso isto.
E colocá-los mais baixos (pelo menos alguns…), para possibilitar a sua utilização por quem se deslocar em cadeira de rodas ou por doentes com acondroplasia (vulgarmente conhecido como nanismo).
E colocar mais alto para os que têm gigantismo?