Messenger Kids – A app de mensagens para menores de 13 anos
O Messenger é cada vez mais utilizado como meio de comunicação entre pessoas e grupos de pessoas. Esta aplicação está associada ao perfil pessoal do Facebook, sendo por isso desaconselhado a crianças menores de 13 anos.
A pensar no público mais jovem, o Facebook lançou hoje o Messenger Kids, uma aplicação de mensagens destinada às crianças e que permite ser controlada pelos pais.
Embora os SMS já existam há 25 anos, aos poucos têm sido substituídos por aplicações de mensagens instantâneas como o Messenger, Whatsapp, Snapchat, entre outras. No entanto, estas aplicações são direcionadas para um público mais adulto, sendo sempre perigoso que as crianças tenham um livre acesso a este tipo de aplicações.
A pensar nos utilizadores mais novos, para que possam comunicar com amigos e familiares, o Facebook lançou hoje o Messenger Kids, uma aplicação que irá permitir incluir estas crianças (dos 6 aos 12 anos) no mundo das mensagens online com o devido acompanhamento dos pais.
Messenger Kids - A aplicação de mensagens a pensar nos mais novos
Foi hoje lançado nos Estados Unidos o Messenger Kids, a aposta do Facebook para que os mais novos também utilizem o seu sistema de mensagens para comunicar com amigos e familiares e que é controlada pelos pais através da sua conta de Facebook.
Para utilizar esta aplicação será apenas necessário instalá-la no tablet ou smartphone que a criança utilize, iniciar sessão com a conta de Facebook de um dos pais e por fim criar uma conta para a criança.
Depois, através da sua conta de Facebook, o responsável terá acesso ao painel de controlo do Messenger Kids onde os pais irão gerir a lista de contactos da criança, onde poderão definir quais os contactos que podem contactar a conta kids ou consultar as mensagens dos seus filhos.
Na aplicação do Messenger Kids, a criança irá ter um ecrã principal com os contactos com quem podem falar e a informação se os mesmos estão online. Podem depois iniciar uma conversa individual ou em grupo, onde podem trocar mensagens, enviar imagens, GIFs, desenhar, fazer videochamadas com efeitos e máscaras, entre outros conteúdos dedicados a crianças. Do lado dos adultos, todas as mensagens e chamadas irão ser recebidas na aplicação normal do Messenger.
O Facebook afirmou também que, para segurança e privacidade das crianças, os dados não serão utilizados para publicidade e que não existirão compras dentro da aplicação.
Por enquanto esta aplicação apenas está disponível para iOS em preview nos Estados Unidos, no entanto, já foi anunciado que será lançada nos próximos meses para Android, onde estará presente na Google Play Store e na Amazon App Store.
Via: Facebook
Este artigo tem mais de um ano
Messenger Kids – A app de mensagens para menores de 13 anos —–> Isso segnifica que a FB irá aceitar cadastro de crianças com menos de 13 anos,, o que não é nada bom.
Nem as crianças, nem os pais estão a criar contas para as crianças, mas estão isso sim a utilizar a deles para criar um identificador para a criança poder aceder à aplicação de mensageiro para as crianças, no fundo aquilo só pede um nome para personalizar o utilizador de chat… não está a criar um perfil novo mas está a utilizar o existente para utilizar outros serviços.
A vantagem é que como têm de utilizar a conta do pai/ mãe/ guardião legal, estes têm controlo total sobre quem pode falar com eles, pelo menos a nível de contactos, e são os pais ou guardiões das crianças que iniciam o pedido de amizade ou que aceitam pedidos de amizade de outras pessoas/ crianças para falar com os seus filhos/ quem têm à sua guarda.
Supostamente o Facebook não vai utilizar os dados para publicidade, mas não me admirava nada que legal ou ilegalmente estejam a analisar os dados (nem que seja quando entrarem nos 13/ 18 ou 21 anos) para depois contruírem um perfil mais detalhado para fins de publicidade e espionagem.
O facebook já compreendeu que o Messenger é o que está a impedir muita gente de sair da rede deles, e querem as crianças lá o quanto antes para se ambientarem à marca e ficarem mais ligados a ela e assim aumentarem as hipóteses de agarrar esses futuros adultos a eles e não os deixar fugir para outra qualquer empresa/ organização/ sistema… por tanto mesmo que não espiassem os conteúdos das mensagens (e não acredito que não o façam) já seria útil só por isto do ponto de vista do Facebook.
A aplicação já existe no Play Store mas diz não estar disponível para o nosso Pais Portugal.
Ola
Ola tudo bem