MEGA: Saiba já se a escola do seu filho disponibilizou os vouchers
Tal como informamos ontem, começaram a ser disponibilizados os vouchers para obter manuais escolares gratuitos. Por agora estão disponíveis vouchers para alunode escolaridade de continuidade do 1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos; 2º Ciclo: 6º ano; 3º Ciclo: 8º e 9º anos; Secundário: 11º e 12º anos.
Antes de se inscrever ou aceder à plataforma, verifique se a escola do seu filho já disponibilizou os vouchers.
Com saber se uma escola já emitiu os vouchers?
A partir de ontem a plataforma MEGA - Manuais Escolares, passou a disponibilizar uma nova funcionalidade. Sem a necessidade de se autenticarem na plataforma, é possível consultar quais as escolhas que já disponibilizam os respetivos vouchers. Para tal basta carregar no botão Escolas com Vouchers e indicar o Agrupamento e respetiva escola.
Após selecionar a escola é apresentada a lista dos anos escolares com vouchers já emitidos.
De referir que os vales só ficam disponíveis a partir do momento em que as escolas carreguem todos os dados necessários para a sua emissão. São abrangidos pela gratuitidade dos manuais escolares os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória na rede pública do Ministério da Educação, e nos colégios particulares com contrato de associação.
Datas para acesso aos manuais escolares
A partir do dia 3 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de continuidade:
- 1º Ciclo: 2º, 3º e 4º anos;
- 2º Ciclo: 6º ano;
- 3º Ciclo: 8º e 9º anos;
- Secundário: 11º e 12º anos;
A partir do dia 13 de agosto, para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo:
- 1º Ciclo: 1º ano;
- 2º Ciclo: 5º ano;
- 3º Ciclo: 7º ano;
- Secundário: 10 ano;
O início do próximo ano letivo está previsto para 14 a 17 de setembro, “sendo as primeiras cinco semanas especialmente dedicadas à recuperação de aprendizagens, salvaguardando os efeitos da crise pandémica dos últimos meses”, revelou o ministério da Educação.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
De referir que, desde ontem que estou a tentar resolver um problema com a plataforma, em que me dá um erro que menciona que o meu NIF já está a ser utilizado, e não me permite avançar. A IGEFE respondeu a um email que enviei, com um email para que contactasse o suporte (que está inativo). As linhas telefónicas não funcionam, ninguém atende o telefone de suporte (além do nr. Que está na plataforma estar errado…) Aos emails ninguém responde. Ninguém faz nada. Só gostava mesmo de colocar esta situação em alerta.
Bom dia a mim acontece me o mesmo e ninguém me dá uma resposta
Os livros do meu filho mais novo, já cá cantam, fui levantar hoje a papelaria. Foi rápido e fácil, pois já estava registado desde o ano lectivo anterior.
Não desistam que conseguem, só custa a primeira vez.
Menção Honrosa:
Após variadíssimas tentativas de resolução do problema, não tive alternativa senão contactar diretamente os servicos da IGEFE.
Assim sendo, fica exposta a menção honrosa ao Sr. da área Financeira (as minhas desculpas por não me recordar o nome) que me transferiu a chamada internamente à Sra. D. Eugénia, que fez o favor de me transferir a chamada para o colega responsável pelo assunto.
Ao Sr. António Ferreira, que incansavelmente e em linha comigo se prontificou a resolver o problema.
Ao Sr. Cláudio, que ajudou na resolução técnica do mesmo.
O meu profundo agradecimento, juntamente com um enorme pedido de desculpas pela minha injustificada extrapolação anterior, a esta equipa de profissionais do IGEFE
Boa tarde Mna Natacha, acabou por conseguir resolver?
É que tenho o mesmo problema (diz que o NIF já se encontra registado) e na escola não me dão solução.
Como proceder?
Muito Obrigada
Pelos vistos não sou a única, acontece me exatamente o mesmo , e até hoje não me responderam se vou presensialmente à escola ou contínuo a tentar … começam bem , Portugal no seu melhor!
Boa tarde Sra. Flavia.
Consegui resolver sim.
Tente contactar o mesmo email que eu contactei: manuaisescolares@igefe.mec.pt
Deixei mais acima uma menção honrosa, precisamente porque houve, por parte dos serviços ro IGEFE, uma grande boa vontade após muita insistência da minha parte.
Cumprimentos e boa sorte.
Natacha