PplWare Mobile

MB WAY ou SPIN: qual a diferença entre os dois serviços?

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Miguel says:

    Gostava de saber e de um artigo sobre como pagar com o telemóvel com NFC no resto da europa/mundo.
    O MBWay só funciona em portugal infelizmente.

  2. Miguel Lima says:

    Fazer uma pergunta que julgo ser pertinente, se não for as minhas desculpas.
    Nas transferências através do sistema SPIN que utiliza o telemóvel do destinatário, se esse mesmo destinatário tiver contas no banco A e no banco B, como se processa a transferência? Existe logo a possibilidade de escolha?
    Cada um só vai poder ter uma conta associada ao telemóvel?
    Julgo que cada conta, de bancos diferentes tem de ter um contacto associado, logo no caso do mesmo titular, o mesmo contacto.

  3. Nono says:

    Bem o Spin vai mudar muitas coisas sobretudo em transferências que finalmente vou saber quem está a receber do outro lado, uma situação que é recente no MBWAY porque se tornou obrigatória, de resto não há muito a dizer para compras online o MBWAY vai continuar a ser usado já para as transferências é quase certo que o novo Spin vai passar a ser o mais usado…

  4. Nuno says:

    Só acho engraçado referirem a desvantagem do mb way em precisar de um cartão associado e isso poder ter custos numa altura em que os bancos nos passaram a “obrigar” a ter cartões para fazer pagamentos quando até aqui não era preciso…
    Independentemente disso, mais uma vez transparece a ideia que apesar de haver imensos bancos onde não se paga absolutamente nada para ter conta, cartão, transferir dinheiro, etc… as pessoas ainda continuam agarradas ao banco onde os pais lhe abriram conta em criança e pagam manutenção mensal, anuidade de cartão, transferências, etc…

  5. Rafael says:

    Por SPIN a transferência é imediata a semelhança do MBWay? Se não for, é um caso para colocarem nos prós vs contra.

  6. Figueiredo says:

    Deveria ser com o número de contribuinte.

    • Nirelle says:

      Devia ser pois seria mais seguro. O telemóvel pode ser roubado e por esse numero numa conta que não pertença ao dono.

      • Nuno says:

        Qual foi a parte em que se tem acesso ao nome de quem recebe o dinheiro que não foi entendido?
        Mesmo quente roubem o telemóvel e tenhas o mesmo sem qualquer tipo de proteção e o ladrão o associe à sua conta bancária, vais saber sempre que estás a transferir o dinheiro para o ladrão quando te aparecer o seu nome completo…
        Vocês estão a criticar um serviço que desconhecem por completo, certo?

  7. Joao says:

    O SPIN é um grande problema de privacidade -> Lista de numeros de telemovel com nome associado. É mesmo bom para fazer scams. Tenham em atenção este “pormenor” antes de aderirem a esse serviço.

    • Nuno says:

      Tens noção da estupidez que acabaste de dizer?

      • Joao says:

        Não custa nada saber um nome a partir de um numero de telemovel com este serviço. Basta tentar fazer uma transação de 0.01€ e fico com o nome da pessoa que tem o numero … a seguir é só continuar a obter informação (com o nome obtem-se de forma “legal” muita informação) e depois as pessoas espantam-se de serem enganadas.
        Daqui a uns meses com as pessoas a aderirem a esse serviço vamos ver quem tem razão. Eu garantidamente não vou aderir… não preciso. Se eu quiser que alguém me faça uma transferência dou-lhe o meu IBAN.

        • Não apago, não mandas em mim says:

          Muito bom.. mas continuo sem perceber. Pelo IBAN tb sabes o nome.. o teu num dás a quem queres.. mas sim pode haver um problema de privacidade idade ao tentarem transferir com o NUM associado.. é em Portugal, a privacidade prevalece à segurança.. olha o exemplo das dashcams. Abraço

          • Nuno says:

            Os vossos números e nomes foram publicados na net quando houve a fuga de informação nas 3 grandes operadoras nacionais. De resto, é capaz de haver centenas de formas mais fáceis de obter essa informação.
            Ainda assim fico curioso em saber qual o problema de se saber o nome do dono de um telemóvel ou de que forma é isso falta de privacidade ou segurança…
            Algum exemplo?

        • Nuno says:

          Sabes que com o teu IBAN também temos acesso ao teu nome e nem precisamos de transferir dinheiro nenhum, certo?
          E volto a dizer, a MEO, a NOS e a VODAFONE tiveram as bases de dados largadas na NET!
          Quem quiser perder 2 minutos e algumas centenas de gigas pode obter números de telemóvel, IBAN, nif, morada, email, etc e tudo de borla…
          E já nem falo dos CTT…

    • Aves says:

      Os números de telefone não são sequenciais. É difícil a alguém, ao calhas, encontrar um nº de telefone que exista de facto. E, presumo que ao fim de se introduzir uns poucos números que não existam o sistema bloqueie.

      • Nuno says:

        A TMN gabava-se há uns anos de ter 6 milhões de clientes pelo que se tentares números de telemóvel sequenciais vais acertar maior parte…
        Mas é mais fácil sacar a base de dados deles e a da nos e vodafone que assim fica-se com muito mais informação sem trabalho nenhum…

    • Zé Fonseca A. says:

      boa sorte com essa query 😀

    • Nuno says:

      Vocês estão todos a esquecer-se que as 3 principais operadoras nacionais tiveram as suas bases de dados expostas na NET, e ainda se encontram disponíveis pelo que saber o nome de alguém associado a um número de telemóvel é do mais básico com ou sem spin…

  8. PeterOak says:

    Só conheço o “spin-a-roonie” do Booker T.

  9. Vicente says:

    “Neste momento, no MB WAY, não dispomos dessa informação: “Vamos à nossa listagem de contactos, aparecem todos eles, mas não sabemos quem está do lado de lá…” … não é verdade .. o MBWay já retorna o nome completo do detentor da conta se o numero de telefone estiver associado.

  10. says:

    Quando não tenho o numero de alguém que me ligou, adoro o MBway para descobrir o nome.
    E agora com o SPIN também dá.

  11. Indiscreto says:

    A grande diferença é que com o Spin estamos cada vez mais controlais controlados pelo gov. Uma vez que se trata de uma transferência efetuada diretamente pelo banco central, não é necessário nenhum pedido de informação a qualquer entidade, tudo é gerido e controlado pelo Gov.

    • A.M. says:

      isso também é uma grande verdade!!

    • Nuno says:

      Qual governo? É apenas uma tabela com o IBAN associado aos telemóveis.
      É uma transferência bancária igual às outras mas não precisas de saber o IBAN. Só isso.
      Que manias da conspiração. Nem sei como é que conseguem dormir com a cabeça embrulhada em papel de alumínio…

  12. P says:

    Boas, o Spin não é serviço do Banco de Portugal, notícia incorreta, o SPIN é um serviço a nível europeu, é criado pelo BCE. Não está apenas em 14 Bancos está nos Bancos do sistema Bancário.

  13. Marcos says:

    Olha eu quero instalar o Spin, não encontrei foi a APP, MB way pouco ou nenhum sigilo tbm tem e ainda bem que passou a ser obrigatório o nome, para além de serem chulos…. além disso está sempre controlado se o gov quiser, só que andam por aí uns espertalhões a fazer burlas e tendo nome completo mesmo não fazendo queixa oficial, fica muito mais fácil referenciar nas autoridades e estas por sua vez perceberem se foi um acto esporádico ou se é recorrente e aí o gajo lixa se….

    • O SPIN não é uma app, mas uma funcionalidade integrada, por exemplo, nas aplicações dos bancos. Quando precisar de fazer uma transferência bancária, pode optar por fazê-la por SPIN.
      Segundo o Banco de Portugal, “os utilizadores de serviços de pagamento podem utilizar esta funcionalidade nos mesmos canais em que o seu prestador de serviços de pagamento disponibiliza a iniciação de transferências, a crédito e imediatas, sejam canais remotos (por exemplo, homebanking ou aplicação móvel) ou presenciais (por exemplo, balcões)”.
      https://www.bportugal.pt/page/faq-spin

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.