MB WAY: Ministério Público acusa 18 pessoas por uso fraudulento
O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC.
O Ministério Público de Santarém acusou agora 18 pessoas por uso fraudulento do MB WAY.
MB WAY: Burla "rendeu" 214.178,51 euros
Dezoito pessoas foram acusadas por burla informática e nas comunicações, branqueamento de capitais e associação criminosa por uso fraudulento da aplicação MB WAY, na sequência de uma investigação da PJ e do Departamento de Investigação e Ação Penal de Santarém, revela a Lusa.
Em comunicado, a Procuradoria da Comarca de Santarém afirma que foi deduzida acusação para julgamento em tribunal coletivo pela prática de crimes de burla informática e nas comunicações, crimes de burla informática e nas comunicações na forma qualificada, e crimes de falsidade informática, de branqueamento de capitais e de associação criminosa.
Segundo o que foi referido, as pessoas que foram acusadas "consultavam as páginas da internet que tinham listado artigos usados para venda, daí retirando os contactos telefónicos dos anunciantes", os quais contactavam, dando instruções que lhes permitiam ter "acesso aos meios de pagamento desses indivíduos”.
Depois, “realizavam transferências ou levantamentos em benefício próprio”. A sua atuação permitiu que se apropriassem de quantias que somam 214.178,51 euros.
Um dos arguidos foi colocado em prisão preventiva, estando os restantes sujeitos a medidas de coação não privativas da liberdade, afirma a Procuradoria.
Segundo o MP, a investigação foi realizada pela Polícia Judiciária no âmbito da 2.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Santarém.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lusa
Neste artigo: MB WAY, Ministério Público
Toda a gente sabe quem são e de que etnia.
Nada de novo portanto, perca por tardia.
+1 mas não se pode dizer nada , é um segredo
Por acaso ainda há 2 semanas, 5 jovens, de Penafiel, portugueses de 100000000 geração, foram detidos por fraudes semelhantes num valor acima de 7 milhões de euros. Foram apanhados porque usaram um dos telemóveis para fazer um video, no tiktok, e alguém viu o número que foi ligado de outro telemóvel.
Os mesmos jovens já tinha 11 anos de penas suspensas, por crimes com cripto moedas e vendas online.
Deixa lá. Há alguns com uns colarinhos de uma certa cor que também andam por aí…
Mais uns “trocos” e já podiam pagar as rendas do Multiusos transfronteiriço de Caminha… Há “ladrões” de todas as “cores” e “línguas”!
Os que estão com TIR, continuam a atividade criminosa…
No OLX é prática comum.
A polícia prende, o tribunal, ajudado por advogados super bem remunerados e que dizem trabalhar graciosamente, para esses criminosos, manda para casa com penas suspensas. Ao cabo de 30 penas suspensas, continua tudo igual.
Ainda há poucos dias 5 jovens, já condenados em mais de 60000 crimes informáticos e por burlas/fraudes online (incluindo mbway), a 11 ano de penas suspensas, foram presos, novamente, porque andavam a usar Revolut para enganar pessoas que queriam comprar coisas no OLX e no facebook. Voltaram a ser presos, perderam 183 telemóveis e voltaram para casa, para fazer o mesmo. 5 jovens de 21 a 27 anos de idade da zona norte do país.
Essas pessoas fazem do roubo modo de vida.Vão a tribunal,saem com termo de identidade e residência e pouco mais.Continuando a atividade criminosa.Por pouco menos vão outras pessoas para a cadeia.
Devia de haver penas duras e efetivas nestes casos.
Eu acho que os juzies que cometem essas barbaridades e que deveriam ser presos ou entao retirarem-lhes o estatuto de juizes. Se tem medo dos ciganos comprem um cao. A lei devia ser igual para todos mas infelizmente nao e.
Profeta, mas vc ainda não percebeu como as coisas funcionam neste país?
Eu vou explicar.
Então é assim, indivíduo A comete um crime.
Vai ao juíz e tal e sabe se que não tem rendimentos declarados, não faz nada a não ser crimes, etc e tal.
Liberta se o tipo porque se for para julgamento não tem dinheiro para advogados e outras despesas e no fim aquilo é uma trapalhada porque o tipo está se a marimbar para aquela gente toda e ser preso ou não é indiferente e só vai dar despesa ao estado.
Indivíduo B comete o mesmo crime mas trabalha, tem rendimentos declarados e tem poupanças no banco.
Tá tramado.
Julgamento de anos, mais despesas daqui e dali e no fim mesmo não sendo detido gasta ali uns milhares valentes.
Grosso modo é isto
Duvida do que lhe digo?
É simples, vá roubar uns catalisadores e faça por ser apanhado e depois vamos ver se é sempre solto como o outro.
Depois venha cá contar a história
Eu sei como funciona, eu so estava a alertar que os juizes tambem nao fazem nada para resolver isso e se assim e deveriam ser penalizados mas obviamente que nao sao claro. Isto esta cada vez pior enfim. Ate parece que apelam para que o crime continue, uma vez que nao ha castigo para essas pessoas e entao elas se sentem imunes a tudo de errado que possam fazer. Nao ha quem nos salve e nem sei se havera algum dia infelizmente.