Matrículas escolares agora são online! Conheça o Portal das Matrículas
A pandemia provocada pelo novo coronavírus tem obrigado a várias alterações. Além da área da Saúde, há que proceder a vários reajustamentos na área da Educação. Como sabemos as aulas do Ensino Básico estão já a decorrer online assim como as do Ensino Superior.
Relativamente às matrículas estas passarão agora a ser online.
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 5/2020 que procede à alteração do Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, que estabelece os procedimentos de matrícula e respetiva renovação e as normas a observar na distribuição de crianças e alunos.
O presente despacho introduz alterações que visam melhorar o procedimento de matrícula e respetiva renovação, garantindo maior eficiência associada à desmaterialização, modernização e simplificação administrativa, com o registo eletrónico das renovações de matrícula, e à monitorização do cumprimento da escolaridade obrigatória e do abandono escolar.
Onde fazer as matrículas e quais os prazos?
A partir de agora as matrículas deverão acontecer no Portal das Matrículas. As matrículas para o ano letivo 20/21 apenas terão início no dia 4 de Maio.
O Portal das Matrículas é um serviço do Ministério da Educação que permite efetuar pedidos de matrícula e renovação de matrícula com transferência de escola na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário em estabelecimentos de ensino públicos do Ministério da Educação, privados e IPSS ou equiparados.
Relativamente aos prazos, o ano letivo foi prolongado até ao dia 26 de junho. Segundo o despacho “a renovação de matrícula é efetuada eletronicamente, até ao terceiro dia útil subsequente à definição da situação escolar do aluno”.
No que diz respeito ao pré-escolar, a matrícula deverá ser realizada entre os dias 4 de maio e 30 de junho de 2020. A renovação da matrícula para o pré-escolar é efetuada entre 15 de abril e o dia 15 de junho.
Em declarações à Lusa, a secretária de Estado da Educação, Susana Amador, referiu que, face ao panorama, houve uma preocupação em alargar a opção pela matrícula online e através do sistema eletrónico. Quem tiver problemas na matrícula pode também contar com uma linha telefónica que está preparada para tirar dúvidas para quem queira fazer a inscrição sem sair de casa.
O Portal das Matrículas está disponível em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através do cartão de cidadão, mas também da chave móvel digital ou das credenciais de acesso ao Portal das Finanças. De salientar que as matrículas presenciais continuam, podendo as pessoas fazer uma marcação prévia.
Este artigo tem mais de um ano
Cuidado ao transcrever a noticia.
O paragrafo seguinte está incorreto.
“A renovação da matrícula para o pré-escolar é efetuada entre 15 de abril e o dia 15 de junho.”
Se forem ao portal das matriculas, logo no inicio o titulo é;
Com base no Decreto-Lei n.º 14-G/2020, as matrículas para o ano letivo 20/21 apenas terão início no dia 04 de Maio.
Todas as informações abaixo são referentes aos processos de matricula para o ano letivo 2019/2020″
Pois, a informação que transcreveram na renovação para o pré-escolar é referente ao ano letivo 2019/2020 que está a decorrer e não para o próximo ano 2020/2021.
Para esclarecer, todas as matriculas terão inicio no dia 04 de maio 2020.
exato… tantp que tentei aceder e o botão encarregado de educação está indesponivel
Mas a auquenticacao e feita com o cartao de credito porque? E quem nao tem cartao e credito como faz? E tudo a forca do dinheiro, NAO PASSARAO.
Estás a falar de quê?
Autenticação no portal das matrículas?
Acho que estás a ser roubado. É não é pelo ministério da educação.
LOL ? está a falar a sério ? é que CC é Cartão de Cidadão…
Cartão de Crédito??? Cartão de Cidadão e não cartão de crédito. Deve recorrer a chave móvel digital. Basta ler com atenção o que diz no portal.
Onde vou para fazer a matrícula para o 8º ano?
É que na plataforma só aparece atè ao 6º ano e até 12 anos e os restantes, onde fazem as matrículas?
está offline!
Confere
Serei a única que não consegue avançar do ponto 4 onde pedem a Situação do Aluno no Ano Letivo Anterior e não dá para seleccionar nem escrever nada no NÍVEL DE ENSINO DO ANO LETIVO ANTERIOR *…?!?!
Qual o contacto que devemos usar para nos esclarecerem dúvidas? alguém sabe?
Também estou com esse problema… Os contactos estão em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home
Eu estou hoje a tentar a matricula e estou exactamente com o mesmo problema. Já conseguiu passar desta parte?
Estava a fazê-lo num mac e tentei com Safari, Firefox e Chrome. Não resultou com nenhum. Não se será também o sue caso. Só consegui ultrapassar o problema num pc windows. Usei o browser firefox.
Escusado será dizer que enviei no dia 09/05/2020 um e-mail para matriculaseletronicas@dgeec.mec.pt reportando o problema e até hoje não obtive resposta… Uma vergonha!
Olá, tenho o mesmo problema e nem com o firefox consegui… conseguiu saber porquê?
Boa noite. Quero fazer a renovação da matricula do 3 para o 4 ano mas também não passo do ponto 4.
Alguém sabe porquê?
Bom dia, aqui fala de um número de telefone onde podemos tirar dúvidas. Pode mo indicar?
1 ano
É só a mim ou na realização da matricula esta fica na pagina dados do encarregado de educação indefinidamente a carregar?
Tenho o mesmo problema, enviei email para matriculaseletronicas@dgeec.mec.pt, aguardo resposta
tb me acontece a já dois dias assim
Muito mau…. fica na página do Encarregado de educação, não saindo dali… perdendo tempo…. e paciência…. deveriam tentar resolver……
Estou neste momento a tentar inscrever a minha filha e estou exactamente com o mesmo problema, já a desesperar…apenas consegui fazer a parte das autorizações (que é logo ao inicio) e não passa dali, começa a página a carregar interminavelmente……
Alguém sabe de algum contacto que haja para conseguirmos falar com alguém que nos ajude????
Estava com o mesmo problemas me disseram que podia ser o facto de ter muitas pessoas a aceder o site, só consegue fazer a matrícula as 4h da madrugada!
Pois quero renovar a matricula porque o meu filho tem de repetir a pre escola….e chego ao ponto 4 ou 5 e pede data de adiamento…..falei com o agrupamento e la querem fazer a matricula ja com os dados todos a senhora que esta a tratar disso diz que tenho de ir ao portal eliminar 2 das matriculas que tentei fazer e nao consegui….meto la a cruzinha mas nao da para eliminar a matricula alguem sabe como se faz? obrigada
Bom dia Filipa,
Conseguiu resolver os problemas da renovaçao de matricula?
Não consigo passar do ponto 4 – Sem Ana lectivo anterior…. e quero renovar a matricula do meu filho.
Agradecia-lhe imenso se me conseguisse ajudar.
Obrgiada
Bom dia, podem por favor indicar se conseguiram resolver este problema e como?
1- Não passo do ponto 4 (Sem Ano lectivo anterior, só tem essa opção)
2 – Não consigo eliminar uma das renovações de matricula (tenho duas).
Obrigada
eu não consigo fazer a matricula dos meus dois filhos um para o 1 ano e outro para a pre-escola perdi a senha das finanças o tempo passa estou a ficar perdida e desesperada com
Olá Anabela, eu hoje mesmo consegui matricular a minha filha de 3 anos e não precisei de senha nenhuma, entrei através do portal das finanças. Experimente fazer assim e tenha calma que há-de correr bem! 😉
P.s. já andava a tentar desde Maio…
Bom dia.
O nível de ensino pretendido está sem resultado.
Será que podem resolver este problema, por favor?
Obrigada
Para quem não consegue fazer as matriculas online, recordo que podem recorrer ao método antigo de matriculação presencial. Falem com os respectivos agrupamentos escolares para saber como.
É muito aborrecido, mas é o país da treta que temos…
O numero fiscal é do educando ou do educador
Eu entrei com o número fiscal meu, o de Enc. de Educção.
EU NAO CONSIGO ENTRAR NEM COM MEU NR NEM COM NR DO ALUNO ALGUEM ME EXPLICA O PORQUE?
Caro Senhor, não consegue entrar porque os serviços informáticos deste site, e do Estado em geral, são incompetentes e preguiços.
Bom dia! Tento fazer a matricula da minha filha já 3 dias e da sempre erro. Como é que eu vou conseguir fazê-lo?
Presencialmente. Ligue para o agrupamento escolar da sua área de residência para saber onde se deve deslocar.
Caro Senhor, não consegue entrar porque os serviços informáticos deste site, e do Estado em geral, são incompetentes e preguiços.
A carregar…. a carregar …. F5 actualizar… erro… não funciona!
grandes palhaços inovam ou tentam sem terem condições para tal que grandes palhaços
É absolutamente ridículo como um portal funciona mal a mais de meses e continua igual impossibilitando de fazer matriculas e fazendo quem o tenta fazer perder total paciência.
Portal em manutenção desde 23 Horas do dia 01 Julho até agora 0945 Horas do 02 de Julho, e impossível trabalhar assim.
Muita sorte, Missão Impossível e paciência,
Bom dia,
O serviço não funciona, não se consegue passar do ponto 3.
Concordo com o Fábio Santos, é completamente ridículo promoverem um serviço quando não têm condições para o terem a funcionar.
Façam testes de carga antes de o colocarem no On-line.
isto não funciona. serviços do estado online não servem para nada. criam plataformas para usarem 100 ao mesmo tempo mas as pessoas são mts mais e depois dá nisto.
mas o ministério da educação é que tem culpa. existe ferramentas para criar lista de espera para entrar e fazer a matricula só tem que as por em prática para todos conseguirem…
Nós pais e encarregados de educação, temos de fazer as matriculas aqui no portal das matriculas , quando este não funciona , passa o dia inteiro em manutenção??
Assim fica difícil cumprir o prazo tão curto , para fazer apenas uma renovação, que poderia ser muito bem automática, para descomplicar a vida a todos…
Não vale a pena o Estado gastar pouco dinheiro para implementar tecnologia que não é util e não funciona.
A CP gastou um balurdio mas contratou uma empresa de tecnologia que prestou um fantastico serviço com o sistema de bilhetes ( cartao lisboa viva)
Ajuda de um EE exausto para outras mães e pais desesperados…
1. Marcar matrícula na escola é escusado, o sistema (e o problema) é o mesmo e só vão aumentar as filas e stressar os funcionários das secretarias. Tentem em casa ou no trabalho, onde tiverem a ligação mais rápida. Se possível com PC Windows e Firefox (se tiverem add-ons no browser, desliguem-nos e permitam os cookies).
2. Como alguém sugeriu, o melhor horário é quando estiver menos gente online. Tentem de manhã cedinho ou ao final do dia, mas cuidado: em Portugal os sites também têm horário de expediente. Às 2 ou às 3 da manhã o “portal” pode estar indisponível… “em Manutenção”.
3. Façam sempre DUPLO CLIQUE (às vezes um “clique simples” não dá nada; o “portal” não é bem um “site”, parece ser mais uma “app web”… os links só funcionam quando lhes apetece… deve ser um interface “A METRO” [piada seca para geeks]). Para “avançar” para o passo seguinte, às vezes resulta, ou é mesmo necessário, “forçar” o refrescamento da página (F5, botão “Reload” [Ctrl+R] ou copiar o URL de destino e reintroduzi-lo na barra de endereço). E esperar que corra bem e que o “portal” não “congele”, não “crashe”, não dê “timeout”, não expire a sessão, não dê “erro inesperado”, não ocorra um “Internal Server Error”, etc.
4. Muitos “bugs” na “experiência de utilização”. Às vezes aparecem campos “obrigatórios” (com * asterisco) – que no manual do utilizador NÃO são referidos como obrigatórios e que não deixam preencher nada (drop-down lists sem items disponíveis para selecção, campos de texto que não dão para preencher, etc): tentem fazer “Anterior” e “Seguinte” (sim, voltar atrás e voltar a andar para a frente). Às vezes resulta (e desaparecem os * asteriscos de “obrigatoriedade”)…
5. Fotografia do aluno: não está escrito em lado nenhum (no manual, por exemplo) mas submetam ficheiros PEQUENOS (~300 Kb no máximo), de preferência no formato JPEG (.JPG). Se tentarem um ficheiro ligeiramente maior (com 500 Kb ou 600 Kb) e/ou num formato “lossless” de melhor qualidade (.PNG) podem ser brindados com “um erro inesperado, tente novamente”. E “crashar” e terem de recomeçar tudo de novo. Porque obviamente NÃO podem gravar dados parciais: para gravar os dados têm primeiro que preencher TODOS os items desse passo. Talvez seja “óbvio” e “intuitivo” para as mentes brilhantes do Ministério da Educação que especificaram os requisitos do “portal”. Deve ser isto a que chamam o “choque tecnológico”.
6. Se tiverem a boa sorte de chegar ao fim do processo, antes de submeter nem pensem em rever os dados para confirmar que está tudo correcto… se tiverem a infeliz ideia de ir ver o que inseriram num passo atrás prossigam com pinças, porque editar e alterar alguma coisa cancela tudo o que inseriram daí para a frente. Pior: o “portal” pode mais uma vez “crashar” e quando daí a meia hora conseguirem entrar novamente podem constatar, horrorizados, que o processo (não submetido) simplesmente DESAPARECEU. Nada temam. Façam logout, vão beber um café, tratar da vossa vida e voltem mais tarde. Dêem tempo ao “portal”, ele precisa (coitado). O processo está lá, com sorte há-de “ressuscitar” e voltar a estar visível no próximo login. Mas atenção, não façam nada: sigam directo para o fim e submetam… querem confirmar, confirmam com o comprovativo. A propósito: o “portal” pode dizer que sim, que enviou o comprovativo por mail mas não enviar nada (ou pode demorar um pouco e enviar só daqui a umas horas, uns dias ou para a semana que vem… não se sabe). Pelo sim pelo não digam que sim e IMPRIMAM o comprovativo (o ficheiro descarregado ‘DD-MM-AAA_comprovativo_entrega’ não tem extensão, mas é um PDF: renomeeiem o ficheiro, acrescentem-lhe ‘.pdf’).
Boa Sorte a todos!
Já consegui alterar o erro. Para quem quer alterar algum dado após ter submetido, basta clicar no quadrado ao lado do processo da matrícula e reabrir a matrícula.
O Portal está a funcionar muito bem.
Bom dia, e como conseguiu voltar a submeter a matrícula?
Alguém que me esclareça a dúvida sobre o leitor do cartão do cidadão? É suposto os encarregados terem um leitor desses em casa assim do nada? Pelo que percebi de um email que recebi, é necessário… Mais me parece que isto vai descarrilar e de que forma, a pedirem dispositivos que não temos acesso e com tão pouco tempo para realizar a matricula online, principalmente com a aparentemente lentidão e erros do site, estamos no bom caminho. Só desejo boa sorte a todos, porque bem vamos precisar.
nao , esse leitor é só para fazer a malta perder dinheiro, o que isso faz é ler os dados do cc e colocar automaticamente no site , nao recomendo comprar.
Eu também n\ao consigo entrar…isto do Covid 19 veio transtornar todo o sistema e Portugal nao está minimamente preparado para isto. É simplesmente lamentável. Espero que prorroguem o prazo senao vai haver imensos alunos sem se encontrarem matriculados!
CURSOS PROFISSIONAIS CIENCIAS INFORMATICAS -CURSO TECNICO DE GESTAO E PROGRAMAÇAO DE SOLUCOES INFORMATICAS QUEM JÁ CONSEGUIU CONCLUIR? QUE ME POSSA AJUDAR
Não entendo tanta gente a queixar-se. Todos querem fazer à mesma hora e assim o portal não aguenta. Eu fiz o processo da minha filha ás 8.00 da manhã e em 15 minutos estava despachado. A autenticação pode ser feita com os dados do portal das finanças, chave móvel digital, ou cartão do cidadão com leitor de cartões, pelo que não é necessário o leitor.
Desesperante, vergonhoso e inconcebível. horas a olhar para o ecrã e nada. Simplesmente não avança.
porfavor alguem me explica como entrar pela primeira vez nesse sitema
Alguém sabe me dizer onde é que clico para fazer transferência de escola, não encontro, e onde é matricula só diz que o aluno ja tem matrícula aitiva, sim claro está ativo preciso transferir mas não consigo…. se alguém souber me ajudar. Obrigado!