MarineTraffic: Veja online os barcos que circulam no mundo
Na internet existem várias serviços interessantes no que diz respeito a tráfego. Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o Flightradar24 tornou-se ainda mais popular, com muitas pessoas a analisarem o tráfego aéreo e a tentar detetar a circulação de oligarcas russos. Mas há também o serviço português AirNav RadarBox.
Para os barcos e navios existe um serviço idêntico que se chama MarineTraffic.
O MarineTraffic não é um serviço recente, pois já o demos a conhecer em 2012. Este serviço é fornece as posições de localização de navios com base nos dados AIS.
Em tempo real, este serviço apresenta locais, partidas e chegadas de navios, tipo de navios, bandeira e condições dos navios e outras informações importantes ao tráfego marítimo.
Neste site pode saber tudo sobre os barcos que circulam, como o ano da sua construção, país de origem, tipo de barco, características técnicas e muita da sua história de viagens. Para tal, basta que carregue no mapa no barco/navio para o qual pretende obter informações.
Os dados são fornecidos por razões meramente informativas e não estão relacionados, por qualquer meio para a segurança da navegação. Mas mesmo desta forma permitem informações reais sobre os seus trajetos, que podem estar desfasadas no tempo por questões de segurança.
Este serviço está também disponível para iOS e Android que permitem, a partir do seu smartphone, ter acesso a estes dados, pode mesmo estar a olhar para um barco e saber logo daí que tipo de barco é, a sua origem e o que transporta. Tudo graças aos sistemas de navegação que transmitem estas posições pelo mundo.
No desktop, o serviço apresenta demasiada publicidade. Nas apps móveis, além de ser mais fluído, evita-se também a publicidade.
Este artigo tem mais de um ano
Que canal estará a bloquear Ever Given da Evergreen?
Também mostram os que saem da Russia com outra bandeira para os EUA que são neste momento um dos maiores importadores de petróleo e gas da Russia???
descobri isto quando comprei o meu carro, por encomenda, descobri qual o nome do navio e segui o percurso desde a Korea ate Portugal, 4 semanas.
Menos um: “Navio russo Moskva afundou-se.”
Não deixa saudades.
Pode-se comprar o selo postal.
https: //www.publico.pt/2022/04/14/fugas/noticia/navio-guerra-russo-vaose-f-ja-oficialmente-selo-ucraniano-2002555
Ando a ver dum barquinho chamado Moskva… não o encontro….