Livro de reclamações digital: Agora pode fazer elogios e deixar sugestões
O Livro de Reclamações Eletrónico entrou em vigor a 1 de julho de 2017. Além de ter a possibilidade de fazer reclamações, pode ainda solicitar informação sobre as questões relacionadas com os serviços públicos essenciais (eletricidade, gás natural, água e resíduos, comunicações eletrónicas e serviços postais).
Segundo dados, desde que foi lançado o Livro de reclamações digital já recebeu 80 061 reclamações e recentemente passou a permitir deixar elogios e sugestões.
O Livro de Reclamações em formato eletrónico constitui uma medida do programa “SIMPLEX + 2016” e envolve a Direção-Geral do Consumidor e as entidades reguladoras dos diversos setores.
Livro de reclamações: Faça elogios e deixe sugestões
Desde o início deste ano, esta plataforma online passou a permitir deixar elogios e sugestões. Para tal basta que escolha a opção Elogio/Sugestão.
Em seguida indiquem um endereço de e-mail válido e carreguem em Submeter.
Em seguida o sistema irá envia um e-mail onde estará um link para submeter o seu elogio / sugestão. Preencham os dados solicitados relativos ao utilizador ou autentiquem-se usando a chave móvel digital ou cartão de cidadão para que esses dados sejam obtidos automaticamente.
Em seguida, indiquem o fornecedor que querem elogiar, escolham se vão realizar um elogio ou uma sugestão e depois escrevam uma descrição relativa ao elogio ou sugestão. Por fim basta submeter e está feito.
Em dezembro 2018 foi também integrado o setor dos transportes aéreos, através da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC). Se tem reclamações ou elogios para fazer “abra” já o livro de reclamações eletrónico.
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É engraçado. Obrigatório para as empresas publicas, e cobra-se um valor por “página do livro virtual” seja lá o que isso for…
O livro de reclamações físico custa 19,86 por livro á empresa/comerciante.
Se no livro virtual houver algum pagamento há-de ser também pela empresa/comerciante.
Certo, Compreendo isso…
Mas a lógica de pagar por “folhas virtuais” não faz grande sentido..
E os custos de guardar essa reclamação? O suporte físico (discos e seguranças) e as aplicações para guardar e registar essa informação tb custam…
Já me pediram dinheiro para fazer uma reclamacao numa loja apple GSM. Tinha um iphone dentro de garantia e eles recusaram se a arranjar e tive de pagar 250euros de arranjo e 25euros para escrever no livro de reclamacoes
O que tinha acontecido ao iPhone?
Quanto a pagar para escrever no livro de reclamações “nunca taL houvera visto, nem ouvido”. A GSM é um estabelecimento comercial de venda a retalho (ao público) por isso parece-me que deve ter livro de reclamações – físico ou electrónico.
Só se não estão obrigados a ter e e então pediram os 25€ – tipo: “Quer escrever no livro de reclamações que não somos obrigados a ter? Passe para cá 25€ para adquirirmos um”.
Se são obrigados a ter não vejo como é que possam pedir dinheiro para se poder escrever no livro de reclamações (estive a ler o que diz o site da Direção Geral do Consumidor sobre o livro de reclamações) .
Todas as lojas tem obrigatoriamente que ter livro de reclamações (pelo menos lojas físicas em Portugal), e também é completamente ilegal pedir dinheiro para escrever uma reclamação.
Numa situação semelhante, chamar as autoridades para registarem o caso (pede depois o numero da ocorrência para garantir que eles levantam o respectivo auto de contra ordenação à empresa).
não seria 25€ de taxa de não aceitação de orçamento?? Pelo que percebi foi considerado fora de garantia e sucessivamente (consoante as SAT’s) cobrada taxa de não aceitação de orçamento
É mais por aí.
Enganaram-te… Ninguém te pode exigir dinheiro para reclamares… Para a próxima chama a polícia…
Na minha opinião o livro de reclamações não serve para nada! Já fiz imensas reclamações para a EDP com conhecimento da ERSE e não resultaram até ao momento em nada. A ERSE diz que não tem poderes só os tribunais. Para que serve reclamar???
O problema é simples. Reclamar a quem? Não tem poderes, ou não querem trabalho?? São negocios, estamos tramados!
Livro de “sugestões”.