Levantamento LiDAR de Portugal disponível para download
A informação LiDAR (Light Detection And Ranging) do território de Portugal continental já pode ser descarregada a partir do Centro de Dados da Direção-Geral do Território (DGT).
LIDAR: a tecnologia de medição e deteção remota
Segundo as informações, nesta fase, por cada acesso, será possível descarregar em bloco áreas geográficas até cerca de 200 km², de modo a garantir um desempenho elevada da plataforma. Posteriormente esta infraestrutura permitirá realizar o descarregamento dos dados para áreas geográficas de maior dimensão, assim como assegurar o acesso aos dados LiDAR através de uma API.
A informação altimétrica deste levantamento está disponível através de uma nuvem de pontos com uma densidade média de 10 pontos/m² no formato LAZ, assim como através dos ficheiros matriciais referentes ao Modelo Digital do Terreno e Modelo Digital de Superfície com resoluções espaciais de 50 cm e 2 m no formato GeoTiff.
Os dados obtidos através deste levantamento são disponibilizados através de uma política de dados abertos, sem qualquer tipo de restrição à sua utilização, de modo a promover uma utilização generalizada destes dados pelos utilizadores.
Neste momento estão disponíveis para descarregamento os dados referentes a 90% da área do território, sendo que os dados para a zona noroeste de Portugal continental estão ainda em fase de produção.
LIDAR (Light Detection and Ranging) é uma tecnologia de medição e deteção remota que usa luz na forma de um laser pulsado para medir distâncias.
























Boa tarde, existe algum software free que leia estes vários tipos de formato ?
Qgis
Blender com Blender GIS addon.
A primeira imagem é mesmo exemplo da informação obtida por LIDAR em Portugal?
O LIDAR é suposto atravessar as copas das árvores de modo a obterem-se todos os pormenores do perfil do terreno. É assim que descobrem novas estruturas de civilizações já desaparecidas no meio de florestas densas… no entanto, nessa imagem árvores não faltam!
Algo está errado e espero que seja apenas essa imagem aqui mostrada.
Não. É uma imagem exemplificativa.
LiDAR capta todo o tipo de superfícies, incluindo chão e copas de árvores. Os pontos são posteriormente classificados em várias classes, o que permite uma série de aplicações diferentes. Se escolhermos só o solo permite identificar estruturas por baixo de vegetação e árvores, mas se usarmos o solo e as árvores, permite calcular alturas das copas. Portanto, a imagem apresentada está em linha com o que irá ver nos dados aqui divulgados.
Isso é tudo muito verdade mas, na minha opinião, a sua maior utilidade está mesmo em mostrar-nos em detalhe o perfil de um terreno e daí a minha pergunta pois não faria sentido o levantamento topográfico ficar-se só pelo que a imagem mostra (imagem que já foi esclarecido que é apenas genérica).
Santa ignorância… Enquanto a Rússia esconde até os dados macro-económicos, esta gente disponibiliza “sem qualquer tipo de restrição à sua utilização” os dados geográficos de todo o país, com todos os dados para “medir distâncias” e também a “informação altimétrica”.
A Rússia, a China e companhia agradecem. Será que podem também indicar onde estão os paióis?
O que não faltam, infelizmente, são pessoas a quererem vender-se a si próprias ou ao país à Rússia ou à China… portanto, não seria de admirar muito.
No entanto, esperemos que pelo menos tenham tido o bom-senso e o cuidado de não terem feito o levantamento topográfico de certas zonas sensíveis do território ou a terem-no feito… a não o terem disponibilizado também ao público.
Tamém deixaram fotografar todo o país por um avião da Frontex, são ordens dos Ingleses.
A Russia?A China??
Tu estás preocupado com eles?
Não te prepares tu para o nosso eterno inimigo,o vizinho.
É impressionante, como as pessoas alienam os interesses de Portugal, para acusar outros, que nunca puseram nehum perigo ao País.
E neste processo deixam o País completamente indefeso, á mercê de tudo, desde imigrantes Ilegais, á possilidade de invasão total.
Já ocupam território Português, e ainda assim vem a propaganda da Russia e da China, um numa ponta da Europa, o outro na outra pontada Asia, que loucura.
Eu partilho da mesma preocupação, mas sou realista,
Espanha,EUA, e mais alguns da Europa, e isto para a criminalidade que estamos a importar em massa, pois não é bom para a nossa segurança.
Parece fixe e útil para estudar melhor certas parcelas de terreno. Mas para desenhar um caminho (“trilho”) rapidamente nada bate o Google Earth.