PplWare Mobile

Levantamento LiDAR de Portugal disponível para download

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Arnaldo Oliveira says:

    Boa tarde, existe algum software free que leia estes vários tipos de formato ?

  2. narcesudo says:

    A primeira imagem é mesmo exemplo da informação obtida por LIDAR em Portugal?

    O LIDAR é suposto atravessar as copas das árvores de modo a obterem-se todos os pormenores do perfil do terreno. É assim que descobrem novas estruturas de civilizações já desaparecidas no meio de florestas densas… no entanto, nessa imagem árvores não faltam!
    Algo está errado e espero que seja apenas essa imagem aqui mostrada.

    • Pedro Pinto says:

      Não. É uma imagem exemplificativa.

    • Alexandre Neto says:

      LiDAR capta todo o tipo de superfícies, incluindo chão e copas de árvores. Os pontos são posteriormente classificados em várias classes, o que permite uma série de aplicações diferentes. Se escolhermos só o solo permite identificar estruturas por baixo de vegetação e árvores, mas se usarmos o solo e as árvores, permite calcular alturas das copas. Portanto, a imagem apresentada está em linha com o que irá ver nos dados aqui divulgados.

      • narcesudo says:

        Isso é tudo muito verdade mas, na minha opinião, a sua maior utilidade está mesmo em mostrar-nos em detalhe o perfil de um terreno e daí a minha pergunta pois não faria sentido o levantamento topográfico ficar-se só pelo que a imagem mostra (imagem que já foi esclarecido que é apenas genérica).

  3. Um gajo sério says:

    Santa ignorância… Enquanto a Rússia esconde até os dados macro-económicos, esta gente disponibiliza “sem qualquer tipo de restrição à sua utilização” os dados geográficos de todo o país, com todos os dados para “medir distâncias” e também a “informação altimétrica”.
    A Rússia, a China e companhia agradecem. Será que podem também indicar onde estão os paióis?

    • narcesudo says:

      O que não faltam, infelizmente, são pessoas a quererem vender-se a si próprias ou ao país à Rússia ou à China… portanto, não seria de admirar muito.
      No entanto, esperemos que pelo menos tenham tido o bom-senso e o cuidado de não terem feito o levantamento topográfico de certas zonas sensíveis do território ou a terem-no feito… a não o terem disponibilizado também ao público.

    • Rui says:

      Tamém deixaram fotografar todo o país por um avião da Frontex, são ordens dos Ingleses.

    • Miguel says:

      A Russia?A China??
      Tu estás preocupado com eles?

      Não te prepares tu para o nosso eterno inimigo,o vizinho.

      É impressionante, como as pessoas alienam os interesses de Portugal, para acusar outros, que nunca puseram nehum perigo ao País.
      E neste processo deixam o País completamente indefeso, á mercê de tudo, desde imigrantes Ilegais, á possilidade de invasão total.
      Já ocupam território Português, e ainda assim vem a propaganda da Russia e da China, um numa ponta da Europa, o outro na outra pontada Asia, que loucura.

      Eu partilho da mesma preocupação, mas sou realista,
      Espanha,EUA, e mais alguns da Europa, e isto para a criminalidade que estamos a importar em massa, pois não é bom para a nossa segurança.

  4. Yamahia says:

    Parece fixe e útil para estudar melhor certas parcelas de terreno. Mas para desenhar um caminho (“trilho”) rapidamente nada bate o Google Earth.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.