PplWare Mobile

jitsi: Fazer videoconferências nunca foi tão fácil (e é grátis)

Download apps para iOS e Android

Homepage: jitsi

 


Autor: Pedro Pinto


  1. António Teixeira says:

    Obrigado pela dica! Partilho a minha experiência e deixo uma pergunta.
    Experimentei esta semana duas sessões com os meus alunos do 11º Ano. Uma pelo Skype, que funcionou bem e todos participaram, mas detesto a péssima usabilidade do programa, nada intuitivo (à moda da velha Microsoft). Além disso, não permite a gravação da sessão. Este aspeto é muito importante porque há sempre um ou dois alunos que, por algum motivo, não conseguem aceder à sessão. Com a gravação poderão ver tudo posteriormente.
    Depois usei o Google Meet (a nossa escola tem uma conta Gsuite). Funcionou razoavelmente, mas nem todos os alunos conseguiram aceder (não ouviam, não viam…). Felizmente ficou gravado (o vídeo vai para o Google Drive passados uns minutos) e partilhei com todos o vídeo final. É uma boa solução, mas tem poucas ferramentas de interação durante a sessão.
    Já testei o Jitsi mas fiquei com a ideia de que a gravação do vídeo tem de ir para uma pasta Dropbox o que é péssimo porque o espaço que tenho é muito limitado.
    Alguém me sabe dizer se é possível enviar a gravação para outro sítio ou simplesmente fazer o seu download?
    Obrigado!

    • Radamel says:

      Grande empenho Teixeira. É bom ver o esforço que a classe está a fazer para manter o fluxo da educação ativo.

    • Ricardo Vieira says:

      Estive a testar e realmente só aparece o Dropbox, apesar de na comunidade falarem no desenvolvimento de ligação a outros serviços de cloud.

      De qualquer das formas é possível fazer um stream para o Youtube, mantê-lo em privado, e depois o video fica disponível para visualizar ou fazer download.

    • Pedro Pinto says:

      Sim, só no Dropbox. No entanto, pode também guardar no YouTube.

    • Luis Chelinho says:

      Precisamente ontem testei o Zoom (https://zoom.us/) e a qualidade de imagem é muito boa.
      Permite partilhar tela ,partilhar janelas específicas e dá para desenhar por cima (pex. uma apresentação powerpoint e colocar anotações extras por cima)
      Tem também uma opção de ‘levantar a mão’, que é particularmente boa no caso de haverem muito participantes e não se conseguir ver todos no mesmo ecrã.
      Permite gravar para o PC ou para google cloud.
      A versão gratuita tens ‘reuniões’ limitadas a 40min se forem mais de 3 participantes mas podes fazer nova reunião logo a seguir.
      CErtamente é uma solução a analisar 🙂

    • Carlos Faria says:

      Se és professor deves usar a solução oficial da FCCN, que até whiteboard tem.

      É o zoom.us, mas com licença da FCCN e gravaçao

      https://videoconf-colibri.zoom.us/signin

    • Cláudio Esperança says:

      Olá. Sugiro a utilização do https://8×8.vc/ que me parece uma implementação (gratuita) do jitsi e cuja gravação creio que fica acessível via interface web. A única coisa que não consegui fazer quando testei foi o live stream para o YouTube porque o serviço dizia que tinha os workers todos ocupados naquele momento.

      O único problema que tivemos com o jitsi foi a saturação da largura de banda do access point quando parte da equipa ainda estava no local de trabalho e com meia dúzia de pessoas a partir do mesmo local, algumas pessoas tiveram problemas de áudio e vídeo (o sistema não parece ajustar automaticamente a qualidade do vídeo ou do som em função da largura de banda). No entanto em cenários distribuídos funciona muito bem.

      O meet da Google funciona muito bem, embora só permita fazer stream para utilizadores autenticados dentro do mesmo domínio (temos que utilizar o OBS Studio para fazer os nossos webinares). Ainda está semana ativei a sincronização de quase 80000 contas do nosso domínio com o Google Apps, para toda a gente ter acesso ao Google Meet caso o zoom/colibri falhe. Mas o que gosto mesmo muito das Google Apps é o armazenamento ilimitado no Google drive.

  2. Carlos Faria says:

    Para quem quiser usar outro, todas as pessoas ligadas à FCCN (por exemplo todos os alunos de universidade e ex alunos!) têm acesso ao Zoom!

    https://videoconf-colibri.zoom.us/signin

  3. Miguel says:

    A FCCN também dá para o Básico e Secundário?

  4. Luis Silva says:

    Tenho usado o zoom para trabalho e funciona muito bem, mas acho interessante esta opção de poder ligar para um numero de telefone para poder participar, não sei se o zoom também tem essa opção?
    Obrigado pela partilha.
    Cumprimentos

  5. Gekko says:

    Falta dizer que o jitsi é self hostable. E open source, como tal existem outros grupos que fornecem uma intanccia de jitsi

  6. Emerson says:

    Tentei compartilhar um vídeo do youtube na conferência mas só conseguiu assistir quem estava participando a partir do Chrome no PC. Quem estava via aplicativo do celular não recebeu. Alguma dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.