Já pode obter o seu Certificado Digital COVID! Siga os passos…
O certificado digital COVID da UE irá abranger a vacinação, teste ou recuperação da COVID-19 e estará disponível em formato digital e em suporte papel.
Oficialmente tudo funcionará a partir de 1 de julho, mas já é possível obter o seu certificado, caso tenha sido vacinado.
O certificado digital é gratuito e os Estados-Membros poderão utilizá-la para fins nacionais, se tal estiver previsto na legislação nacional. Os Estados-Membros devem abster-se de impor restrições de viagem adicionais aos titulares de um certificado UE de COVID digital, a menos que sejam necessárias e proporcionadas para salvaguardar a saúde pública – saber mais aqui.
Este certificado fará prova de três cenários:
Como obter já o seu Certificado Digital COVID?
Obter o seu Certificado Digital COVID é um processo relativamente simples. Para isso basta que aceda aqui escolha o tipo de certificado:
- Certificado de Vacinação
- Certificado de Testagem
- Certificado de Recuperação
Em seguida indique a sua Data de Nascimento e o Número de Utente de Saúde. Indique também se atualizou o seu contacto e se consente o tratamento dos dados.
Após carregar em submeter, irá receber um código SMS no seu telemóvel. Introduza o código na interface e carregue em Submeter.
Se o código estiver correto, irá novamente ser redirecionado para uma página onde poderá descarregar o seu certificado digital.
O certificado tem o seguinte formato.
A aprovação do certificado foi considerada pelo primeiro-ministro como “uma das prioridades” da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, sublinhando, contudo, que é uma ferramenta e não “uma varinha mágica”.
A recomendação prevê que os cidadãos totalmente vacinados ou recuperados devem ficar isentos de restrições relacionadas com viagens, assim como quem apresente um teste negativo, sendo que há uma harmonização da lista de testes e da antecedência com que os mesmos devem ser realizados – os testes PCR devem ser realizados até 72 horas antes da deslocação, e os testes rápidos de antigénio até 48 horas antes.
Oficialmente, o certificado digital entrará em vigor a 1 de julho.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda não disponível, pelo menos para mim. O importante é já ter as 2 doses da AstraZeneca… Siga
Tem de selecionar o certificado, por cima do botão “Saber mais”, a mim deu o mesmo aviso e só faltava isso 🙂
Como num artigo anterior feito da vossa parte ja também tentei entrar e não conseguia
Ja tenho as duas doses desde Fevereiro Abril
O meu já cá mora.
O meu estava disponível uma hora depois de tomar a primeira dose.
Já tenho meu desde ontem.
Ainda não disponível
Os tugas não precisam de certificado , não saem do País.
Muitos vão a Espanha.
Ir Espanha já é sair do país.
Preenchi, tudo OK, mas nada recebi por email ou SMS…
Quais são os contactos utilizados? Os que constam no SNS?
tem que clicar no quadrado que diz certificado de vacinação, testagem ou recuperação e sai na hora
Foi o fiz, apareceu a mensagem “O seu pedido foi submetido com sucesso. O código foi enviado para o seu email e telemóvel”, mas não recebi nenhum código. Tenho tentado uma vez por dia.
Para quem interessar:
Liguei hoje para o SNS porque nada recebi. Pelos vistos há imensa gente que não está a receber o código para download do certificado porque a plataforma está com problemas…
para min deu tudo certo dei os dados meti o codigo e logo a seguir introdusi os cpdigos e foi um instante até receceber o certificado para imprimir.Só não consegui transferir o certificado para o telemovel.
Não funciona nada – introduzido os dados, clicado submeter – nada…..
Boa tarde, fui infetado em dezembro e vacinado com uma dose da pfizer no inicio de junho de 2021 e no entanto o certificado diz que tenho 1 vacina de 2, isto é esquema de vacinação incompleto. Nada foi resolvido até hoje, dia 01 de julho de 2021. Eles não me deixam levar a segunda dose e por isso o certificado não me serve para nada. Liguei ao SNS e dizem que a situação será resolvida…quando?
Está dentro dos prazos , isso não funciona ao dia nem ao minuto….. foi infectado em dezembro. Como ditam as regras médicas levou a 1ª dose 6 meses depois. Agora deve estar a ser contactado para receber a 2ª dose visto já ter passado 1 mês. Dê mais uns dias.
Como é possível tirar o certificado tendo sido chamado para tomar a vacina via telefone, não tendo um telemóvel e um email associado a ficha de doente ?
Porque nem todos tem telemóvel e Internet .
Obrigado.
o codigo nao chega por sms, o que fazer?
no centro de saude o telemovel está registado , no portal sns24 nao … que fazer?
ninguem resolve …uns passam para os outros…
Anda tudo preocupado com o envio de dados para a Russia, mas ninguém fala que a app deste certificado do COVID está alojada na cloud da Microsoft na Holanda. A esta hora, a Microsoft já tem uma lista dos tugas com número de telefone e número segurança social para vender e associar a outros dados deles.
Mas não, o lobby da Microsoft no nosso governo não existe. Nicles.
Para quem como os meus pais que não usam telemóvel (tem um em comum) e nem sabem ver SMS… É a merdx… Não conseguem nem viajar… No centro de saúde dizem que não é com eles…
Vamos ver de não vou a Portugal para haver m€%&a.