Isenção do pagamento do IUC! Quem tem direito?
O IUC (Imposto Único de Circulação) é um imposto anual que incide sobre a propriedade de um veículo automóvel (e não sobre a circulação), pago até o veículo ser abatido, cujos valores são atualizados todos os anos em janeiro. Quem pode solicitar a Isenção do pagamento do IUC?
O IUC incide sobre praticamente todos os veículos registados em Portugal, ou que permaneçam no país por um período superior a 183 dias, em cada ano civil. A isenção do pagamento do IUC é atribuída em função das características do proprietário e do veículo.
Quando se pode pedir Isenção do pagamento do IUC?
A isenção do pagamento do IUC é atribuída em função das características do proprietário e do veículo.
Portadores de deficiência
- Pessoas que sofrem de incapacidade com um grau superior ou igual a 60%.
- O veículo seja usado exclusivamente para o transporte do titular.
No entanto, esta isenção do pagamento do IUC está limitada a veículos específicos. Assim, aplica-se apenas a veículos da categoria B com baixo nível de emissão de CO2 (até 180 g/km, pelo teste NEDC, ou até 205 g/km, pelo teste WLTP) e das categorias A e E.
Além disso, cada proprietário só pode usufruir desta isenção em relação a um veículo em cada ano. E o valor do imposto não pode ultrapassar o montante de 240 euros. Se superar este limite, o excedente tem de ser pago pelo proprietário.
IPSS
- Todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Outros Veículos:
- Veículos de transporte de terceiros, como táxis e TVDEs;
- Ambulâncias e tratores agrícolas;
- Veículos de IPSS e carros fúnebres;
- Motociclos com cilindrada até 350 cm³;
- Automóveis de categoria B com emissões de CO₂ inferiores a 205 g/km (WLTP);
- Veículos cujo IUC seja inferior a 10 euros.
Na lista seguinte encontra-se em detalhe todas as situações em que se pode pedir isenção do IUC.
- a) Veículos da administração central, regional, local e das forças militares e de segurança, bem como os veículos adquiridos pelas associações humanitárias de bombeiros ou câmaras municipais para o cumprimento das missões de protecção, socorro, assistência, apoio e combate a incêndios, atribuídas aos seus corpos de bombeiros;
- b) Automóveis e motociclos da propriedade de Estados estrangeiros, de missões diplomáticas e consulares, de organizações internacionais e de agências europeias especializadas, bem como dos respectivos funcionários, quando o seu reconhecimento seja obrigatório em virtude de instrumento de direito internacional;
- c) Automóveis e motociclos que, tendo mais de 30 anos e constituindo peças de museus públicos, só ocasionalmente sejam objeto de uso e não efetuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros;
- d) Veículos das categorias A, C, D e E que, tendo mais de 30 anos e sendo considerados de interesse histórico pelas entidades competentes, só ocasionalmente sejam objeto de uso e não efetuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros;
- e) Veículos não motorizados, exclusivamente elétricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis, veículos especiais de mercadorias sem capacidade de transporte, ambulâncias e veículos dedicados ao transporte de doentes nos termos da regulamentação aplicável, veículos funerários e tratores agrícolas;
- f) Veículos da categoria B que possuam um nível de emissão de CO2 NEDC até 180 g/km ou um nível de emissão de CO2 WLTP até 205 g/km e veículos da categoria A, que se destinem ao serviço de aluguer com condutor (letra ’T’) ou ao transporte em táxi;
- g) Veículos apreendidos no âmbito de um processo-crime, enquanto durar a apreensão;
- h) Veículos considerados abandonados, nos termos do Código da Estrada, a partir do momento em que sejam adquiridos por ocupação pelo Estado ou pelas autarquias locais, bem como navios considerados abandonados que integrem o património do Estado nos termos do Decreto-Lei n.º 202/98, de 10 de julho, alterado pelo Decreto-Lei n.º 64/2005, de 15 de março;
- i) Veículos declarados perdidos a favor do Estado;
- j) Veículos utilizados pelas equipas de sapadores florestais que integrem o Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios.
Dependendo da categoria, há alguns veículos que pagam apenas 50%:
- D, quando autorizados ou licenciados para o transporte de grandes objetos;
- C e D que efetuem transporte exclusivamente na área territorial de uma região autónoma;
- C com peso bruto superior a 3 500 kg. Isto desde que os proprietários exerçam a título principal a atividade de diversão itinerante ou das artes do espetáculo e os veículos se encontrem exclusivamente afetos a essa atividade.
Quais são os “Veículos especiais de mercadorias sem capacidade de transporte;”?
São tipo varredoras de ruas, betoneiras (aquelas que andam com cimento para as casas), julgo também que os camiões do lixo estão também nessa categoria. Deve haver mais, mas foi dos que me lembrei assim por alto
É possível conduzir com neste caso: “Pessoas que sofrem de incapacidade com um grau superior ou igual a 60%.”
Isso deve ser para aí só com um braço e dois dedos
varia conforme a junta médica, há pessoas que têm esse grau de incapacidade sem terem nenhuma maleita fisica e outra que com uma protese também
É…e não diga asneiras
por exemplo, doença oncológica dá um grau de incapacidade no minimo de 60%
Mentira, em muitos casos nem direito a baixa prolongada tens direito
Deves estar a responder a outro comentário que não o meu. Se estiveres, aconselho-te duas coisas: 1a a seres educado e a 2a a leres a Tabela Nacional de Incapacidades na alínea relativa a oncologia.
Boa, mudaram a lei o ano passado, até aí não tinhas direito a nada, em muitos casos nem baixa
Que haja muita gente que “mame” com a situação eu acredito. Agora os meus pais adquiriram uma carrinha adaptada nova para transporte da minha irmã, ela tem 95% de incapacidade. Acho bem fazerem estes tipos de cortes, mas infelizmente existem muitos mamões que se aproveitam e nem querem saber dos familiares com problemas.
Acho bem mas há muitas situações de abusos de pessoas muito normais com grau de incapacidade de 60%, e outras que até precisam dessa declaração de incapacidade e a junta médica não reconhece, a minha mulher é médica e farta-se de assistir a situações dessas, nem com relatórios médicos algumas juntas médicas reconhecem as incapacidades, 2 pesos e 2 medidas
Um exemplo bem real, a minha mãe foi operada cirurgicamente como a actriz Angelina Jolie, tem Incapacidade Permanente de 62% declarada pelos médicos, se fosse proprietária dos veiculos da casa, que se encontram no nome do meu pai, tinha essa isenção! Só não pode conduzir nos primeiros 9 meses após a cirurgia… agora conduz sem nenhuma limitação.
Mais um imposto chulo para sustentar malandros. Além de pagarmos IUC ainda levamos com portagens ao preço do ouro.
Mas a vergonha de impostos em Portugal é tanta que na SIC menicionam uma salário médio bruto de 1538 euros e liquido de 1320 (acho que foi isso). Juntam subsidios e depois dividem por 12 á boa maleira de enganar os patinhos.
portagens a preço de ouro ??? convém sair mais frequentemente da “terrinha” e visitar outros países porque só assim é que irá perceber o preço que se paga além fronteira … só a título de exemplo, vá do porto até bordéus
Mas eu vivo em Portugal ou noutras “terrinhas”?
Aqui o salario minimo é 870 euros e o médio pouco mais de 1500! E nessas outras “terrinhas”
pelos teus comentários parece-me que fazes parte dos 40 % … como não há cura para isso, salta moço, mas de bem alto 😉
E Alemanha, é muito caro? E em Espanha?
Tb ouvi dizer q por menos de Lisboa-Albufeira-Lisboa, se pode andar o ano todo na Suíça. Será verdade? Hummm não é possível…
é verdade que na suiça basta comprar o selo para viajar na autoestrada durante todo o ano, contudo, nos outros países que referes (também lhe podes acrecentar, por exemplo, a frança e a bélgica), se excluirmos as autoestradas tipo “ex-scut”, os veículos que circulam nas autoestradas são excessivamente taxados
Para resumir, só em PT, FR e IT se assiste a este assalto. Mas FR e IT aplicam impostos sobre a venda de veículos muito menores do que PT.
A seguir vem a Austria 87 €, a Bulgária com 50 € e Suiça 40 €
Em Espanha até hoje paguei 0€ e já andei por todo o lado! Em Autovias melhores que certas AE’s de PT
Além da já citada Alemanha, Andorra,Albânia Bélgica, Holanda, Irlanda, Luxemburgo, Dinamarca, Suécia, Finlândia…Não se paga nada. Estes países entendem e muito bem que o financiamento das estradas é para ser aplicado com as receitas de impostos sobre veículos e combustíveis, não de portagens. Por cá é que se continua a pagar a dobrar. Até os impostos sobre veículos sofre de dupla tributação e nada é aplicado nas estradas, inclusive nas EN’s que cd vez estão piores!
O IUC não é um imposto de circulação mas sim sobre a propriedade de um veículo automóvel, antes comentar é melhor pesquisar sobre o que se quer comentar.
IUC – Imposto Único de Circulação. Convém saber do que se fala!…
não queres pagar impostos, mas queres ir ao SNS e pagar ZERO, queres estar doente, e receber subsidio de doença, queres ir á farmacia e teres desconto nos medicamentos, etc. Haaaaa, esqueci-me, não queres pagar impostos, mas no final do ano queres receber IRS. Tá certo.
Está de ir ao SMS está boa
Desconto a 42 anos tenho uma ecografia que dantes fazia só pagando a taxa mod
O mesmo que ter um seguro de danos próprios há 42 anos. Se precisar, tem de pagar a franquia.
Não uso o SNS, nunca recebi subsidios, e pago sempre IRS.
Tudo para te sustentar e a outros iguais….
Caro amigo “Dono de Isto Tudo”, eu também não uso SNS (com exepção de situações emergentes e/ou urgentes, tal como tu o fazes), também não recebo subsidios. Pago todos os meus impostos, pago IRS. Por isso, se achas que me estas a sustentar, enganas-te redondamente (mas se me quiseres sustentar, ainda te falta pagar muito, hahahahahahah). Por isso meu caro amigo, esse teu comentário apenas me fez rir de ti, da tua falta Humildade. Não te esqueças que na doença não há dinheiro que te salve, não vives eternamente, pelo que no fim todos vamos para o mesmo sitio. Saboreia com alegria o tempo que por aqui andas.
Pode sempre andar pelas nacionais… JUST Saying….
Também vi isso
São todos uns aldraboes a maioria dos trabalhadores a ganhar o SMN e reformados a ganharem 400€ a maioria
Falam assim porque tiram a média do que ganham e depois enganam todos mas há Portugueses que são levados por esta lavagem noticioss
“…Automóveis de categoria B com emissões de CO₂ inferiores a 205 g/km (WLTP)…”
Isso são quase todos até ao segmento E e 2000cc
Se fosse assim era bom… mas o pplware colocou mal as condições… não são separadas como surge aqui, a frase correta é:
“f) Veículos da categoria B que possuam um nível de emissão de CO2 NEDC até 180 g/km ou um nível de emissão de CO2 WLTP até 205g/km e veículos da categoria A, que se destinem ao serviço de aluguer com condutor (letra «T») ou ao transporte em táxi;(Redação da Lei n.º 2/2020, de 31 de março)”
Quem transcreveu a lei, fez mal e, todos os artigos sobre o tema estão a criar confusão e a induzir as pessoas em erro.
Artigo 5.º, alinea f):
f) Veículos da categoria B que possuam um nível de emissão de CO2 NEDC até 180 g/km ou um nível de emissão de CO2 WLTP até 205 g/km e veículos da categoria A, que se destinem ao serviço de aluguer com condutor (letra ’T’) ou ao transporte em táxi;
Não entendo o porquê dos veiculos elétricos terem isenção, de IUC.
É um imposto de circulação, como tal, deviam de pagar como os outros, sendo retiradas as taxas relacionadas com as emissões e com a cilindrada, ou estou errado? A taxa da cilindrada já nem devia de ser aplicar, apenas devia de existir a das emissões e a do tipo de combustível.
Ou então também podem mudar o nome do imposto, que de circulação, não tem nada.
O IUC não é um imposto de circulação mas sim sobre a propriedade de um veículo automóvel, antes comentar é melhor pesquisar sobre o que se quer comentar.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imposto_%C3%9Anico_de_Circula%C3%A7%C3%A3o
Errado nem tudo o que esta na wiki é verdade, O IUC começou por ser um imposto de circulação, dai o seu nome, mas já não é, passando a um imposto sobre propriedade de um veículo automóvel. Por isso é que um carro só deixa de pagar o imposto após de ser abatido, mesmo estando parado, sem circular, ele paga imposto. E se não pagar o IUC na altura certa paga multa de atraso mas continua a poder circular, porque a policia não pede prova do pagamento. Informe-se.
IUC = Imposto Unico de Circulação, onde está o drama?
Os veículos eléctricos têm isenção para incentivar a sua aquisição. O que faz sentido porque são menos poluentes, mais eficientes, e não contribuem para a dependência energética. Quando, ou se, eventualmente passarem a ser uma parte significativa do parque automóvel, o IUC voltará, e bem também. Os impostos não servem só para coletar receita, servem também para regular e incentivar ou desincentivar comportamentos.
Seguindo a mesmo lógica, então nenhuma isenção deveria existir porque todos os veículos circulam.
como se solicita a isenção?
“…Automóveis de categoria B com emissões de CO₂ inferiores a 205 g/km (WLTP)…”
Isso são quase todos até ao segmento E e 2000cc
Em princípio é no balcão da autoridade tributária , mas acho que está mal informada a dita isenção , também me informar .
Moderadora e agora tenho marcada e vou pagar 80€ e outras mais que tenho paga agora o SMS está uma Merd@ descontamos e não temos nada e reformas e salários meseraveis gostos muito destes defensores da treta
olhe, eu vou fazer um ressonancia magnetica ao ipo e vou pagar zero. Mas se eu for ao privado, mesmo com seguro de saude, pago 60€, ou seja 10% do valor da ressonancia. Veja o que andou a descontar desde há (escreve-se HÁ e não A) 42 anos e se tem os documentos tratados na segurança social e AT. E já agora, não sou defensor e muito menos da treta. Se não sabe, informe-se.
Se estamos a falart de um IMPOSTO de PROPRIEDADE … devia chamar-se p.ex. IPSV (Imposto Propriedade Sobre Veiculos) ou ISV (ah, .. esse já temos) que tributa a propriedade tb, pois para obter MATRÍCULA e REGISTO há que oagar ISV.
Então, … IUC significa o quê.
Ah, … já recordei.
No passado “recente” rebatizaram o antigo “Selo Automóvel ” … com a designação de IUC (Imposto único de CIRCULAÇÃO).
Em outros países da EU ((UE ou CEE, como queiram), realmente CIVILIZADOS …. existem tb 2 Impostos sobre os veículos automóveis.
Um sobre a propriedade (detentor registado) … e outro sobre a CIRCULAÇÃO (período em que está registado para circular.
Se eu quiser USAR um Cabrio durante 1 mês por ano; só pago 1 mês de IUC.
Tem lógica e é JUSTO…. resto é “CHULICE”
O IUC começou por ser um imposto de circulação, dai o seu nome, mas já não é, passando a um imposto sobre propriedade de um veículo automóvel. Por isso é que um carro só deixa de pagar o imposto após de ser abatido, mesmo estando parado, sem circular, ele paga imposto.
IUC imposto único de circulação, mas não passa de um imposto escondido. Pois é nos países civilizados também o pagam mas não porque são a gasolina a gasóleo ou porqie poluem mais ou menos mas sim pagam pelo seu peso bruto, sim quanto mais peso mais desgaste provocam nas estradas, mas na realidade vivemos num país onde reina a discriminação sim aquela que os partidos de esquerda tanto falam mas só quando lhes interessa de resto estão calados como ratazanas. Eu que círculo mais de 100 mil km por ano nas estradas em Portugal posso dizer que não me choca ir do Porto a Lisboa e pagar portagem, mas já me choca por exemplo ir do Porto à Aveiro pela a29 e pagar portagem, se na primeira pago é tenho estradas com qualidade no caso de avaria assistência rápida já na segunda opção tenho estradas com asfalto a desfazer, regos no asfalto onde cabem lá dentro as rodas da mota. Flores nas bermas e raios de proteção que matam qualquer motociclista que tenha o azar de cair. Além disso um veiculo ev que se dispustou derrubou um rail que esteve 6 semanas para ser reparado. Não que tenha algo contra os ev mas neste caso estamos a falar de um veículo que não paga iuc provocou um dano e contribui zero para a reparação do mesmo.
Enfim vejo aqui muitas queixas mas uma coisa tenho a certeza todos os que se queixam quando chega o momento de poderem fazer a diferença vão votar isto se por acaso se derem ao trabalho e voltam sempre na mesma merda.
Na mouche
Quem paga os estragos causados pelo veículo é o seguro do veículo.
Agradeço informem se para reformados que tenham rendimento mensal abaixo do Ordenado mínimo Nacional se também tem direito a isenção do IUC
Muito obrigado
Cumprimentos
Francisco Nogueira
Se todos os proprietários de veículos tivessem que ficar isentos de pagar IUC ficavam todos a ganhar e quem perdia era a autoridade do IMTT …ora o IMTT estaria abraço com grande problema falta de receita e falência de o outros serviços associados .
TODOS, sem excepção deviam de pagar impostos seja IUC ou outro qualquer! As excepções acabam por dar origem a c0rrvpç@0 e não é justo para com os outros contribuintes que pagam tudo e nem bufam!
Quem diria que um Imposto de tem o nome de Imposto único de circulação afinal não é de circulação! Juro que estava a tentar não fazer um comentário ofensivo a chamar o estado de mentiroso e tal, mas têm que admitir que o estado também não ajuda nada!
A questão esta ai……
O IUC – Imposto Único de Circulação é mais uma roubalheira instalada em Portugal como tantas outras, como por exemplo a obrigatoriedade de renovar a carta aos 50 anos, quando na carta condução diz que a renovação deve ocorrer aos 65 anos (medida criada pelos socialistas dos desgovernos do Costa), criada só para sacar mais 30€ a cada condutor – isto só mesmo em Portugal, pois claro!
Ora bem, o IUC, sendo um imposto de circulação, deveria ser pago consoante os Kms que cada viatura faz por ano e a cilindrada do veículo, assim sim seria um imposto justo, que colocaria em prática a regra – quem mais utiliza as estradas mais terá de pagar.
Mas o que temos, é precisamente o contrário, um pequeno carro até 3 anos de idade, a gasolina ou diesel e até 1500 cc paga mais de IUC que um carro com mais de 30 anos a gasolina ou diesel e com mais de 2000 cc de cilindrada.
Eu não quero dizer que os carros antigos deveriam pagar ainda mais IUC (como os socialistas do governo Costa queriam fazer), não, nada disso, o que eu quero dizer é que os carros recentes a diesel ou gasolina de baixa cilindrada e pouco poluentes deveriam pagar muito menos do IUC, assim haveria aqui um incentivo ou motivo para se pensar em trocar de carro. Caso contrário, as pessoas guardam o carro antigo só porque pagam muito pouco de IUC e por isso vemos tantos Mercedes e outros carros antigos a circular nas nossas estradas.