IRS: Saiba quais as despesas que poderão dar um bom desconto
Já pensou no IRS de 2021? Falta cerca de um mês para os contribuintes inserirem e validarem todas as faturas pendentes relativas a 2021. Para quem tem muitas faturas o processo torna-se chato e por isso nada melhor que começar a fazer.
Saiba quais as despesas que lhe poderão dar um bom desconto no IRS.
IRS de 2021 - valide as suas faturas até 25 de fevereiro
Até 25 de fevereiro, os contribuintes têm a possibilidade de verificar e inserir faturas no Portal e-fatura. Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente. Quem tem rendimentos de trabalho independente também tem de informar, até à data referida, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.
No que diz respeito à declaração de IRS de 2021, tal como aconteceu em outros anos, cada contribuinte pode deduzir até 250 euros das despesas gerais. Contas feitas, para conseguir usufruir de tal dedução no IRS, o contribuinte tem de apresentar faturas no valor total de 715 euros. Se estivermos a falar de um casal, é possível deduzir no máximo 500 euros. Mas há outras despesas...
SAÚDE
- Dedução: 15% das despesas de saúde
- Limite: 1000 euros
EDUCAÇÃO
- Dedução: 30% das despesas de educação
- Limite: 800 euros
HABITAÇÃO
- Dedução: 15% das despesas da rendas
- Limite: 502 euros
- Dedução: 15% dos juros de créditos à habitação contratados até 31 de dezembro de 2011
- Limite: 296 euros
LARES
- Dedução: 25% das despesas com lares e apoio domiciliário
- Limite: 403,75 euros
DESPESAS GERAIS
- Dedução: 35% das despesas gerais (ex. combustíveis, vestuário, água, luz)
- Limite: 250 euros por contribuinte
Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas. Saber mais aqui.
Caso tenham faturas que não estejam registadas no portal, devem inseri-las manualmente.
A validação também pode ser realizada via Portal eFatura. Não se esqueça de indicar a data de início e a data de fim, assim como a situação.
De 15 a 31 de março pode apresentar uma reclamação, caso não concorde, das deduções à coleta relativas às despesas gerais familiares e ao benefício pela exigência de fatura apurados pela AT. É também neste período que, de uma lista de entidades disponibilizada no Portal das Finanças, pode escolher a quem quer consignar o IRS ou IVA.
Saber mais...
Este artigo tem mais de um ano
por falar em salários … fui aumentado de 0,9%, mas na realidade estou a ganhar menos 3,13 € porque (por 0,48 €) subi (os mesmos 0,9%) no índice de retenção do irs, e porque pago mais (devido ao acréscimo no salário bruto) para a adse e a ss … enfim, parece que já me fizeram (os “des”governantes) os descontos que referem na reportagem … pior, acho que não devo ter sido o único a receber descontos 🙁
vais ser recompensado na devolucao do irs do proximo ano
É dizer a empresa e normalmente eles compensam
Sendo que refere 0.9% e ADSE, o patrão dele é o estado, por isso…..
Continuem a votar nos mesmos PS e PSD!
Fala com o Recursos humanos porque não é suposto seres aumentado e receberes menos. Isso aconteceu comigo num aumento e quando os chamei à atenção acabei por ser duplamente aumentado para não ser prejudicado. Na realidade com o duplo aumento na altura passei a receber mais uns 20 cêntimos. Agora vê o desconto que eu estava a ter.
As despesas gerais que se colocam nos dependentes não contam? Obrigado
Não contam.
E para quem é pro-offshores ?!
HAHAHAHAHAHA!!!!!!!
Saudinha !!!
Nao sei porque reclamam cada vez fazem menos, se ganham consoante a producao isso sim depressa se via resultado, cada vez que se vai a um servico publico seja onde for e um inferno
Pelo menos no litoral, há cada vez menos pessoas a querer trabalhar para o estado.
1º Não sei qual o critério usado para que apenas sejam dedutiveis os créditos até 31/12/2011 “Dedução: 15% dos juros de créditos à habitação contratados até 31 de dezembro de 2011”.
daí para a frente só os “ricos” é que contrairam crédito? São mais 502eur que ficam do lado de lá por crédito.
2º (à parte) A minha Mãe foi aumentada na reforma 3eur. Foi o suficiente para subir no dito escalão e com isso perdeu a isenção.
Quem faz as contas não é parvo e também não dá nada a ninguém.
Manuel, relativamente ás reformas, as tabelas vão ser atualizadas.
Toda a gente reclama dos impostos, mas toda a gente anda nas estradas, quer ir ao médico e pagar zero, deixar os filhos na escola e pagar zero.
Não digo que não haja “abusos” da parte do governo sim, mas também já chega de tanto ódio ao governo.
Pode ser que quando lá chegar a IL comecemos todos a emigrar.
Ver exemplo da Lituânia, o PIB cresceu mas perderam população pela força da emigração, perderam 50 hospitais em 20 anos. Nada de mais. E têm escalão único de IRS
Caro André, nada contra pagar impostos… Aliás é para onde dedico metade do meu salário.
(1º) Não vejo a diferença entre quem contraiu um crédito até final de 2011 e depois.
Mais 502eur no IRS quem não gostaria? mas é só para alguns.
Ódio aos governos não é coisa que exista por estes lados, só me torna uma pessoa mais má.
(2º) Não acho “piada” a este tipo de jogadas, para além de abusos conforme foi referido são atos de má fé. dão por uma mão retiram por outra.. Alterar escalões na classe ativa nada contra, agora mexer no bolso de quem já só quer ter alguma qualidade de vida nos “poucos” anos que restam aí já não sou de acordo.