IRS: Há duas coisas que tem de fazer hoje sem falta!
Hoje é dia 27 de fevereiro e como está definido no calendário fiscal, há duas ações que tem de realizar. A primeira, para efeitos do IRS é a verificação e introdução de faturas no portal e-fatura e a segunda é a atualização do agregado familiar. Nós damos uma ajuda!
Como é normal todos os anos, por esta altura, alertamos para começar a validar as suas faturas no âmbito da declaração de IRS. O prazo para validar as suas faturas, relativas a 2022, termina a 27 de fevereiro (hoje) e, como sempre, só serão consideradas as faturas que tenham sido validadas.
Se uma fatura aparece como pendente, é sinal que a plataforma não sabe qual o setor de atividade. Neste caso o utilizador deverá associá-la manualmente ao setor de atividade correto. Se as faturas ficarem no estado Pendente não serão válidas para o IRS de 2022. Vejam como podem validar/inserir as suas faturas no portal e-fatura, como podem fazer o processo via App e como indicar o agregado familiar.
#1.1 - Validar/inserir as suas faturas no portal e-fatura?
Para proceder à validação das faturas ou inserir novas, deverão aceder ao portal do e-fatura.
Em seguida, no Menu, devem ir a Faturas >Verificar Faturas.
Depois de entrar, no caso das faturas pendentes, é só carregar no Nº da Fatura para ser remetido para uma interface que permitirá a introdução dos dados em falta.
Verifique a informação que está em falta e preencha esses campos. Depois da introdução da informação carregue em Guardar.
Quem tem rendimentos de trabalho independente também tem de informar, até à data referida, se os gastos foram realizados no âmbito dessa atividade profissional.
#1.2 - Validação das faturas via App
Validar as faturas através da app é relativamente simples e rápido. Para tal basta selecionar as faturas pendentes, escolher um ou vários registos e depois carregar Classificar faturas.
Ao carregar em Classificar Faturas pode indicar se a fatura é relativa ao âmbito da atividade profissional e depois indicar qual a atividade de despesa ou simplesmente indicar a atividade de despesa.
De referir que as apps são gratuitas para Android e iOS.
#2) Como atualizar o seu agregado familiar?
Para atualizar o seu agregado familiar deverá aceder ao Portal das Finançase depois carregar em Aceder na informação relativa ao IRS.
O próximo passo é autenticar-se com os contribuintes que se encontram registados e que fazem parte do seu agregado familiar.
Se tiverem mais algum dependente deve carregar em Adicionar Dependente. Esta opção entra-se no fundo da página apresentada.
Depois é só carregar em Seguinte para avançarmos para a informação sobre a Habitação Permanente do Agregado.
Para proceder à confirmação e/ou indicação dos elementos pessoais (que aparecem nessa página), deve efetuar, em sequência, os seguintes passos: Confirmar / Preencher » Seguinte » Submeter.
A informação sobre a vossa habitação pode ser encontrada na Caderneta Predial. Depois do correto preenchimento de todos os parâmetros, basta carregar em Fechar Modo Edição e em seguida carregar em Submeter.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
“Como atualizar o seu agregado familiar?”
O meu agregado familiar não sofreu alteração. É necessário fazer isso?
Eu “acho” que não mas talvez alguém mais entendido possa esclarecer ou então via FB no grupo do Contas -poupança…
Site em manutenção. Lamentamos o incómodo.
“Site em manutenção. Lamentamos o incómodo.”
Cump´s
Como bons Tugas que somos, vamos deixar tudo para o último dia e depois ficamos revoltadíssimos porque o site está OFF devido à afluência enorme que está a ter… Não há condições!!
Não se faz prevenção, mesmo assim TugAzeiteiros defendem o estado.
1- Conseguem prever um pico de tráfego , mesmo assim site fica OFF.
2- Juntam vários prazos na mesma altura. Não existem mais datas
3- Com sistemas informáticos, mesmo assim é necessário validar. Existem vários casos conseguiam evitar
4- Deves achar que as deduções são para beneficiar-te
5- Deves achar que todos validam
Fale por si. Eu fiz isso no mês de Janeiro… 😉
Quando é que a Lei permite que os animais de estimação sejam vistos como dependentes?
E antes que venham mandar postas de pescada (como é habito), os vossos animais de estimação não dependem de vocês para viver?
Pensem nisso 😉
Estás a falar de um pais do terceiro mundo…
Daqui a uns 50 anos, talvez, isso seja implementado
Será? O nosso país é dos poucos no Mundo que já tem legislação sobre animais de companhia em caso de divórcio.
https://www.lexpoint.pt/conteudos/988/104594/noticias/divorcio-sem-o-consentimento-do-outro-conjuge
Agora daí a ser considerado como um dependente ‘normal’ já acho demais. Isso tem implicações noutros subsídios. Por enquanto, vão havendo benifícios fiscais, que duvido que seja comum em muitos países.
Não achas que estás a ir longe demais? Sabes que os dependentes são tidos em conta para a atriibuição de pensões, por exemplo?
No entanto, já existe a categoria de Veterinária nas faturas, por isso, as despesas que tenhas com animais são tidas em conta.
O que não concordo. Ter animais é como ter um carro. Independentemente do tipo de veiculo ninguém me ajuda a pagar o combustível. Gosto muito de animais, na minha infância sempre estiveram presentes, mas agora, não tenho condições para os manter. Como tal, não tenho. É simples. Por isso, também não concordo que os meus impostos sirvam para esse fim.
Oi? O que é que os teus impostos contribuem para os animais? Se TU tiveres animais é que podes apresentar despesas como benefícios fiscais.
entao explica/me a diferenca numa criancas, muitos nao teem condicoes para os ter mas teem a mesma lol
Andaste a meter bem na veia antes de comentar, nao foi?!
Por essa ordem de ideias metade de Portugal é dependente da outra metade.
E já não é? Temos uma população super envelhecida onde os jovens/jovens-adultos são obrigados a sair para ter um sítio para viver sem ser em casa dos pais.
Deixa só a geração Baby Boomer (46-64) chegar a idade da reforma para ver a balança cair 🙂
Num país com problemas de natalidade com todos os previsíveis impactos que isso vai ter na demografia do mesmo, queres mesmo lançar esse tema ?
tentei por o costa como dependente e deu logo erro hehehehehe
The server encountered an unexpected condition which prevented it from fulfilling the request.