Internet a alta velocidade! Vodafone lança novo Smart Router Wi-Fi 6
Com o aparecimento de novos standards de comunicações, as operadoras são "obrigadas" a atualizar os equipamentos vendem com os seus pacotes. Sendo o Wi-Fi 6 já uma realidade há algum tempo, a Vodafone lançou agora o seu novo Smart Router já com Wi-Fi 6.
Este novo router oferece um desempenho superior e velocidades até 2,5 vezes mais rápidas comparativamente ao seu antecessor.
A Vodafone atualizou a sua oferta de Fibra com um novo Smart Router Wi-Fi 6. O novo Smart Router suporta um aumento da capacidade de download e upload e uma gestão de tráfego mais eficiente, que permite mais de 100 equipamentos ligados usufruindo da capacidade máxima da rede Wi-Fi.
Entre as características diferenciadoras do novo equipamento destaca-se o facto de ser Eco-Friendly, com poupanças energéticas proporcionadas pela maior eficiência de transmissão do sinal, contribuindo para que os equipamentos ligados consumam até menos 30% de energia em comparação com a tecnologia anterior.
Com a App Vodafone Smart Router, pode também fazer toda a gestão do equipamento Controle, personalize e faça a gestão da sua internet fixa, acedendo às funcionalidades avançadas do seu Smart Router de forma simples, rápida e em qualquer lugar.
Wi-Fi 6: Quais as velocidades?
Quando se fala em comunicações Wi-Fi temos de falar sempre de um ponto de vista teórico! Isto porque existem várias variáveis que podem influenciar o sinal e assim comprometer as velocidades de comunicação. O "novo" standard consegue ser mais eficiente em ambientes mais densos, como, por exemplo, locais públicos, promete uma melhor gestão do sinal e maior velocidade de comunicação.
De acordo com a documentação, o Wi-Fi 6 poderá oferecer comunicações a 9,6 Gbps. Com o Wi-Fi 5 a velocidade máxima de transferência de dados era de 3,5 Gbps. Há outras especificações interessantes:
- ModulaçãoOFDMA (Orthogonal frequency division multiple access) - partilha de canais para aumentar a eficiência da rede e diminuir a latência para o tráfego de uplink e downlink em ambientes de muito tráfego;
- multi-user MIMO - permite que mais dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Permite também que pontos de acesso (APs) deem resposta a mais dispositivos, simultaneamente;
- Acapacidade de utilização do canal de 160 MHz aumenta a largura de banda para oferecer maior desempenho com baixa latência;
- Target wake time (TWT) oferece melhorias significativas ao nível da eficiência da rede e a duração da bateria do dispositivo;
Nesta fase de lançamento, o Smart Router Wi-Fi 6 está disponível promocionalmente para novas adesões aos pacotes fibra3Play e fibra3Gold e para todos os pacotes fibra4 com VBox. O seu lançamento é marcado por uma campanha de comunicação de marca, que terá presença nos principais formatos ATL (televisão, rádio) e uma forte presença em digital e social media.
Este artigo tem mais de um ano
É desta que começam a ter bridge mode ou nem por isso?
Também gostava de saber.
Hora de ir pro forum da VDF lixar-lhes a cabeça
Para que queres o bridge?? Custa assim tanto emparelhar a rede mesh ao router principal? Querem mariquices paguem!
Epá, gosto de ter controlo da minha rede sem interferência do ISP com as suas gestões remotas, gosto não ter de fazer nat sobre nat, gosto de ter ferramentas de gestão e controlo de jeito da rede e respectivas VLANS, etc etc. Acredito fazer parte de uma minoria que precisa/prefere ter bridge mode mas enquanto uma das operadoras oferecer essa funcionalidade (MEO) nenhuma das outras será sequer hipótese de escolha para mim.
isto.
+1
+1
+1
Meo? Liguei para lá- EU disse que ia mudar para eles e, como novo cliente, vindo da concorrência, disse que queria um pacote parecido, mas com um preço mais vantajoso. Resposta da MEO >> Os preços são os do site. LOL ahahahahaha .
+1
E utilizar a porta wlan e criar uma gama diferente de IP’s? não é mais facil?
Não sei se ainda se pode pedir ont e por se um router nosso que tenha firmware já preparado com para a Vodafone e Meo. E em vez de brige faz se dessa maneira
Nâo dá.
Que comparação mais estúpido
“mariquices “, ve se logo que não percebe do assunto.
Nah, em PT isso nao acontece.
Das 3 grandes operadoras a MEO é a única que permite bridge nos novos equipamentos.
Confirmo e uso assim
@Ricardo Mendes,
Só se for mais recentemente, porque antes nao havia nenhum.
No máximo se tivesses uma linha ADSL é que podias fazer.
a NOS diz ter, mas acho falácia, não consigo abrir uma simples porta http, e expor um serviço.
a NOS tem bridge nos ZON hubs antigos (era o que tinha no apartamento anterior onde morava) mas nos equipamentos novos penso que já não suportam. Actualmente das 3 grandes apenas a MEO tem bridge mode.
meu giga qualquer coisa, diz ter apenas na porta 4 do mesmo.
de facto meu router recebeu um IP directamente do gatway, mas como disse não consigo expor serviços, tenho um nginx rodando, ja tentei diversas combinações de portas externas com a porta interna do meu PC.
OK, nesse caso verifica se não tens a FW do teu router pessoal a bloquear a porta http. Num Asus rt-ac68u já tive esse comportamento por omissão.
Eu tenho um router dos “novos” da nos (router 5, um router cilindro) e pelo menos no painel deles do router diz que dá para ativar bridge mode na porta LAN 4.
Se funciona? Não sei, nunca experimentei.
Ok, não sabia que a NOS tinha voltado entretanto a dar novamente a funcionalidade de bridge. Neste caso fica apenas a vodafone como a última a armar-se em esquisita 😛
Que mer.. é essa, bridge mode ?
no Bridge mode, o modem deixa de fazer as vezes de roteador, apenas fazendo a “ponte” entre sua rede e a internet, e assim é atribuído um ip publico directamente ao seu roteador.
eu prefiro dado as limitações dos modens, quase 100% das vezes eles são modem/roteador/access point wifi.
e não fazem nenhuma das tarefas com jeito, ao deixar de fazer as duas ultimas, consigo maior estabilidade na conexão, e tenho mais controlo da minha rede, haja que agora só tenho uma “rede” para gerir.
deixo os termos mais técnicos para os mestres a seguir.
Não sejas um fagget
a vodafone prefere que sejas empresa e que pages 10 euros por mês para teres o modo bridge 🙂
e claro a melhor parte é:
“Este aditivo está disponível apenas para adesões com Compromisso de Permanência mínimo de 24 meses.”
Na Vodafone, tem que contratar o serviço DMZ Corporate.
Nope, não tem modo bridge, vai pela minha palavra.
Tem sim, chama-se DMZ Corporate e é pago.
Já nem falo de bridge… As portas gigabit fazem jumbo frames?
Boas, nope, máximo do MTU das gigabit são 1500, não passam disso.
Esquece… wi fi 6… só pensam em telemóveis e tablets e eu que tenho um NAS Gigabit tenho que andar a 1500 em vez de 9000… Já o da MEO é a mesma coisa….
Ao fim de 1hora lá consegui renovar com este novo router!!!
Esta semana, ja tenho o bicho em casa para ver o que faz!!
Se for como as VBox que ao fim de dois anos ainda apresentam diversos Bugs.
Já sai da Vodafone devido a esse problema e não só.
Eu tenho 3 vbox e fartei de esperar que concertem os bugs. Apos reclamação por telefone que descartam, tive de fazer reclamação no livro e vao mudar para as antigas. Vamos ver se resulta.
Para mim, o melhor do bridge, é o facto de poderes ligar outro router a essa porta… Mas o melhor mesmo é comprar um daqueles routers que podem substituir os das operadoras (ex asus).
Os equipamentos fibra da NOS suportam todos bridgemode e funcionam sem problemas.
Este “menino” no teste de velocidade em smartphone, atingiu 836MB de Download. Segundo o técnico que fez a instalação, esta foi a maior velocidade wi-fi registada até então no seu smartphone.
Primeira vista, muito rápido a responder.
Ate ao momento é agradável mexer nele.
Este router tem saída coaxial?
Respondendo já à minha questão anterior, sim tem saída coaxial.
Efetivamente tem muitas funcionalidades para gestão da rede wifi, etc.
No entanto é pena só permite configurar 1 único endereço dinâmico de uma lista fixa de 6 entidades (o 2.0 permitia diversos e suportava entidades customizadas).
Eu ando a experimentar e a ganhar coragem de fazer um servidor em casa com o intuito de ter a minha cloud, sem ser pelos discos WDigital, tenho um portátil para já com o UnRaid e vou instalar a nextcloud, para isso vou ter de ter um domain (dns e um site https), pelo pouco que percebi aqui, parece-me que nao vou conseguir fazer isto por causa do meu modem?
Tenho um vodafone HG8247Q
Petição: Direito de usar o nosso próprio equipamento na Vodafone Portugal!
Estamos a exigir que a Vodafone respeite o nosso direito, garantido pela legislação, de utilizar ONTs e routers próprios nas ligações à internet. Vamos lutar pela liberdade de escolha e pela transparência!
Assine e partilhe: https://chng.it/JBDbw6yrgQ
Juntos podemos fazer a diferença!