GitHub já permite autenticação sem password (veja como usar passkeys)
O início do fim das passwords tem vindo a ter a "colaboração" de várias empresas tecnológicas. O tema não é novo, mas há já vários serviços na internet que permitem autenticação via passkeys. O GitHub é o novo serviço a suportar este tipo de mecanismo.
O uso de passkeys ainda está na versão beta pública...
Quem é programador certamente já usou ou usa o serviço GitHub. O GitHub funciona como um repositório de código-fonte e também como uma fantástica ferramenta de controlo de versões. Esta plataforma pode ser vista também como uma rede social à escala mundial virada para programadores, uma vez que é possível seguir os utilizadores e acompanhar projetos, bem como contribuir e informar a existência de bugs ou até mesmo sugerindo eventuais correções ao código.
O uso de passkeys ainda está na versão beta pública. A ativação deste mecanismo permite que o utilizador aceda ao serviço sem a necessidade de usar passwords. Sabiam que, as passwords, nas quais todos nós confiamos, são a causa principal de mais de 80% das violações de dados?
É por isso que o GitHub está empenhado em reforçar a segurança das contas. Nesse sentido o acesso ao GitHub.com passa a ser possível com o uso de passkeys.
Veja como funciona...
Na prática, para começar a usar passkeys, o utilizador só tem de criar uma passkey, estando depois associado a um dispositivo móvel. Sempre que o utilizador pretenda entrar, basta ler o código QR apresentado e proceder à sua autenticação recorrendo ao conhecimento facial ou impressão digital.
A empresa revela também que as passwords e as verificações a 2 fatores não deixarão de funcionar... pelo menos para já. Pode saber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano